Medição de obra, descubra como ela pode impactar no seu negócio de construção civil

medição de obra
Powered by Rock Convert

Uma obra é resultado de várias condicionantes, que podem interferir tanto de forma positiva quanto de forma negativa em seu resultado final. Isto é, na sua qualidade e no seu custo-benefício. Desse modo, a medição de obra é um fator que deve ser olhado com muita atenção durante a construção de qualquer obra. Mas afinal, qual é o impacto da medição de obra em um negócio de construção civil?

Com o intuito de esclarecer essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Aqui trataremos sobre a explicação objetiva do que é a medição de obra e como realizá-la. Posteriormente, destacaremos como montar o documento relativo a esta etapa, o relatório de medição de obra. Por fim, falaremos sobre a relação entre a medição de obra e o orçamento. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é medição de obra?

A medição de obra é um instrumento utilizado para avaliar e garantir a qualidade de uma obra. Desse modo, ela é feita seguindo as exigências de qualidade, sejam elas legais (que normalmente consideram valores mínimos), seja para manutenção ou garantia de selos de qualidade na construção civil. Também podemos destacar que a medição age como medida corretiva, redirecionando a obra para o destino correto.

Isso, além de garantir que a obra alcance a qualidade desejada, evita gastos desnecessários. A medição de obras, portanto, é um método de acompanhamento e controle, em que é possível determinar os diferentes tipos de serviços e atividades que fazem parte da construção civil. A partir da medição de obra, estes serviços e atividades podem ser avaliados, mensurados e mesmo questionados.

Como toda construção tem suas particularidades, a medição de obra deve ser planejada de forma única, prevendo as situações particulares de cada obra. Seguindo esta dica, é possível sistematizar os serviços e atividades a serem considerados durante a execução de determinada obra, assim como indicar mudanças adequadas para os processos. Tudo para otimizar o resultado final da construção.

Além disso, em vários casos, é necessário contar com várias medições para uma mesma obra. Levando como exemplo um condomínio simples, com uma torre de 10 pavimentos, área de piscina e estacionamento. Há pelo menos três ambientes distintos, que exigem atividades distintas, assim como materiais distintos. Desse modo, o ideal é dividir a medição para cada setor, otimizando assim o processo e a construção final de modo geral.

Como medi-la?

Há várias dicas de como realizar a medição de obra em uma construção. Contudo, conforme destacamos anteriormente, cada caso é particular e necessita de acompanhamento de um profissional especializado nesta avaliação. De forma geral, podemos destacar os seguintes processos de medição:

Powered by Rock Convert
  • Escavação para fundações: para realizar a medição deste elemento na obra, é necessário levar em consideração o volume da cava, além dos custos das escoras, espaço de trabalho para todos os envolvidos no trabalho dos elementos de fundação;
  • Esquadria e grades: Meça a área de acordo com o m²;
  • Estrutura para cobertura: faça o cálculo da área horizontal utilizando o metro quadrado como unidade de medida;
  • Limpeza do terreno: Neste caso, é necessário levar em consideração o tamanho do terreno em m², assim como adicionar três metros da periferia do mesmo;
  • Reaterro de Cavas: Para este elemento, é importante levar em consideração tanto o volume da cava quanto do elemento de fundação, calculando a diferença entre ambos. Caso os dados não estejam disponíveis, considere o valor de 80% para o volume escavado (valor estimado);
  • Alvenaria de tijolos: Desconte áreas e vãos superiores a 2m². Em caso de vãos e portas cujo valor seja inferior a 2m², não há necessidade de desconto;
  • Azulejo cerâmica ou pedras: realize a medição por m²;
  • Alicerce de Pedra: Varia de acordo com cada situação. Pode ser medida em metro, metro quadrado ou metro cúbico.

Além desses detalhes é importante contar com equipamentos tecnológicos e softwares capazes de facilitar a medição de obra.

Como montar um relatório de medição de obra?

O relatório de medição de obras é um importante instrumento do próprio método de medição de obras. Podemos afirmar até mesmo que não faz sentido aplicar este método sem a confecção de um relatório ao final do mesmo. Afinal, como a equipe da empresa de construção terá acesso aos dados? Como saberá a real situação da obra? Como tomará medidas para manter a qualidade ou melhorá-la?

Além das informações pertinentes sobre as medidas da obra, é importante que o relatório conte com registros fotográficos, especialmente para obras públicas, uma vez que elas podem ser utilizadas como provas para cada procedimento adotado na construção. Desse modo, a medição de obra é mais um instrumento que, aliado a outros elementos, é capaz de garantir a qualidade de obra.

Qual a relação entre a medição de obra e o orçamento de obras?

A relação é intrínseca, uma vez que o orçamento de uma obra nada mais é do que a quantificação dos serviços e materiais empregados para que seja possível realizar o projeto. Desse modo, a medição é fundamental para determinar ambos os elementos, isto é, tanto a equipe de trabalho necessária (quantidade de trabalhadores), assim como o material necessário.

Além disso, com a medição, torna-se mais fácil estimar o tempo de construção, que influencia diretamente no orçamento, especialmente no quesito dos gastos com mão de obra. Nós da OrçaFascio temos um software que em muito pode contribuir para a sua construção, tanto no que tange o orçamento, nosso foco, como na medição de obras.

Por meio dele, é possível estabelecer orçamentos, cronogramas e comparar o que foi orçado com o valor final, fazendo a relação entre o trabalho de medição com o resultado final. Entre os instrumentos oferecidos pelo nosso software, destacamos a planilha de medição, relatório de medição da obra, que agem especialmente sobre a medição de obra.

Sendo assim, a medição de obra é fundamental tanto para melhorar a qualidade da obra quanto para tornar o orçamento mais eficiente e fiel ao planejado. Portanto, não deve ser encarado como um gasto desnecessário ou supérfluo, mas como um investimento capaz de assegurar a efetividade da construção. Siga os passos elencados ao longo do texto e invista em medição de obras.

Agora que você já conhece o impacto da medição de obra na sua obra, veja a importância do relatório de medição de obra. 

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu