Traço de concreto: a importância do controle de água.

Orçamento de Obras
traço de concreto
Powered by Rock Convert

Desde a invenção do concreto armado e a sua popularização a partir do século XIX, ele se tornou um dos mais importantes elementos da construção civil em todo o mundo. O concreto consiste na mistura de aglomerados (pedras, areia), aglomerantes (cimento, cal) e demais aditivos. Além disso, conta com a água, que tem a função de ligar as estruturas do cimento com os elementos. Mas qual a importância do controle de água?

Para responder essa pergunta, vale destacar que apesar da água ser importante na mistura do concreto, ela não deve ser inserida de qualquer maneira. Quantidade e o modo de adição são fundamentais no resultado final. Dessa maneira, falaremos sobre a importância da quantidade adequada de água na mistura e os problemas da adição sem controle.

Por fim, destacaremos como o controle da cura e a qualidade da água interferem no traço do concreto. Confira!

Veja por que é importante saber a quantidade ideal na água de preparação do concreto.

A água tem a função de ligar o cimento aos outros aditivos, incluindo os aglomerados e os aglutinantes. Sem ela, os ingredientes não se misturam e o concreto não é formado. Dessa maneira, ela deve ser adicionada obrigatoriamente e em quantidades adequadas, dependendo de cada caso, isto é, do tipo de concreto e resistência que você deseja criar para determinado elemento.

Para exemplificar essa questão, podemos destacar a preparação de um suco. Em grandes quantidades, a água tira o sabor do suco e o deixa aguado. Em pequenas quantidades, o suco se torna muito forte e sem o gosto de suco. Dessa maneira, é necessário, assim como no suco, inserir a quantidade ideal de água na mistura do concreto.

Mas como saber qual é quantidade de água necessária para a mistura do concreto? Para tal, é importante que você realize o estudo de dosagem. Este estudo avalia a aplicação do concreto, o local, os requisitos, qualidades dos materiais (cimento e agregados), além de outros fatores. O consumo de água varia entre 160 a 250 litros de águas por metro cúbico.

Outra forma de estabelecer parâmetros para a quantidade de água é conferindo as determinações da ABNT NBR 12655, que aborda sobre as diretrizes e determinações para o uso do Concreto de Cimento Portland na construção civil. Embora as tabelas de traço geral sejam importantes para criar um direcionamento, elas não devem ser o único fator a ser levado em consideração.

Vivemos em um país continental em que as diferenças climáticas são enormes de uma região para outra. Dessa maneira, o estudo de dosagem não deve ser deixado de mão. Pelo contrário, deve ser priorizado a fim de criar um bom traço para o concreto, e, consequentemente, um concreto e uma obra de boa qualidade.

Saiba quais são os problemas da falta do controle de água.

Sabe aquelas fissuras que aparecem no concreto após um determinado período em seguida a execução da obra? Na grande maioria dos casos, elas resultam da aplicação de água em grande quantidade durante o processo de mistura do concreto. Com isso, durante a retração do concreto, surgem estas fissuras. Outro resultado alarmante da adição da água em excesso é o surgimento de vazios no elemento de concreto, isto é, partes sem preenchimento da mistura.

Todavia, não é apenas o excesso de água que causa problemas para a qualidade do concreto em uma obra. A falta também gera problemas indesejáveis para uma construção que utiliza elementos em concreto. O principal problema se dá na falha de adensamento e lançamento, o que causa falhas no processo de concretagem.

Além disso, gera altos custos para a realização dos reparos necessários para a estrutura em concreto, a segurança da obra e a sua vida útil são comprometidas. Desse modo, no momento do preparo do concreto, não deve ser adicionada água de forma aleatória e sem controle. Deve-se assegurar, portanto, uma adição de água segura e especifica para o concreto, nada além do necessário, tampouco menos que o indicado.

Conheça os equipamentos necessários para fazer o controle de forma adequada.

Há vários instrumentos que auxiliam os profissionais da construção civil a medir um nível adequado para a adição de água na mistura do concreto. A recomendação entre a utilização de um ou outro varia de acordo com o porte da obra. Para obras de grande porte, os hidrômetros, assim como a balança para medição são os materiais mais indicados.

O primeiro se encontra geralmente nos caminhões betoneiras. O segundo deve ser colocado nos canteiros de obras e serve para medir cada elemento adicionado ao traço do concreto estabelecido, incluindo, portanto, a água.

Powered by Rock Convert

Para as obras de pequeno porte em que o concreto é produzido manualmente, um balde de volume conhecido ou graduado por ser utilizado como solução para a questão da adição da água, assim como dos outros elementos de concreto. Contudo, esse instrumento deve ser utilizado para elementos de concreto que não sejam estruturais. Para maior controle, é necessário utilizar a proveta graduada, que normalmente utilizado em conjunto com a betoneira.

Dessa maneira, independentemente do equipamento utilizado, é fundamental que seja feito uma calibração prévia. Além disso, é necessário que exista uma manutenção antecipada dos dispositivos para fazer o ajuste correto do uso da água para a fabricação do concreto.  

Entenda como o controle da cura e a qualidade da água intereferem no traço do concreto.

A hidratação do cimento permanece após a preparação do concreto. Portanto, as condições de temperatura e umidade são essenciais para favorecer as reações químicas durante o processo. Desse modo, há várias maneiras de manter a umidade durante o processo de cura, variando de acordo com a situação.

Em pavimentos expostos ao sol, recomenda-se a aplicação de serragem, a fim de manter a superfície da estrutura sempre úmida durante o período diurno. Já para obras em concreto pré-moldado, o uso da cura ao vapor é o processo mais recomendado.  Já para ambientes protegidos do sol, o uso de plástico impermeável é indicado.

Embora poucas empresas o façam, é necessário que a água utilizada para realizar a mistura do concreto seja potável. Isso acontece por conta das impurezas, tais como a matéria orgânica, que prejudicam a durabilidade, assim como na qualidade da obra. O principal defeito que ela cria no concreto é o surgimento de manchas, o que torna a obra esteticamente menos agradável, especialmente em elementos de concreto aparente.

Outra questão, ainda mais grave no que diz respeito à qualidade da água adicionada ao concreto é a presença de sal na mesma (NaCL). Essa questão é ainda mais dramática para estruturas de concreto armado, uma vez que o sal corrói as estruturas de aço, o que compromete a segurança e a vida útil de toda a obra. De tão relevante para a obra, essa questão é abordada na ABNT NBR 15900, que trata de água para amassamento de concreto.

Dessa maneira, o traço do concreto é fundamental para a segurança e durabilidade de uma estrutura em concreto. A água, um dos principais itens da mistura do concreto, deve ser elemento de destaque. Ao longo do texto apresentamos as principais informações sobre a importância do controle de água no processo. Siga as dicas e produza um concreto de qualidade para a sua obra.


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já o ORÇAFASCIO.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu