BLOG

Como um software pode otimizar os processos internos nas construtoras

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Veja como o software pode ser um poderoso aliado na produtividade da sua construtora.

Novas tecnologias surgem, dia após dia, em vários setores. Elas contribuem para que processos, antes manuais e morosos, sejam feitos com mais agilidade e segurança. E, dentre os novos aparatos que temos a nossa disposição estão os softwares para construção civil. Este tipo de programa contribui para uma gestão efetiva da obra que vai desde engenheiros e arquitetos, até construtoras e incorporadoras. Principalmente quando o assunto é otimização dos processos internos, as novas tecnologias vêm ganhando mais espaço. Dessa forma, a OrçaFascio, software de orçamento com mais de 56 mil composições, traz como estes programas pode otimizar os processos internos na construtora.

Integração de dados: o carro-chefe dos softwares

Voltamos à década de 90. As construtoras dispunham de diversos dados, métricas, planilhas, documentos (fiscais e administrativos), e isso demandava a contratação de inúmeros profissionais, cada um na sua área específica de atuação. Felizmente, com a chegada do novo milênio, vários softwares começaram a aparecer no mercado e isso contribuiu (e muito) para que os processos internos das construtoras fossem mais ágeis e diminuíssem a margem de erro. Como? Através dos softwares de gestão ou sistema ERP – Enterpirse Resource Planning, ou em bom português, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Este tipo de software é utilizado por inúmeras empresas de variados setores, mas se encaixa perfeitamente na gestão interna das construtoras e corporações no segmento da construção civil. Isto porque ela apresenta inúmeras funções e, a principal delas, está na integração de todos os dados possíveis. As informações relevantes e que precisam ser acessadas pelos diversos setores de uma construtora estão disponíveis no software de gestão, podendo ser acessadas e atualizadas conforme a especificidade de cada trabalho. Por exemplo, o responsável pela obra pode fazer o pedido de materiais e colocar todos os dados que serão utilizados pelos gerentes fiscais do empreendimento.

Eles também contribuem para ter o controle do estoque, impedindo que materiais sejam extraviados ou ‘desapareçam’ mesmo antes de chegaram ao canteiro; permite a comunicação que vai desde os operários que executam a obra até o gerente administrativo da construtora, facilitando o feedback; cria uma carteira de clientes e fornecedores, ampliando as possibilidades de compra e venda durante o processo de construção; dispõe de inúmeros dados que mostram a viabilidade econômica do empreendimento, bem como qual o teto (e o piso) a ser despendido por metro quadrado ou pavimento; entre inúmeras funções que vem trazendo facilidade e comodidade para inúmeras construtoras.

Desta forma, os processos são otimizados, pois eliminam algumas situações que são encontradas quando as construtoras não utilizam desse recurso: os erros humanos são bem menores, pois todos os processos são feitos de maneira integrada e automatizada, melhorando o relacionamento entre setores; pode ser acessado no computador, notebook, smartphone ou tablet, apenas com uma conexão à internet e o software instalado – neste caso, quando o gerente de uma construtora está viajando e precisa acessar os dados, pode fazer de qualquer lugar do mundo, fator que demandaria muito mais tempo quando não havia a utilização do software. Tudo isso otimiza e contribui para empreendimentos eficientes e, claro, aumento dos lucros e diminuição dos prejuízos das construtoras.

Amplas possibilidades

Não apenas o software de gestão é utilizado para otimizar processos internos nas construtoras. Vários outros programas e aplicativos podem contribuir em diversas funções. Quando o assunto é agilidade e economia no momento de fazer orçamento, softwares de engenharia como da OrçaFascio, com mais de 56 mil composições, podem ser poderosos aliados para que as construtoras possam fazer seus orçamentos até oito vezes mais rápido. Isto sem contar que os empreendimentos outrora orçados estarão disponíveis para que a empresa possa utilizar novamente em futuras obras, permitindo a redução do que antes demorava dias ou semanas para ser realizado.

Outros softwares também aparecem para contribuir com construtoras: como estamos falando de empreendimentos que, muitas vezes, ultrapassam a cifra de sete dígitos, há programas específicos que fazem todo o procedimento fiscal de maneira autônoma, gerando guias de serviços, folhas de pagamento, emissão de notas fiscais eletrônicas, dados que apontam quais são as obrigações tributárias, entre outros. Diferente do sistema de gestão, como descrito no tópico acima, este tipo de software é específico para questões fiscais – o que muitas empresas, com fiscalizações cada vez mais recorrentes de órgãos competentes, precisam fazer para não sofrer com pesadas multas e sanções.

Há, ainda, inúmeros aplicativos que podem contribuir efetivamente para a gestão interna das construtoras: relatórios fotográficos, com anotações e análise do andamento da obra; organização de cronograma e atividades, aumentando a produtividades dos operários e reduzindo o tempo de construção do empreendimento; rede de comunicação entre todos os profissionais envolvidos na obra, permitindo mais funções que grupos de aplicativos como o Whatsapp não dispõe; entre inúmeras ferramentas que, dia após dia, facilitam a vida das construtoras.

Custos? Investimentos!

O cenário que as construtoras vêm percebendo cada vez mais é que os softwares não são custos, mas sim investimentos no setor de construção civil. Com menos erros, mais tempo disponível, automatização e integração de dados, além de orçamentos e documentos fiscais mais simples e concretos, as construtoras podem focar sua atenção na sua carteira de clientes e buscar empreendimentos mais ambiciosos – desde que o(s) software(s) mostre(m) que é viável fazer determinado investimento em uma obra posterior. Com todas essas vantagens, as próprias construtoras vêm trabalhando em programas, ferramentas e aplicativos próprios para fazer a gestão dos seus trabalhos e, assim, tornar-se referência no mercado de construção civil.

Quer experimentar na prática como um software pode contribuir na sua empresa? Então conheça e confira o software de engenharia da OrçaFascio. Testado e utilizado por órgãos públicos de referência no país, como Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República, INSS, entre outros, é o primeiro passo que sua construtora dará para entrar no mundo integrado e digital dos softwares para a construção civil. Desta forma, além de otimizar os processos internos da empresa, também poderá ter muito mais economia e agilidade no momento de orçar – sobrando bons valores para investir em programas e ferramentas que irão contribuir para que sua construtora volte sua atenção aos melhores empreendimentos possíveis.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação