BLOG

Planilha de orçamento de obra: Como realizar um planejamento orçamentário assertivo?

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Conheça mais sobre os métodos para um planejamento assertivo através de um bom  planejamento orçamentário.

O orçamento de uma obra é uma das principais etapas de qualquer empreendimento. É neste ponto que os valores, composições, materiais, mão de obra, entre inúmeros fatores, estarão presentes e darão a visão espacial do projeto – do momento do seu planejamento, passando por sua execução, e chegando no acabamento. Por isso torna-se mais importante que engenheiros, arquitetos, técnicos em edificações, assim como construtoras e incorporadoras, tenham planilhas de orçamento de obras para realizar um planejamento assertivo e, com isso, conquistar inúmeras vantagens que vão desde menores preços até uma maior qualidade da obra. Desta forma, confira alguns passos para fazer o planejamento orçamentário de forma assertiva.

Tenha um software de orçamentos

Podemos colocar como uma expressão consolidada para quem trabalha na construção civil que o papel e a caneta já foram aposentados no momento de fazer um orçamento. Contudo, já avançamos mais um passo e hoje fazer uma planilha de forma manual, com diversas consultas despende muito trabalho e tempo preciosos para quem busca atender prazos. Felizmente a tecnologia nos trouxe softwares que fazem planejamentos assertivos no momento de orçar: elas oferecem inúmeras possibilidades para que tudo seja feito de maneira integrada, ágil e com segurança.

O software de engenharia para orçamentos da OrçaFascio traduz bem o que estamos falando: possui um banco de dados com mais de 57 mil composições, atreladas a SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Cursos e Índices da Construção Civil), que permite ter acesso aos preços praticados em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Isto sem contar em bases de composições analíticas estaduais que dão respaldo para que seu planejamento orçamentário seja assertivo e muito mais dinâmico.

Isto porque o software da OrçaFascio oferece uma praticidade de primeira linha: cronogramas físicos e financeiros, realizados em segundos; medições de obras, através de orçamentos e cronogramas, permitindo acompanhamento em tempo real; relatórios compatíveis com o Excel, facilitando a leitura e análise; entre outros inúmeros benefícios. A utilização de um software de orçamento é o que órgãos públicos, presentes no portfólio da OrçaFascio, já fazem. Por exemplo, obras que vão desde o Exército e Aeronáutica, passando pela Receita Federal e INSS, além da Universidade de Brasília e do Escritório Técnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ETU – UFRJ), demonstram que o software de orçamentos é o primeiro passo para um orçamento assertivo.

Atenção as etapas

O segundo passo para que você consiga compor um planejamento orçamentário de qualidade é olhar, etapa por etapa, o que deverá ser feito para que a obra seja qualificada. O ‘pontapé de saída’ é verificar se há a viabilidade do empreendimento em relação aos custos orçados junto ao software. Por exemplo, se o mercado atua com preços de materiais e mão de obra que reduzem a margem de revenda do empreendedor, é possível que o planejamento possa sofrer alterações ou até mesmo ser abandonado. Esta é uma das principais etapas de um planejamento assertivo, pois impede que tempo e dinheiro sejam dispendidos em uma obra que não vale o esforço.

Na etapa a seguir, conhecendo espacialmente como será a obra, é o momento de fazer o planejamento e orçamento de forma minuciosa, comparando o que trará menores custos, contribuirá na logística de entrega e que pode ser utilizado através do projeto original. A dica é sempre ter uma cotação de materiais acima do necessário para que se possível, em contratempos futuros (e eles surgem), você não precise alterar a planilha orçamentária e incluir gastos antes não previstos. Desta forma, a economia é de dinheiro, pois os preços unitários posteriores podem ser acima da atual cotação, e de paciência, pois não acarretará em atrasos nas obras.

Outras dicas para seu orçamento

Para que você tenha ainda mais confiança e segurança no seu planejamento, integrar todas as áreas da construção civil permite que os erros sejam minimizados. Por isso, saiba o que os engenheiros e arquitetos precisam para executar o projeto, informando ao setor comercial quais são as indicações dos profissionais e trazendo todos os dados para a área contábil e/ou administrativa, enxergando possibilidades que, se realizadas por apenas um setor, não permitirão agilidade e economia no momento de realizar o orçamento. Também é primordial que o planejamento orçamentário não fique delegado apenas ao início da obra: seja acompanhado pelo responsável do empreendimento, evitando que situações comuns, como desvios de estoque, ocorram.

Um planejamento orçamentário assertivo serve para mais de uma obra

Quando você tem o software de engenharia e segue os passos de verificação do empreendimento e cotação de quantidade e preços dos materiais da obra, sua planilha de orçamentos poderá servir como base em futuros empreendimentos. Por exemplo, se uma construtora busca fazer conjuntos residenciais padrões, precisará alterar pouca coisa, mesmo em locais distantes de uma mesma cidade. Com a OrçaFascio é possível reaproveitar orçamentos e composições, importando dados que foram elaborados para empreendimentos anteriores, abrindo possibilidades e diminuindo o tempo que você precisaria para orçar sua nova obra.

Planilhas bem elaboradas dão uma margem de lucro real

Outro ponto importante do planejamento assertivo é que você poderá diminuir a margem de erro do valor total da obra, quando feito de maneira paciente e integrando setores. Muitas empresas veem os gastos aumentarem mais de 30% do planejado inicialmente por não darem a devida atenção ao planejamento passo a passo e isso pode trazer inúmeras consequências, como atrasos na obra e baixa qualidade no momento de entregar o imóvel. Por outro lado, e com as dicas acima citadas, é possível baixar a margem de erro para apenas 5% - muito abaixo do que é praticado pela construção civil nacional.

Conhecendo como proceder para que uma planilha de orçamento de obras seja um planejamento assertivo, é possível aplicar ao seu empreendimento e conquistar inúmeros benefícios em relação a outras modalidades de orçamento. Lembre-se: orçar uma obra está entre as principais etapas de qualquer construção, seja de uma simples casa até complexos residenciais de luxo. Com a OrçaFascio seu trabalho é reduzido e o acompanhamento é rotineiro, reutilizando os orçamentos e composições futuramente, destacando-se e tornando-se referência no ramo da construção civil.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação