Megaprojetos de construção civil pelo mundo.

Powered by Rock Convert

Os megaprojetos de construção sempre impressionaram o mundo. Muitos deles resistiram ao tempo e se tornaram símbolos de civilizações, impérios e períodos históricas. Outras foram reduzidas a pó por ação do tempo, guerras, etc. No mundo antigo, o primeiro historiador da humanidade, Heródoto, catalogou as 7 maravilhas do mundo antigo, construções espalhadas pelo ‘mundo conhecido’ que se destacavam das demais.

Ainda hoje, as grandes maravilhas chamam a atenção de todos. Separamos aqui os principais megaprojetos espalhados pelo mundo, com destaque para alguns localizados em solo brasileiro, mas que nem todos conhecem. Continue lendo e saiba quais são os principais megaprojetos de construção civil pelo mundo e os desafios que foram vencidos para que estes ficassem de pé.

Burj Khalifa, Dubai

Burj Khalifa, Dubai

Este é o maior arranha-céu do planeja! Conta com incríveis 160 andares e 828 metros de altura. Começou a ser edificado em 2004 e no ano de 2010 já estava concluído. Foi um grande desafio de engenharia, especialmente por conta dos esforços que o peso do prédio gera sobre as estruturas, além dos fortes ventos da região de Dubai. O orçamento do Burj Khalifa foi de 1,5 bilhão de dólares.

Palm Islands, Dubai

Palm Islands, Dubai

Outro grande megaprojeto da atualidade está localizado em Dubai: a Palm Islands. Consiste em uma série de ilhas artificiais construídas em pleno mar, utilizando areia do deserto local em um processo conhecido como dragagem. Vários famosos adquiram casas na Palm Islands. Ela recebe esse nome pois seu desenho é em forma de palmeira.

Aeroporto Internacional de Kansai, Japão

Aeroporto Internacional de Kansai, Japão

Este aeroporto foi construído sobre uma ilha artificial do Japão. Conta com tecnologias para prevenir danos de abalos sísmicos, comum à região e ao país. O que mais impressiona neste Aeroporto foi o tempo que levou para que ele ficasse pronto: apenas 38 meses! Um belo exemplo da organização e eficiência dos japoneses na construção civil.

Canal do Panamá, América Central

Canal do Panamá, América Central

Você sabe em que local os EUA mais utilizaram explosivos? Engana-se quem imagina que foi em algum palco de guerra. Na verdade, o recordista é o país do Panamá, e o propósito foi a construção do Canal do Panamá, ligando o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico. Com isso, a distância percorrida pelos navios foi bastante reduzida, o que facilitou o comércio global.

Ponte de Oresund, Dinamarca e Suécia

Ponte de Oresund, Dinamarca e Suécia

O mar da Escandinávia é conhecido por ser muito violento. Chegava a amedrontar mesmo os bárbaros vikings. Dessa maneira, criar uma ponte interligando a Dinamarca e a Suécia foi um grande desafio, pois além da distância (16 km), era necessário criar uma estrutura que resistisse as fortes ondas da região. Entre as estratégias utilizadas, destacamos um trecho em que um túnel foi construído debaixo do mar!

Edifício Millennium Pallace, Balneário Camboriú (SC)

Edifício Millennium Pallace, Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú é uma cidade que se destaca na construção civil nacional. Conseguiu reunir as condições necessárias para edificar grandes arranha-céus, mesmo em um país cujo limite de gabaritos é bem mais restrito que em metrópoles europeia, americanas e asiáticas.

Ele conta com 177 metros de altura e 46 andares. Foi inaugurado no ano de 2014 e logo se destacou no skyline da cidade catarinense. Além da magnitude, o prédio se destaca por seu caráter de luxo. Possui um apartamento por andar, com 3,5 metros de pé direito, piscina privativa, e muito mais.

Viaduto 13, Vespasiano Corrêa (RS)

Viaduto 13, Vespasiano Corrêa (RS)

Este viaduto também é conhecido como Viaduto do Exército é um dos três maiores do mundo, sendo o mais alto de todas as Américas. Apresenta incríveis 143 metros de altura e 509 metros de extensão. Foi mais uma grande obra inaugurada na década de 1970, no ano de 1978, mais precisamente.

O objetivo deste viaduto foi otimizar a ferrovia do trigo, para escoar a produção agrícola da região.

Projeto de Integração do Rio São Francisco — Nordeste Brasileiro

Projeto de Integração do Rio São Francisco — Nordeste Brasileiro

Este projeto era um sonho antigo para os municípios do interior nordestino, que convivem há séculos com as secas e falta d’água que assola a região. O projeto consiste no redirecionamento de parte das águas do Rio São Francisco para uma série de regiões do interior do Nordeste, especialmente no interior da Bahia e Pernambuco.

Powered by Rock Convert

O projeto foi iniciado em meados dos anos 2000 e foi concretizado em 2017, levando água para regiões áridas. Estima-se que o projeto contribua para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos da região, assim como aumente a produção agropecuária do local.

Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu (PR)

Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu (PR)

A Usina de Itaipu é uma das maiores do mundo e está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. É responsável pelo abastecimento de energia elétrica de grande parte da região sul e sudeste do país. Para concluir a obra, foram utilizados cerca de 12 milhões de metros cúbicos de concreto. Além disso, contou com a contribuição de pelo menos 40 mil trabalhadores.

Ponte Rio-Niterói, Rio de Janeiro (RJ)

Ponte Rio-Niterói, Rio de Janeiro (RJ)

A ponte Rio-Niterói é um dos grandes projetos viários do continente americana. Liga a cidade de Niterói à cidade do Rio de Janeiro. Antes da construção desta ponte, o transporte entre as duas cidades era feito somente por meio das barcas, o que limitava o número de pessoas a serem transportadas, assim como aumentava o tempo de viagem.

Esta ponte apresenta mais de 13 km de comprimento e mais de 72 metros de altura em seu maior pilar. A ponte foi inaugurada no ano de 1974 e utilizou 2.150 km de cabos no interior da estrutura da ponte.

A importância do orçamento para um megaprojeto

Todo grande projeto precisa alinhar muito bem o seu planejamento com o seu orçamento, de modo a produzir uma estrutura que apresente bom custo-benefício e não leve a construtora a eventuais prejuízos, atrasos e perdas de credibilidade. Quando o cálculo dos recursos é feito de forma equivocada, o megaprojeto pode ficar conhecido como um fracasso.

Sendo assim, conhecer os megaprojetos de construção civil espalhados pelo mundo é fundamental para que você compreenda a dimensão da construção civil e se inspire para construir grandes obras e elaborar grandes projetos. Contudo, vale ressaltar que não existe grandes projetos e grandes obras sem grande planejamento e organização.

Agora que você conheceu alguns dos megaprojetos de construção civil pelo mundo, veja quais são as tendências da construção civil para os próximos anos!


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já seu módulo COMPRAS.

Gostou deste texto sobre os 5 principais problemas que a perda de material ocasiona na obra? Então conheça o nosso módulo de compras para controle de materiais no canteiro de obra!



Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu