As novas tecnologias e o aumento da produtividade na construção civil: o caso da máquina de chapisco e reboco.

Orçamento de Obras
As novas tecnologias e o aumento da produtividade na construção civil: o caso da máquina de chapisco e reboco.
Powered by Rock Convert

A construção é uma atividade que existe desde os primórdios da humanidade. Logo quando se tornou sedentário, o ser humano precisou construir edificações para se proteger das intempéries. Ao longo dos milênios, novas técnicas, materiais e instrumentos surgiram para facilitar esta importante atividade humana. Atualmente, as novas tecnologias têm surgida de forma cada vez mais rápida e a máquina de chapisco e reboco tem ganhado cada vez mais destaque.

Mas afinal, você sabe o que é esta máquina e como ela funciona? Quais são os seus benefícios? Como utilizá-la de forma eficiente? Como preparar os seus funcionários para utilizar este novo instrumento? Com o intuito de responder a estas questões, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo tudo sobre o assunto e confira!

A tecnologia na construção civil

Conforme adiantamos anteriormente, a história da humanidade está intimamente ligada à construção civil. Em um primeiro momento, construções simples eram o suficiente para atender à necessidade humana, mas com o passar do tempo, edificações maiores e mais complexas foram exigidas.

Respeitando a lei universal do menor esforço, foram buscadas alternativas para minimizar o trabalho com estas novas construções. A primeira grande tecnologia que podemos citar se deu por meio do uso de força animal para o deslocamento de materiais, especialmente grandes rochas e pedras.

Contudo, grande parte do serviço era mesmo praticado por homens, em geral, escravos. E assim permaneceu durante grande parte da história, até que durante o século XVIII, um acontecimento mudou a história do mundo de forma drástica e para sempre: a revolução industrial.

Durante este período, várias máquinas, metodologias, técnicas e procedimentos novos surgiram e impactaram a sociedade como um todo. E não foi diferente com a construção civil. Concreto armado, um dos materiais mais utilizados na atualidade, por exemplo, é resultado da expansão e consolidação da revolução industrial.

Desde então, muitos outros materiais e equipamentos têm sido inventados, a fim de aumentar a agilidade da construção civil.

A máquina de chapisco e reboco e os seus benefícios para a construção civil

A máquina de chapisco e reboco consiste em um instrumento móvel, utilizado para executar o trabalho de chapisco e reboco dentro de uma construção. Esta etapa é extremamente importante para uma construção, pois consiste no acabamento final para a obra, que dá a ela o status de “acabada” e de edificação pronta.

Antigamente, esta etapa era feita por diversos profissionais, o que demanda muito custo e demorava muito para ser concluída. Com a implementação das máquinas, o tempo de execução destas atividades diminuiu consideravelmente. Uma máquina de chapisco e reboco pode substituir o trabalho de oito homens.

Devido a isso, o retorno do investimento é praticamente garantido. Você economiza na mão de obra e entrega a obra em um menor prazo. Também conhecido como projetor de argamassa, o equipamento é muito eficaz, especialmente na execução de fachadas e paredes externas de edificações.

Há várias máquinas de chapisco e reboco presentes no mercado e a sua utilização deve ser guiada a partir da necessidade de cada obra. Desse modo, é importante conversar com os fornecedores a fim de que seja indicada uma máquina adequada para cada demanda.

Outro ponto positivo que podemos destacar da máquina é a economia da argamassa. Quando o serviço de reboco e chapisco é realizado de forma manual, é comum que o desperdício aconteça, uma vez que a dosagem do material realizada de forma manual tende a apresentar grandes variações. Dessa maneira, a máquina de reboco e chapisco diminui o tempo de execução da obra, exige menos quantidade de mão de obra e economiza material — argamassa.

Powered by Rock Convert

Como utilizá-la de forma eficiente

Ter a máquina de chapisco não é suficiente para que o trabalho seja feito de forma adequada. Apesar de ser bastante intuitiva, o uso da máquina deve ser feito de forma apropriado para que o trabalho se justifique. Dessa maneira, é importante que seja oferecido um treinamento para os funcionários sobre o uso correto da máquina.

Isso auxiliará tanto na execução do chapisco e reboco quanto na manutenção do maquinário no médio e longo prazo. Caso essa etapa não seja realizada, é possível que as máquinas tenham sua vida útil reduzida. Se os colaboradores não compreenderem a forma adequada para utilizar, o chapisco e reboco pode perder a qualidade.

Além disso, por desconhecimento, os profissionais podem acabar optando por voltar a realizar os trabalhos de forma manual, o que configura em um desperdício de tecnologia, de tempo e de recursos.

Como preparar seus funcionários e empresa para este novo momento na construção civil

O treinamento é o ponto principal. Ele pode ser feito tanto por profissionais especializados, quanto por empresas especializadas no processo. Por outro lado, os próprios fornecedores podem auxiliar nesta etapa. É importante acompanhar os tutoriais, instruções contidas no equipamento e determinação do próprio fabricante.

Sem estes cuidados, o uso da máquina de chapisco e reboco pode não surtir nenhum efeito no resultado final da obra e o seu uso acabar entrando em descrédito de forma injusta.

Como orçamento e uso de novas tecnologias se relaciona com a máquina de chapisco e reboco

As principais ligações entre orçamento e o uso das novas tecnologias como a máquina de chapisco e reboco se dão por conta da menor necessidade do uso de mão de obra, além da redução do tempo de entrega para obra. Por fim, com a redução do uso de argamassa, que a automatização da máquina proporciona, contribui para a economia de 3% a 4% no uso de argamassa. Em uma obra grande, esses números configuram em grande economia na etapa de acabamento das fachadas.

Assim sendo, as novas tecnologias têm causado grande impacto na construção civil. De maneira geral, elas têm servido para otimizar os processos construtivos, barateando a produção e exigindo uma menor quantidade de mão de obra. Todavia, é necessário que os funcionários estejam preparados para manusear os novos equipamentos. Ao longo do texto, destacamos os benefícios da máquina de chapisco e reboco para a sua obra.


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já seu módulo COMPRAS.

Gostou deste texto sobre os 5 principais problemas que a perda de material ocasiona na obra? Então conheça o nosso módulo de compras para controle de materiais no canteiro de obra!



Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu