A inovação com uso de drones na construção civil

Orçamento de Obras
Powered by Rock Convert

Ao longo do tempo, novas tecnologias surgem na construção civil e vem mudando a forma como nós construímos uma edificação. Nos últimos anos, os drones, pequenos objetos voadores controlados por controle remoto, ganharam notoriedade na construção civil. Eles podem ser utilizados em várias etapas da construção e seu uso se mostra bastante inovador.
Para discorrer sobre os drones, sua importância e suas principais funções, fizemos este artigo especialmente para você. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é um drone

O drone foi concebido originalmente para o meio militar. Mas rapidamente elas se popularizam devido ao seu baixo custo, pela diversidade de funções que apresenta e por ter a sua usabilidade bastante intuitivaqualquer um consegue controlar, após pouco tempo de treinamento, um drone. Por isso, começou a ser utilizado por diversos segmentos profissionais, como publicidade, atividades comerciais, industriais e para a construção civil.
O aumento constante da utilização dos drones se dá por permitir visualizar objetos, construções e terrenos de uma perspectiva diferente. Isso contribui com informações que poderiam passar despercebidas caso os responsáveis pela obra só tivessem a visão limitada da altura dos olhos humanos — ou fotos de satélite em softwares como Google Maps, que ajudam, mas não apresentam nitidez necessária.
Um uso muito comum aos drones na construção civil é para o geoprocessamento, identificando rios, vegetação e outros elementos de forma mais satisfatória e atualizada do que em imagens produzidas por satélite.

Importância dos drones na construção civil

Como falamos anteriormente, a principal importância do drone na construção civil é o de gerar imagens que não podem ser vistas da altura dos olhos humanos. Ou seja, uma visão de cima para baixo do terreno ou edificação. Isso potencializa áreas importantes para a construção civil, como o geoprocessamento, além de atividades básicas para o projeto, como o levantamento do terreno.
Antigamente, para esta etapa ser feita, era necessário contratar um fotógrafo, que deveria ficar pendurado em um helicóptero ou pequeno avião para fazer as fotos do terreno. Isso aumentava o custo, além de aumentar o tempo de espera pelas fotos.
Apesar de softwares como google maps e google Earth disponibilizaram versões gratuitas e pagas, em que se pode visualizar todo o globo terrestre com imagens de satélite, elas não apresentam nitidez e atualização necessária para um levantamento mais eficiente.
O drone oferece imagens de alta resolução, que contribui para identificar particularidades do terreno, especialmente glebas grandes, em que o estudo técnico por todo o terreno se torna mais trabalhoso.

As principais funções dos drones na construção civil

Agora abordaremos sobre as principais funções na construção civil além das que já falamos anteriormente: venda de imóveis, inspeções, içamento de cabos e mapeamento.

Venda de imóveis

Para vender imóveis, é importante utilizar diferentes instrumentos e estratégias para convencer o potencial cliente a comprar o seu produto, incluindo a edificação. Muitas vezes, a maquete, física ou eletrônica, deixa lacunas cognitivas que o cliente não consegue ultrapassar. Para ele visualizar de forma mais direta o imóvel, muitas vezes é necessário que ele observe, literalmente, a edificação.
Com o uso de drone, essa visualização se torna mais ampla. Por exemplo, você pode focar no que tem no entrono da edificação, como parques, shoppings ou praias. Pode provar como o terreno da edificação é grande e que ele é bastante atrativo, apresentando a dinâmica do espaço de forma completa. As imagens podem tanto ser usadas para a venda como para o portfólio ou comerciais. Vídeos para esse caso são sempre uma boa ideia.

Powered by Rock Convert

Inspeções

O drone, por alcançar altas alturas, pode ser um instrumento essencial para a inspeção de lajes e telhados, sem que um funcionário precise, necessariamente, visitar o local. O drone consegue captar imagens que identificam quais pontos de telhados e lajes precisam de manutenção.
Além disso, o drone pode ser utilizado para inspeção de outras áreas, como campos de mineração, plantações, glebas, etc. Cada inspeção varia, mas devem ser utilizados instrumentos de forma conjunta ao drone para chegar em soluções satisfatórias para as informações que se deseja encontrar.

Iançamento de cabos

Na conjuntura de uma obra de linhas de transmissão de energias, têm intervenções que podem atrapalhar a colocação dos cabos. Entre os elementos que geram a dificuldade apresentada, destacamos mares, lagos, alagados, áreas com mata densa, etc. Para estes casos, a utilização do drone contribui para que a operação da travessia do cabo seja realidade de forma mais rápida e segura.
Dessa maneira, o papel do drone é de levar determinado cabo guia amarrado ao cabo de energia que deve ser instalado no local. Estes devem ser transportados pelo drone de uma extremidade a outra. Apesar de pioneiro, o serviço já é utilizado por várias empresas no Brasil.

Mapeamento

O mapa é um importante instrumento de orientação para diversas atividades humanas. Ele existe desde a antiguidade e foi sendo aperfeiçoado com o tempo. Atualmente, o mapeamento sofre uma nova mudança, com a utilização de instrumentos modernos como o drone.
Para mapear uma determina área, é fundamental contar com diversos instrumentos e equipamentos. Entre eles, destacamos sensores em solo, softwares, câmera de captura de imagem e dispositivo aéreo. Ele deve ser utilizado para várias funções, como incorporação imobiliária ou outras áreas como agricultura ou mineração. Além disso, as imagens dos drones podem ser utilizadas para simular projetos.
Muitas construtoras e incorporadores têm utilizado os drones para comandar veículos autônomos, utilizando ferramentas mobile. O equipamento possibilita estudos de nivelamento. Com isso, você tem uma noção de quanta terra precisa ser retirada ou local, ou se é necessário fazer alguma espécie de aterra e em que quantidade.

Impacto do drone no orçamento de obras

Como observado ao longo do texto, o drone é um elemento bastante acessível, que pode baratear uma série de tarefas da construção, como o mapeamento da gleba. Antigamente, era necessário a contratação de vários funcionários e o aluguel de aeronaves. Atualmente, o drone pode ser operado até mesmo por você. Aliado a softwares e demais aplicativos, ele se torna uma ferramenta poderosa para a construção civil.
Sendo assim, o drone é um instrumento muito recomendado para a construção civil nos dias atuais. Além de apresentar um grande leque de oportunidades para as empresas, ele é acessível e seu uso não requer mão de obra especializada, o que o torna bastante viável. Atrelado a outros equipamentos, o drone se torna, em muitos casos, a melhor alternativa.


Gostou do que leu? Então leia este outro artigo e conheça a revolução que a impressora 3D está causando na construção civil, clicando aqui!

Você já conhece a orçafascio? Cliqui aqui e saiba mais!

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu