Dicas de cursos para recém-formados na engenharia.

Construção CivilOrçamento de Obras
dicas cursos
Powered by Rock Convert

Nenhuma graduação prepara você completamente para o mercado de trabalho. Você deve incluir outros elementos para se tornar um profissional completo, como livros experiência prática e fazer diversos cursos relacionados à área. Com o intuído de auxiliá-lo a escolher os melhores cursos para recém-formados na engenharia, fizemos este breve artigo especialmente para você!  

Cursos para recém-formados na engenharia 

Entre os cursos, listamos aqui: Capacitação em administração para engenheiros; estratégias e habilidades para negociações de sucesso; curso de gestão e gerenciamento de obras; qualidade em serviços; sustentabilidade aplicada aos negócios; fundamentos da gestão de custos; liderança de equipes; processo de comunicação e comunicação institucional e gestão de projetos. 

Capacitação em administração para engenheiros 

Atualmente, além dos conhecimentos tradicionais em engenharia, é necessário que o profissional da área tenha conhecimentos e habilidades de outras inúmeras áreas, como a área administrativo. Afinal, o engenheiro bem-sucedido da atualidade precisa ser, também, um empreendedor.  

Várias instituições oferecem cursos similares ao proposto no título deste tópico, como a Fundação Vanzolini. No curso, são ensinadas características que uma empresa moderna deve apresentar, como um sistema dinâmico e assertivo. Além disso, é dada uma ênfase do que fazer sob aspectos legais e financeiros, associando à administração à gestão de pessoas.  

Desse modo, esse curso serve como um complemento para os seus conhecimentos no assunto. Além disso, contribui para que você consiga desenvolver outras habilidades de forma mais fácil, como a gestão de pessoas e liderança, outras habilidades importantes para o engenheiro da atualidade apresentar.  

Estratégias e habilidades para negociações de sucesso 

O curso de negociações de sucesso compreende, geralmente, pouco menos de 10 horas e é ofertado por diversas instituições de renome do mundo, como a Universidade de Michigan — e pode ser feito de forma online. No curso, são exploradas qualitativamente habilidades, técnicas e competências que podem ajudar você e as futuras negociações da sua empresa. 

Curso de gestão e gerenciamento de obras 

O canteiro de obra é um ambiente caótico. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e, sem uma gestão eficiente, muitas coisas podem ser executadas de forma equivocada, gerando maiores gastos, perda de qualidade na obra, aumento dos acidentes de trabalhos e muitos outros problemas.  

Dessa maneira, o curso de gestão e gerenciamento de obras tem como objetivo ensinar habilidades para que o engenheiro consigo evitar ou amenizar a ocorrências desses eventos, gerando assim uma obra mais econômica, eficiente e segura — cumprindo as determinações do orçamento e do projeto.  

Qualidade em serviços 

Este curso explora múltiplas maneiras de atingir o público-alvo, contribuindo para agregar mais valor ao seu negócio. Geralmente, bastam poucas horas para fazê-lo, e a final dele é possível compreender mais a funda a importância de se alinhar com as exigências do público-alvo — sem descartar as tendências do mercado.  

Sustentabilidade aplicada aos negócios 

A sustentabilidade está cada vez mais em alta. Além de ser um elemento importante para quem se preocupa com o planeta, a aplicação de técnicas sustentáveis leva à economia de recursos e muitas outras vantagens, como a aplicação do marketing verde pela empresa de engenharia e a aquisição de certificados, emitidos por inúmeras empresas, como a Caixa Econômica Federal.  

A tendência é que a sustentabilidade seja cada vez mais exigida em projetos, e ela pode se tornar o diferencial para que um projeto seja aceito em uma licitação, ou que receba financiamento dos bancos públicos.  

Fundamentos da gestão de custos  

Este curso também costuma ser bem curto, durando apenas algumas horas. Ele é aplicado por diversas instituições como a Fundação Getúlio Vargas. Neste curso, os profissionais aprendem sobre a contabilidade de custos de modo mais amplo. Assim, o controle de gastos é aprimorado. O conceito se aplica tanto no escritório quanto no canteiro de obras. Além disso, há a possibilidade de fazer cursos relacionados à engenharia de custos. 

Powered by Rock Convert

Liderança de equipes  

Atualmente, os profissionais não podem ficar presos apenas à conhecimentos técnicos. O mercado atual exige habilidades diferenciadas, como a liderança. Ao contrário do que muitos pensam, a liderança não é uma habilidade nata, mas algo que se trabalha durante toda a vida. 

Desse modo, a liderança pode ser aprendida e desenvolvida. E em casos específicos, como para liderar uma equipe inteira de trabalho, cursos podem ser fundamentais para que se faça um bom planejamento e gestão de pessoas, por meio de uma liderança contemporânea que agregue e incentive a equipe. 

Processo de comunicação e comunicação institucional 

Em geral, os cursos dessa natureza são bem simples, mas é um curso bastante interessante a se fazer para adquirir conhecimento sobre o processo de comunicação e comunicação institucional, habilidades que são escassas em grande parte dos engenheiros do mercado.  

Várias instituições oferecem o curso, como a Fundação Getúlio Vargas, por exemplo. Em geral, o curso tem como meta desenvolver habilidades e técnicas de comunicação, uma vez que todo líder e gestor deve saber como se expressar de forma clara, objetiva e concisa.  

Gestão de projetos  

O curso de gestão de projetos é uma excelente opção para complementar seus conhecimentos sobre a condução de um projeto sob responsabilidade. Um bom curso de gestão de projetos deve aliar tanto os conhecimentos tradicionais sobre o assunto, quanto novas metodologias e ferramentas, além de questões relacionadas à inovação.  

Além disso, o foco da gestão de projetos deve ser baseado nas necessidades, exigências e objetivos atuais do marcado. 

Orçamento de obras 

Por fim, você deve fazer um curso de orçamento de obras. Apesar de algumas graduações apresentarem uma disciplina que aborda sobre o assunto, dificilmente há material necessário para que um graduado consiga fazer um orçamento de obras preciso, o que torna necessário a realização de um curso extra. Também é importante estar a par de particularidades, como a linguagem do tema.  

Além disso, é importante conhecer ferramentas eficazes para o planejamento e execução do orçamento de obras, como a Orçafascio.  Que agora também está disponibilizando cursos totalmente gratuitos através da Universidade OrçaFascio com selo de certificação.

Sendo assim, em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é necessário se manter em constante atualização. A leitura, os cursos e aprender a mexer em softwares e ferramentas é fundamental para se manter atualizado e se tornar um profissional diferenciado.  


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou do que leu? Então conheça 5 livros sobre gestão orçamentária que você precisa ler!  

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu