Super dicas para um bom orçamento.

orçamento
Powered by Rock Convert

Não existe obra sem orçamento. Afinal, vivemos em um mundo de recursos escassos, e uma obra gera custos e demanda por materiais. Dessa maneira, é importante que toda obra apresente seu orçamento, seja de aspecto público ou privado. Nenhum contratante quer pagar por um produto mais do que aquilo que ele vale, e o bom orçamento serve para isso.  

Com o intuito de deixar o tema mais claro, fizemos este breve artigo especialmente para você. Falaremos, de forma objetiva, o que é um bom orçamento de obras, qual a sua importância, o que fazer para ter um bom orçamento e como nós, da OrçaFascio, podemos auxiliá-lo a ter um bom orçamento para a sua obra. Confira!  

O que é um bom orçamento de obras

O bom orçamento de obras é aquele que consegue estimar os custos de uma construção com a quantidade ideal de recursos, mão de obra e demais elementos para que consiga executar a edificação em tempo hábil e na qualidade exigida.  

Desse modo, é muito importante destaque que um bom orçamento de obras não está apenas ligado à economia. Este é apenas um elemento que deve ser levado em consideração, mas outros, como os que listamos anteriormente, são igualmente importantes.  

Assim, uma empresa que reduz prepara um orçamento muito reduzido para a construção de uma determina edificação, mas não consegue entregar a obra na qualidade exigida, não fez um bom orçamento. Pelo contrário, o orçamento foi ruim, pois não foi capaz de atender às necessidades exigidas de forma prévia.  

Por isso, é importante unir todos os pontos, desde a economia, qualidade e cronograma para criar um bom orçamento de obras. A equalização dos elementos citados e encontrar uma resposta que englobe todos eles, gerando economia, segurança, boa qualidade estética e respeito ao cronograma é que define um orçamento eficiente.  

Todavia, por representar a parte mais importante e levada em consideração por contratantes e clientes, a questão econômica costuma ter peso maior na elaboração e execução do orçamento de obras.  

Qual a importância de um bom orçamento de obras

Um bom orçamento de obras é importante pois reduz os gastos desnecessários, que tornam a obra mais caras e podem até mesmo inviabilizá-las. Além disso, quando o orçamento de obras é bem aplicado, são reduzidas as chances de atraso devido à falta de material e recursos para que o cronograma seja fielmente cumprido.  

Toda empresa séria e profissional deve contar com um bom orçamento de obras. Além de aumentar a eficiência da construção e de seu lucro, essa iniciativa cria um diferencial competitivo para a empresa, muito importante em um ambiente tão dinâmico e competitivo como o da construção civil.  

Outro ponto interessante a ser destacado é que empresas com bom orçamento de bora costumam levar em vantagens em licitações públicas, pois são exigidas provas de que a obra pode ser construída no tempo, na qualidade e no orçamento sugerido. Dessa maneira, a empresa ganha destaques e pode vencer várias licitações, se incluindo em um mercado muito importante para a construção civil e que poucas empresas têm gabarito e competência para alcançar.  

O que fazer para ter um bom orçamento.  

Vários pontos devem ser destacados para que você e a sua empresa consigam executar um bom orçamento. O primeiro deles é conhecimento técnico sobre o assunto, que pode ser conseguido de diversas formas, como cursos de capacitação, livros de orçamento e experiência profissional.  

O último item citado é o mais difícil de se conseguir, pois ele só pode ser adquirido com a prática. Dessa maneira, o quanto antes você estudar formas eficientes de adotar um bom orçamento para a sua empresa, mais rápida ela se tornará especializada em produzir bons orçamentos.  

Powered by Rock Convert

Além disso, é importante contar com profissionais com experiência e que já tenham feitos trabalhos do tipo. Outro ponto interessante é relacionado à metodologia. Há várias delas e cada uma atende à um perfil de empresa e de obra especifico. Como são várias metodologias distintas, você pode conhecê-las por meio dos livros ou nos cursos de capacitação.  

E, como estamos na era da tecnologia, não podemos deixar de citar os equipamentos e softwares de orçamento. Eles são fundamentais para otimizar o orçamento e reduzir a necessidade de mão obra para fazer o orçamento, uma vez que automatizam boa parte das atividades.  

A automatização das atividades é importante, pois além de reduzir o tempo do profissional com trabalhos manuais, reduz a incidência de erros humanos, que prejudicam todo o trabalho nos cálculos do orçamento. 

Com mais tempo livre, os profissionais podem se dedicar a outros trabalhos, que contribuem de forma mais incisiva para o crescimento da empresa e eventual aumento de ganhos. Entre essas atividades, podemos citar aquelas que mesclam habilidades de gestão, liderança e administração. 

Como a OrçaFascio pode auxiliá-lo nessa etapa.

Como citamos anteriormente, um dos elementos que você deve utilizar para aplicar um bom orçamento na obra é tecnologia, seja o uso de equipamentos modernos e eficazes, seja com o uso de softwares de engenharia, voltados para o orçamento.  

Sem um software moderno e eficiente, a sua empresa ficará apenas na teoria e dificilmente conseguirá aplicar todas as premissas de um bom orçamento.  

E nesse ponto, a OrçaFascio é referência nacional. Várias empresas de renome nacional utilizam o software para orçar as suas obras.  

Além disso, o software OrçaFascio pode ser utilizado com tecnologias inovadoras, como o BIM, por meio do nosso plugin BIM OrçaFascio (Orçabim). Assim, há a maior integração do orçamento com outras etapas de projeto de uma edificação, construção ou mesmo obra.  

Sendo assim, um bom orçamento, apesar de precisar de certo conhecimento técnico, uso de ferramentas e disciplina, não é impossível de se alcançar no universo da construção civil. Aplicando os conhecimentos certo e, principalmente, utilizando as ferramentas corretas, é possível aplicar um bom orçamento para as suas obras, fazendo com que a sua empresa ganhe em credibilidade e lucre mais.  


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou do que leu? Então conheça a Orçafascio e faça orçamentos mais eficientes para as suas obras!  

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu