Steel Framing: técnica usada na América do Norte, Ásia, América Latina e porque não no Brasil?

stell framing
Powered by Rock Convert

A cada dia surgem novas técnicas para a construção civil. Entre elas, destacamos neste tópico o Steel Framing, técnica muito utilizada nos países desenvolvidos e que vem se destacando por apresentar boa versatilidade, garantir boa economia para a obra e inserir altos padrões de sustentabilidade nas edificações. Mas afinal, você sabe o que é e como se caracteriza o Steel Framing?

Com o intuito de abordar tudo sobre o tema, fizemos este breve artigo especialmente para você. Falaremos sobre a técnica, como ela é utilizada na construção, suas vantagens e desvantagens e como ela pode ser útil no orçamento de obras. Continue lendo e saiba tudo sobre o Steel Framing!

Saiba o que é o Steel Framing

O Steel Framing, também conhecido como light steel frame ou steel frame, é um sistema construtivo industrializado, baseado na racionalidade da montagem de peças de aço galvanizado. O fechamento das estruturas é feito por meio de placas de madeira, drywall, cimentícias, entre outros. As peças apresentam função de vedação apenas, pois os perfis de aço realizam a função estrutural para a edificação.

A estrutura do Steel Frame é composta por fechamento externo, isolantes, fechamento interno e materiais termoacústicos, para melhorar a qualidade da edificação de maneira interna. Uma particularidade muito relevante desta técnica é a promoção de construções secas, que não necessitam da limpeza do canteiro de obras com uso de água, o que é muito importante tanto para corte de gastos quanto para sustentabilidade.

Outra característica muito importante desta técnica é a precisão do sistema, tanto no que diz respeito a execução da obra, por se tratar de um projeto pré-moldado, quanto aos cálculos quantitativos dos materiais a serem utilizados na obra. Com isso, a geração de resíduos reduz de forma drástica, o que gera uma construção mais limpa, rápida e barata.

Para edificações com mais de um pavimento, a separação entre os andares é feita com uso de lajes leves, ou seja, perfis de aços galvanizados revestidos com placa cimentícia, madeira ou outros tipos de placas. Além disso, costuma-se utilizar forros leves, como os de drywall, pvc, ou mesmo lajes pré-moldadas de concreto.

Vantagens e desvantagens do Steel Framing

Entre as vantagens, podemos destacar:

  • Redução no peso da estrutura: como o aço é um material leve e que resiste a grandes esforços, a carga sobre as fundações é reduzida. Além disso, o uso de materiais leves para a vedação da obra contribui para que a edificação se torne mais leve e versátil;
  • Agilidade na construção: Como a obra é executada basicamente como em uma linha de montagem, em que as peças são elaboradas antes mesmo de chegar ao canteiro de obra, a obra é executada de forma mais rápida, o que contribui para que a empresa de construção civil consiga entregar obras dentro do prazo;
  • Edificação sustentável: como esta técnica inibe os desperdícios de materiais e diminui a geração de resíduos, a edificação se torna mais sustentável, o que é importante tanto para o meio ambiente quanto para a obtenção de selos de sustentabilidade. Por sua vez, estes selos podem ser utilizados para o marketing verde ou para obter vantagens em concorrências, leilões e licitações;
  • Maior precisão na execução: como a obra e as peças pertencem a um pré-projeto, a precisão na execução se torna um ponto bastante positivo desta técnica;
  • Menor custo: Por apresentar maior automatização da construção, e pelo fato das peças chegarem prontas ao canteiro de obras, os custos com a construção são reduzidos drasticamente;
  • Melhor isolamento térmico e acústico: Por ser um elemento essencial desta técnica, estes aspectos são bastantes positivos nas construções que utilizam o steel framing.

Entre as desvantagens, podemos destacar:

  • Limite de pavimentos: Embora já existam experiências fora do país de prédios de vários pavimentos que utilizam a técnica, o comum é que edificações que utilizam a técnica cheguem a 5 pavimentos;
  • Dificuldade em encontrar fornecedores: Por ser um processo mais industrial, é difícil encontrar fornecedores com experiência e qualidade. Dessa maneira, deve ser um aspecto priorizado se você deseja inserir esta técnica na sua empresa de construção civil;
  • Dificuldade em encontrar mão de obra: Um problema grave do nosso mercado é a escassez de mão de obra qualificada. Como esta técnica exige uma mão de alta muito qualificada, pode se tornar um problema para as suas ambições. Dessa forma, encontrar profissionais especializados em steel framing deve ser a sua prioridade, caso deseje construir utilizando esta técnica.

Entenda o porquê desta técnica não ser tão utilizada no Brasil

Como você pode perceber, há muito mais vantagens do que desvantagens para a utilização da técnica steel framing. Mas afinal, por que ela não é tão utilizada? Isso pode ser respondido por duas questões: o Brasil ainda é um país pouco industrializado e a mão de obra não é especializada. Em regiões longes dos grandes centros urbanos, torna-se mais difícil iniciar técnicas construtivas inovadoras.

Contudo, isto não deve ser um empecilho para que você adote a técnica, pois grande parcela de ‘culpa’ para o pouco uso desta técnica está também nas construtoras e demais empresas da construção civil, tanto por não conhecerem a técnica, quanto por não viabilizarem esta nova forma de construir. Se as empresas adotarem planos de seleção de mão de obra e fornecedores, a técnica pode ser utilizada e inserir suas vantagens nas edificações que foram construídas com esta técnica.

Powered by Rock Convert

Como esta técnica pode impactar de forma positiva o orçamento de obras

Quanto maior for a previsibilidade de construção, mais eficiente será o orçamento de obras. Edificações construídas in loco tendem a apresentarem maior suscetibilidade ao acaso e a situações corriqueiras das obras, que tanto levam ao atraso da construção quanto ao aumento do consumo de materiais necessários para levantar a edificação.

Como a técnica steel frame exige, naturalmente, maior controle sobre as etapas de construção da obra, o orçamento se torna mais preciso e o planejamento da obra mais eficiente, o que impacta diretamente sobre todos os aspectos da edificação: custo-benefício, qualidade, etc.

Sendo assim, o steel frame é uma técnica que apresenta um grande horizonte para construtoras de todos os país, desde as maiores até as menores. Possibilita a construção de edificações sustentáveis economicamente e ecologicamente, além de aumentar a qualidade sonora e térmica destas.

Gostou do texto? Então conheça os erros mais comuns na elaboração do orçamento de obras! 


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já o ORÇAFASCIO.



Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu