BLOG

Conheça o OrçaBIM e faça orçamentos em BIM muito mais rápido

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Reduza o tempo de trabalho durante o levantamento do quantitativo de obras usando o plugin mais completo para orçamento em modelos BIM, o OrçaBIM.

O que é o OrçaBIM?

Levantar dados do quantitativo de um empreendimento em planilhas do Excel não é tarefa simples para os profissionais da construção civil. A ação demanda tempo por não ser automatizada. Em busca de praticidade, a OrçaFascio criou o plugin OrçaBIM.  

O OrçaBIM funciona integrado ao Revit, software  BIM da empresa Autodesk, e ao sistema de orçamento de obras OrçaFascio. Assim, com essa integração ele garante o desenvolvimento de projetos com a redução de tempo de trabalho e evasão de custos do empreendimento.

Por conta disso, especialistas esclarecem que o plugin OrçaBIM, além de parecer um recurso nativo do Revit, permite realizar ações que antes não eram possíveis com o programa da Autodesk. Um exemplo é possibilitar a automação de processos de orçamentos de diversos projetos e a geração de diversos relatórios da obra.

Veja o OrçaBIM em ação.

Vantagens do OrçaBIM

Ao gerenciar uma construção utilizando o OrçaBIM, que aprimorou a usabilidade da tecnologia BIM, cada modificação será automaticamente replicada em todas as áreas da obra. Isso pois todos os dados são armazenados em um arquivo na nuvem, garantindo total redução de tempo gasto no projeto. Ou seja, agora, arquitetos, engenheiros e construtores podem economizar muito mais tempo.

Além disso, o OrçaBIM alia segurança e qualidade das informações, com a atualização automática de todos os quantitativos do projeto, previamente vinculados às composições do orçamento.

Outro ponto importante é que o OrçaBIM permite avaliar o custo/valor do projeto em qualquer etapa. E como cada informação é relevante durante todo ciclo de vida do projeto da construção, pelo plugin você reduz expressivamente o custo operacional e de gerenciamento.

Com o novo plugin criado pela OrçaFascio, é possível extrair automaticamente os quantitativos do projeto em Revit. Para isso, o usuário define os critérios para essa ação e vincula estes quantitativos com as Composições de Custo Unitário - CPU's. Assim é possível elaborar a montagem de um orçamento preciso, sem sangria financeira.

O plugin também possibilita a auditoria do projeto orçado por meio do visualizador do Revit e o aproveitamento de orçamentos já elaborados para outros projetos. O usuário pode promover a elaboração do orçamento 100% no programa da Autodesk,  sem a necessidade de uso do Excel ou outras plataformas semelhantes.

Sobretudo, o OrçaBIM possui uma interface acessível. Desta forma, possibilita vincular, de modo rápido e direto, as informações das composições aos quantitativos do projeto em Revit, com um simples arrastar e soltar.

Como funciona o OrçaBIM?

Imagine que você está em cima do prazo para entrega do empreendimento e alguma parte interessada do projeto resolve cobrar informações de determinada fase anterior da obra e você não o possui o OrçaBIM integrado ao Revit. Pensou?

Pois bem, nestes casos, AECs precisariam recriar manualmente essas informações em planilhas, o que demanda enorme trabalho, demorado, e com grandes riscos de erros ao transferir os dados.

Tela do OrçaBIM no Revit apresentando edificação
Demonstração do OrçaBIM no Revit

Na opinião de quem já utiliza o OrçaBIM, uma das maiores vantagens do plugin é poder automatizar os dados quanto ao levantamento quantitativo de um empreendimento. Assim, como documentais, e com as devidas atualizações ocorridas por eventuais mudança  das informações, sejam das  composições ou até mesmo da tabela SINAPI, a qual sofre modificações mensalmente.

Pelo OrçaBIM você pode gerar, além de um bom quantitativo de materiais, autorizar a extração do orçamento analítico e vinculá-lo dentro do Revit, por exemplo, sem haver mais a necessidade de exportar planilhas manualmente.

O diferencial do plugin

A simulação dos Modelos de Informações da Construção feitos pelo OrçaBIM contém dados integrados das disciplinas de arquitetura, estruturas e instalações. Isso possibilita ao usuário, visualizar em tempo real e de forma multidisciplinar, o custo final do empreendimento, bem como gerenciar as tomadas de decisões quanto ao valor de venda bem antes deste ser finalizado.

A coordenação e o controle automático de todos os ciclos de vida da obra, proporcionados pelo Revit com uso da tecnologia BIM, em função da integração com toda a equipe envolvida no projeto, harmoniza e dá segurança e qualidade em qualquer etapa do projeto.  Ou seja, seguramente novos dados imputados por qualquer um e em qualquer momento, são armazenados e atualizados de forma automatizada. Portanto, sem perdas com os casos de mudanças ao longo do projeto do empreendimento.

Além disso, informações de cronograma explanam a demanda necessária que podem influenciar no programa orçamentário final. O OrçaBIM, permite, portanto, avaliar o valor do projeto em qualquer etapa.

Seus dados são relevantes durante todo ciclo de vida da edificação, reduzindo o custo operacional e de gerenciamento, expressivamente maior que o custo total da construção.

Veja a opinião de quem usa o OrçaBIM

Além de aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos no Revit, o OrçaBIM ajuda o profissional na tomada de decisões e desempenho dos processos da construção. A boa prática do plugin garantiu otimização do fluxo de trabalho, tempo e custo ao arquiteto especialista em BIM, Paulo Renato.

Depoimento do arquiteto Paulo Renato sobre o OrçaBIM

A avaliação dos especialistas atesta o OrçaBIM como uma ferramenta indispensável para a execução de um empreendimento feito no Revit. O plugin tem usabilidade fácil, otimizando tempo de produção durante os processos de planejamento da obra.

Na prática, é importante lembrar que na tecnologia BIM, o poder reside na informação. Logo, no OrçaBIM, elas se manterão atualizadas durante todo o ciclo do projeto, mesmo se houver mudanças de última hora e em qualquer fase da obra.

Com o OrçaBIM, arquitetos, engenheiros e construtores conseguem reduzir o tempo gasto na correção de erros e de trabalho, por ser acessível em qualquer lugar e por toda equipe do projeto.  O plugin transmite a interação do empreendimento para o campo e reduz os problemas de ordem e coordenação.

Depoimento do engenherio Dionísio Souza sobre o desempenho do OrçaBIM.


Faça um teste grátis

Agora que você já conhece o OrçaBIM, veja exemplos de critérios com fórmulas poderosas para obtenção  de quantitativos e orçamentação, através de operações com parâmetros dos modelos.

Além disso, aproveite e faça um teste grátis por 7 dias em todo o sistema OrçaFascio e conheça todos os recursos que otimizam sua rotina de trabalho. É a sua oportunidade de conhecer um software BIM.

Compartilhe essa publicação