Reutilização de pneus no pavimento asfáltico.

Construção CivilOrçamento de Obras
Pavimento asfaltico
Powered by Rock Convert

A construção civil é o processo no qual recursos naturais, reutilizáveis ou não, são utilizados para a elaboração de elementos construtivos que servem para uma finalidade humana. Entre os principais exemplos, destacamos casas, galerias de saneamento, estradas e etc. A reutilização e reaproveitamento de materiais tem sido muito estimulada, visando a economia e a sustentabilidade ecológica.

Entre as principais técnicas que foram introduzidas na construção civil nos últimos anos, destacamos a reutilização de pneus no pavimento asfáltico. Além de apresentar vantagens ligadas a sustentabilidade, a escolha deste material sugere outras vantagens para o uso da estrada. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Como funciona a utilização de pneus no pavimento asfáltico

A borracha é um excelente material para a composição do material asfáltico. Sua utilização aumenta a vida útil do asfalto. Para não utilizar borracha nova e aumentar os custos da pavimentação, recomenda-se a utilização de pneus usados, que além de baratear os custos reflete uma atividade positiva de redução do consumo dos recursos naturais.

Vale destacar que os pneus selecionados para servir de matéria prima para o pavimento asfáltico devem ser avaliados de forma rigorosa, para que ele consiga desenvolver todo o seu potencial enquanto material.

Após a coleta dos pneus utilizados, eles são processados até se tornarem outro material, os chips. Após este processo, a parte nobre do pneu é selecionada e as partes inutilizáveis são descartadas de forma correta. A parte selecionada é transformada em pó e este pó é utilizado para fazer o pavimento.

Após este processo, a borracha tritura é misturada aos demais agregados que compõe o asfalto, como óleo, areia, agregados e cimento asfáltico tradicional, sendo este passível de ser aquecido, variando de acordo com cada particularidade de obra.

Quais são as principais vantagens deste material

Agora apresentaremos as principais vantagens do uso de pneus no pavimento asfáltico: sustentabilidade, maior durabilidade, menor custo na manutenção e gestão de resíduos sólidos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um termo que está cada vez mais em evidência nos últimos tempos. Ela reúne aspectos culturais, sociais e, principalmente ambientais. Sua necessidade passou a ser mais sentida a partir do século XX, quando a alta produção industrial levou a poluição de rios, desmatamento de florestas, poluição do ar e destruição da camada de ozônio.

Inicialmente, a recomendação pela diminuição do uso dos recursos gerou muitos atritos entre ambientalistas e elementos ligados à indústria e agropecuária. Afinal, por que deveriam ignorar as necessidades econômicas? Ao longo dos anos o termo foi amadurecendo, de modo que atualmente o desenvolvimento econômico pode ser interligado ao controle ambiental.

A reutilização no pavimento asfáltico é positiva para a sustentabilidade pois utiliza um dos principais verbos sustentáveis: reutilizar. Fazendo isso, elimina-se a necessidade da extração de nova matéria prima para fazer o asfalto, reduzindo a emissão de poluentes na atmosfera e meio ambiente.

Durabilidade

Estudos comprovam que o asfalto feito a partir de pneu apresentam maior durabilidade do que aqueles construídos de forma tradicional. Dessa maneira, em obras públicas principalmente, o uso deste material é muito importante para que a pista dure muitos anos.

Sabemos que em nosso país as manutenções são raras e demoram bastante para serem realizadas. Assim, fazer obras públicas pensando em sua duração e redução na necessidade de manutenção é pensar além da entrega na obra, mas no bem público e melhor aproveitamento da obra por parte da população.

Contudo, vale destacar que o uso de pneus para a pavimentação não está restrito a obras públicas. O material pode ser utilizado na pavimentação de empreendimentos privados, como condomínios, por exemplo.

Powered by Rock Convert

Menor custo de manutenção

Uma curiosidade sobre a utilização de pneus é que ele apresenta um custo mais elevado para a execução que o método tradicional. Isto é, é mais barato construir com o método tradicional do que utilizar pneus. Enquanto o custo do asfalto convencional é quase a metade do custo do custo do asfalto de borracha.

Entretanto, o fiel da balança ocorre quando analisamos os custos com manutenção. O asfalto de borracha necessita de quase 10 vezes menos recursos para a manutenção do pavimento. A alta durabilidade e baixo custo de manutenção são pontos portes para o planejamento de longo prazo para qualquer obra. Caso essa seja a prioridade, o asfalto feito a partir de pneu leva grande vantagem.

Gestão dos resíduos sólidos

A Gestão de resíduos sólidos é uma das grandes preocupações das principais empresas e munícipios em todo o país. Com o crescimento populacional e aumento do consumo, gerir os nossos resíduos, isto é, o nosso lixo, se torno uma questão de prioridade e saúde pública, além de um elemento que favorece o meio ambiente.

Dessa maneira, a reutilização dos pneus, um material que naturalmente demora muito tempo para se decompor natureza, é muito positivo para otimizar a gestão de resíduos sólidos, assim como reduzir a quantidade de lixo que lançamos na natureza.

Entretanto, devemos ressaltar que o processo deve representar um ciclo completo, em que o descarte inicial e coleta devem ser realizados de forma integrada para potencializar a utilização do pneu para outros fins, após o seu tempo de vida útil.

Como a reutilização de pneus no pavimento asfáltico se relaciona como o orçamento da obra

Conforme você pode observar ao longo do artigo, a utilização do pneu para a composição do asfalto apresenta diversas vantagens, como a redução dos custos com a manutenção da pista produzida a partir deste material. É comum que os custos de manutenção fiquem com as empresas que construiu o pavimento asfáltico. Portanto, utilizando o material, você otimiza o orçamento da obra e acaba economizando.

Sendo assim, a reutilização de pneus no pavimento asfáltico configura uma excelente alternativa para obras de pavimentação, tanto por seu caráter econômico, sustentável, quanto por apresentar diferencias de durabilidade e resistência. Contudo, antes de utilizar o material, é necessário adaptar a sua empresa, além de obter mão de obra especializada para tratar o material.

Gostou do que leu sobre a reutilização de pneus no pavimento asfáltico? Então saiba também sobre a relação entre sustentabilidade e diferencial competitivo da empresa de construção civil.


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já seu módulo COMPRAS.

Gostou deste texto sobre os 5 principais problemas que a perda de material ocasiona na obra? Então conheça o nosso módulo de compras para controle de materiais no canteiro de obra!

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu