Dicas de concretagem em grande escala

Construção CivilOrçamento de Obras
Powered by Rock Convert

Ao executar uma grande obra, a empresa e o engenheiro responsáveis pela construção devem se ater a uma série de detalhes para que ela seja entregue com qualidade, com uma estrutura segura e duradoura, assim como dentro do prazo pré-estabelecido. Em uma grande obra, a concretagem em grande escala é um dos principais fatores a serem observados e executados de forma correta. Mas como fazer isso?

Com o intuito assegurar que você faça a concretagem em grande escala da obra, fizemos este breve artigo especialmente para você. Iniciaremos abordando sobre a importância de fazer uma boa contratação de fornecedor. Em seguida, falaremos sobre como realizar um bom planejamento para execução e como receber o produto de forma adequado para otimizar a execução.

Por fim, destacaremos a importância da pós-concretagem. Confira!

Faça uma boa contratação de fornecedor

O primeiro passo que deve ser dado para fazer uma boa concretagem em larga escala é a contratação de um fornecedor. Essa questão deve ser levada em consideração principalmente pelo alto custo envolvido desse material para a execução da obra. Desse modo, decisões equivocadas nessa etapa levam a perda da segurança da estrutura, assim como da sua qualidade e do aumento do custo da obra.

Com o intuito de evitar esses problemas, você deve fazer orçamentos em diferentes fornecedores. Com isso, você saberá quais são os preços em diferentes locais. Além de cortar gastos, a medida serve para evitar atrasos na obra, especialmente quando é necessário trocar de fornecedor no meio da obra, seja por conta de atrasos na entrega, seja por conta da queda de qualidade no produto oferecido.

Outro ponto importante é fazer o levantamento do volume estimado a ser utilizado na obra. Esse cálculo deve ser feito com auxílio do engenheiro responsável pela obra. Dessa maneira, é possível criar uma cota de concreto para cada etapa da obra, tornando a logística adequada para a construção da edificação.

Também é importante saber como é feita a precificação do produto. De forma geral, o concreto usinado é precificado de acordo com o metro cúbico, sendo acrescido o valor do aluguel da bomba, que varia de acordo com o fornecedor. A distância entre o local da obra e a usina de concretagem também deve ser levada em consideração na precificação da concretagem. Quanto maior a distância, maior o custo.

Por fim, devem ser solicitadas as informações sobre as especificações técnicas do concreto a ser utilizado, a fim de garantir segurança e qualidade da obra. Além disso, as cobranças adicionais existentes no contrato devem ser lidas com atenção e, caso seja necessário, questionadas para elaboração de melhor contrato para todos.

Realize um bom planejamento para execução da concretagem em larga escala

Planejamento é a base para o sucesso em muitos processos e locais, e não poderia ser diferente na construção e na concretagem em larga escala. Dessa forma, é necessário planejar a execução da obra. Dessa forma, a mão de obra deve trabalhar no prazo de execução em datas disponíveis para a concretagem estrutural (laje, pilar e viga).

Em obras com demanda menor por concreto usinada, o drama pode ser maior, uma vez que os fornecedores costumam priorizar construções que necessitam de um grande volume de concreto. Desse modo, isso pode interromper o fornecimento do concreto por um certo período de tempo, o que pode atrasar a obra.

Entenda como receber o produto para otimizar a execução

Após escolher o fornecedor, você deve tomar alguns cuidados em relação ao recebimento do material. O primeiro ponto é a análise técnica do produto. Para tal, você deve realizar ensaios técnicos em todas as cargas que chegarem até a obra. A melhor forma de fazer isso é por meio da contratação de uma empresa terceirizada para realizar esta atividade.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a dosagem e o prazo de validade. De maneira geral, o vencimento médio do concreto usinado é de 2 horas e meia. Por problemas logísticos, como engarrafamentos, o concreto pode chegar atrasado à obra, e, com isso, fora do prazo de validade. Isso é ruim tanto para a segurança quanto para a qualidade da obra.

Por fim, mas não menos importante, é necessário verificar os lacres dos caminhões que chegam com o concreto assinado. Certifique-se que há lacre no caminho e se ele está intacto. Lembre-se, os lacres são instrumentos para evitar remanejamento de caminhões em obras que prejudicam a qualidade do concreto.

Veja a importância da pós-concretagem

Tão importante quanto as etapas anteriores, temos a pós-concretagem, que é o processo posterior a execução dos elementos de concreto. Exatamente por ocorre após a execução, essa etapa costuma ser negligenciada. Além disso, muitos construtores e mão de obra desconhecem os procedimentos adequados para esta etapa.

Powered by Rock Convert

A primeira etapa que você deve levar em consideração é a cura do concreto. De forma informal, este procedimento é conhecido como ‘secagem do concreto” e dura em média 28 dias. Durante esse processo, ocorre o ganho de resistência do concreto, assim como o endurecimento e ganho da consistência do material, ou seja, ele vai se tornando o elemento para o qual foi destinado.

Desse modo, a cura tem como objetivo controlar a evaporação precoce da água, que leva a uma série de problemas na construção, como a diminuição da qualidade e resistência do concreto, excesso de fissuras e outros problemas na execução do elemento. Além disso, é importante que você saiba que há vários procedimentos para realizar a cura.

Contudo, a mais utilizada e também mais simples e a aplicação de uma fina camada sobre o concreto na estrutura. De forma geral, utiliza-se irrigador ou mangueira para fazer esse processo. Devem ser estabelecidos horários prévios para estas aplicações.

Outra etapa importante é o escoramento e a aplicação das fôrmas para moldar os elementos estruturais da edificação. De maneira geral, o escoramento de lajes e vigas é feito de escoras de madeira ou de uma estrutura metálica. Além da escora, é necessário que ela seja aplicada no tempo correto, a fim de evitar deformidades na estrutura.

Por conta de o processo de cura durar 28 dias, o indicado é que as escoras fiquem na estrutura por pelo menos essa quantidade de dias. Já as fôrmas devem obedecer ao projeto estrutural da edificação, uma vez que as formas se comportam de forma diferente às cargas da edificação.  

Por fim, é necessário averiguar a qualidade do concreto. A alternativa mais eficaz é realizando ensaios técnicos, a fim de aferir a resistência do concreto — especialmente se o concreto alcançou a resistência indicada pelo fornecedor. Dessa forma, você assegura a qualidade e segurança da obra.

Sendo assim, a concretagem em grande escala é essencial para determinar a qualidade de uma grande obra, assim como a manutenção da entrega da mesma dentro do prazo. As dicas apontadas ao longo do texto, portanto, são fundamentais para que a obra seja feita com a qualidade adequada para manter o status da sua empresa. E você, o que está esperando para aplicá-las?

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para concretagem em grande escala, veja quais são os principais tipos de laje as suas diferenças.


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já o ORÇAFASCIO.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu