BLOG

Curiosidades da construção civil brasileira

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Conheça algumas curiosidades da construção civil brasileira

Construção civil é uma das principais áreas econômicas do país e movimenta bilhões por anoVocê já parou para pensar sobre como a construção civil é importante para a sua vida? Pense em todos os lugares que já morou… todos eles simplesmente não existiriam sem o trabalho e toda a atuação da construção civil. Assim como ela foi indispensável em sua vida, ela também é importantíssima para o país – e o setor da construção civil no Brasil possui alguns acontecimentos marcantes, episódios históricos e curiosidades que você possivelmente desconheça. Ficou curioso? Leia este texto que preparamos especialmente para você!

1. Construção civil movimenta MUITO dinheiro

Quanto você já gastou com serviços em construção civil? Você sabia que este setor é um dos principais geradores de renda de nossa economia? Em 2017, a área da construção civil foi responsável por cerca de 6,5% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro. Sabe quanto isso dá em Reais? Cerca de R$ 350 bilhões! Para termos uma ideia da importância deste mercado, apenas a construção civil gera mais renda do que 24 estados brasileiros considerados individualmente. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais geram mais renda do que a construção civil no país. Em relação a trabalho, o setor é responsável por quase 2,5 milhões de empregos – uma população maior do que a da cidade de Brasília!

2. A construção civil brasileira é responsável por grandes marcos históricos

Uma das principais obras executadas, planejadas e colocadas em funcionamento pela construção no Brasil foram os sistemas de transporte metropolitano, com destaque para o Metrô de São Paulo, que é considerado referência em qualidade, gestão e funcionamento em toda a América do Sul. Por mais que não seja o metrô mais antigo do continente (que é o de Buenos Aires, aberto em 1913), o transporte metroviário em São Paulo é o que carrega mais pessoas no menor tempo em comparação com seus “primos” sul-americanos. Inaugurado em 1974, o sistema carrega cerca de 4 milhões de pessoas todos os dias com seus quase 200 trens.

3. As maiores obras da construção civil foram fabricadas na época da Ditadura Militar

Falando em Metrô, é interessante lembrar da época em que ele foi construído: durante a Ditadura Militar. Mas ele não foi o único exemplo de obras “gigantes” feitas durante o período. Outras obras magnânimas brasileiras executadas na época compreendem a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, a Ponte Rio-Niterói, centenas de viadutos em vários estados brasileiros, a Rodovia Transamazônica, a Usina de Tucuruí e tantas outras obras.Por mais que a importância dessas obras e o crescimento infraestrutural que elas tenham causado seja inegável, a forma como estas construções foram feitas são bastante questionáveis. Na época, os contratos das grandes empreiteiras e construtoras com o poder público eram repletos de favorecimentos, corrupção e outras ilegalidades, o que causaram uma dívida externa impagável na década seguinte.

4. Brasília foi erguida de ponta a ponta em apenas quatro anos

Quando o então presidente Juscelino Kubitschek entrou no poder, ele tratou de agilizar junto ao Congresso Nacional a construção da nova capital nacional no Centro-Oeste do País, a fim de migrar o centro político da nação do Rio de Janeiro para Brasília. As obras de construção do Plano Piloto foram iniciadas em 1956 e a inauguração da capital nacional aconteceu no ano de 1960. A ideia era promover o povoamento do Centro-Oeste brasileiro, que tinha pouquíssima população na época, além de modernizar a capital e posicioná-la de forma mais estratégica (a uma distância maior do litoral, onde poderia ser vulnerável).Foram mais de 5.000 km² construídos em pouquíssimo tempo por operários vindos principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil – os chamados Candangos. Cerca de 80 mil pessoas trabalharam na construção da cidade planejada para lembrar um avião e que contou com desenhos marcantes do arquiteto Oscar Niemeyer.

5. O prédio mais alto do Brasil já tem mais de 50 anos

Desde a década de 1960, milhares de arranha-céus têm sido construídos no Brasil ao longo de todas as grandes e médias cidades do país. Entretanto, desde esta época, nenhum empreendimento conseguiu superar em altura o Edifício Mirante do Vale, localizado no Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. O prédio levou cerca de 6 anos para que todos os 170 metros de altura pudessem ser edificados.

6. Edifício Copan: “o prédio que nunca está pronto”

O Edifício Copan é uma das obras mais marcantes da construção civil brasileira. Seu desenho curvo foi projetado também por Oscar Niemeyer, e suas obras foram iniciadas no ano de 1951. Entre este ano e sua conclusão, em 1966, o prédio chegou a ser abandonado por construtoras e adquirido posteriormente por outros investidores. O que chama a atenção neste gigante de concreto – a maior estrutura de concreto armado do Brasil – é a diversidade de atividades que acontecem em seu interior.Além de apartamentos para os mais diversos orçamentos, o edifício ainda tem um grande centro comercial e até eventos religiosos. Outra das lendas que rodeiam o Copan diz respeito à sua manutenção: dada a sua imensa área e as características de sua construção, o edifício está sempre com obras sendo realizadas em algum de seus andares.

7. As olarias podem vender tijolos defeituosos, caso apareça um comprador

Você já acompanhou o trabalho de um pedreiro em sua casa? Se sim, já deve ter notado que ele eventualmente quebra tijolos inteiros para usar seus fragmentos em pedaços menores da obra ou até mesmo para outros fins, como enfeites. Mas você sabia que é possível comprar lotes inteiros de tijolos quebrados ou defeituosos? Algumas cerâmicas fazem preços especiais para compradores que aceitem adquirir os tijolos quebrados, que seriam descartados.Neste texto você conferiu curiosidades sobre o setor da construção civil, alguns de seus principais marcos e até mesmo peculiaridades sobre a construção em si. Esta área é extremamente plural, e é um dos motores da economia brasileira desde os tempos do descobrimento.

Faça a sua obra com orçamento digital e fuja do desperdício!

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação