Acompanhamento de obra, Como evitar a ineficácia.

Orçamento de Obras
Powered by Rock Convert

Para que uma edificação seja bem executada, é necessário seguir à risca uma série de determinações previamente estabelecidas. É necessário ter um projeto e um planejamento que se complementem. Contudo, para que ambos sejam feitos de forma eficaz, é importante contar com um acompanhamento de obra — mas não qualquer acompanhamento, pois um acompanhamento ineficiente só gera mais custos. Dessa maneira, como evitar o acompanhamento ineficaz na sua obra?

Com o intuito de resolver essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Aqui trataremos sobre a importância do acompanhamento, as causas da ineficiência e como evitá-las, como otimizar esta importante etapa de construção de uma obra e, por fim, destacaremos a relação entre acompanhamento e orçamento da construção. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

Saiba a importância do acompanhamento

A obra é, geralmente, um lugar caótico e repleto de eventos inéditos e incertos. Todavia, para que a obra saia com a qualidade desejada, é importante que você controle estes eventos inesperados e faça tudo o mais próximo possível do planejado, tanto para garantir a qualidade da construção, quanto para entregar a obra dentro do prazo.

Ter um bom projeto de arquitetura e engenharia é fundamental para entregar uma obra dentro dos quesitos previamente estabelecidos. Mas só isso não basta. Também é importante contar com um orçamento eficiente e um acompanhamento de obra, que analisa os passos que estão sendo dados em cada etapa da obra, avaliando se eles estão corretos e se estão seguindo o projeto e o planejamento inicial.

Além de acompanhar, o profissional responsável por esta etapa também tem autonomia para indicar mudanças e apontar os principais erros para o responsável da obra, a fim de chegar a um consenso sobre os passos que devem ser dados para retomar o rumo da construção.

Dessa maneira, o acompanhamento da obra tem como principal objetivo garantir a qualidade, o orçamento e o prazo de entrega da obra. Sem acompanhamento ou com um acompanhamento ineficiente, todos estes itens ficam prejudicados.

Veja as causas da ineficiência do acompanhamento e como evitar o acompanhamento ineficaz na sua obra

Agora que você já sabe a importância do acompanhamento de obra, é importante conhecer as causas do acompanhamento ineficaz da obra e, posteriormente, como evitar este acompanhamento ineficaz.

Não fazer o relatório de acompanhamento de obra

Não adianta fazer o acompanhamento da obra se tudo que for encontrado não for registrado de forma oficial. Para tal, é necessário desenvolver o relatório de acompanhamento de obra. Neste relatório devem estar contidos uma série de informações sobre a inspeção e sobre a obra, além de conter registro fotográfico, data de visita e demais observações.

Não fazer visitas periódicas à construção

Os problemas e mal direcionamento de uma obra podem surgir de um dia para o outro. Desse modo, é importante que sejam feitas visitas periódicas ao canteiro de obras. O intervalo entre uma visita e outra deve ser estabelecido previamente, de acordo com as particularidades de cada construção.

Não ter profissionais especializados para realizar esta etapa

Powered by Rock Convert

Em uma era de tecnologia e informação, muitas empresas acabam focando muitos nos instrumentos de trabalho, mas pouco no profissional, quando na verdade, o profissional ainda é o mais importante. Fazendo uma comparação muito simplista, não adianta nada dar uma Ferrari para quem não sabe dirigir.

Dessa maneira, é importante que a sua empresa contrate profissionais especializados e experientes no acompanhamento de obra, que além de conhecer a fundo do que se trata o como funciona o acompanhamento, saiba aplicar as metodologias de acompanhamento e conheça as ferramentas e instrumentos para fazê-lo de forma eficiente.

Não ter acesso ao planejamento, projeto e orçamento

Outro problema muito grave que ocorre durante o acompanhamento de obra é a falta de comunicação entre os diferentes setores e profissionais de construção civil. Se o profissional que faz o acompanhamento não estiver municiado de informações sobre planejamento, projeto e orçamento, o acompanhamento se torna incompleto, pois o profissional não tem como avaliar quais são os parâmetros e diretrizes adequadas que ele deve seguir para aquela determinada obra.

Dessa forma, é necessário que o profissional tenha boa comunicação com outros setores, a fim de fazer o acompanhamento já com os parâmetros e exigências do projeto, planejamento e orçamento da obra.

Entenda como otimizar o acompanhamento

Para otimizar o acompanhamento, o primeiro passo é valorizar o profissional responsável por esta etapa. Desse modo, busque pela contratação de profissionais experientes e com especialização na área. Caso você já tenha funcionários que realizam esta atividade, busque treinamentos para que as etapas sejam entregues com maior eficiência.

Por outro lado, é necessário que exista maior comunicação entre os setores, para que o profissional compreenda quais são os parâmetros que deve levar em consideração durante o acompanhamento. Além do fator humano, é importante que você invista em ferramentas para o acompanhamento de obra. Softwares de gestão de obras e orçamento, por exemplo, apresentam opções de relatórios automáticos, que contribuem bastante com a otimização de toda a atividade do acompanhamento.

Por fim, é necessário visitar a obra de forma periódica. Intervalos de muitos dias e semanas entre uma visita e outra podem prejudicar o resultado final do acompanhamento de obra.

Compreenda a relação entre acompanhamento eficiente e orçamento

Além da qualidade e da entrega da obra dentro do prazo previsto, o acompanhamento de obra tem como objetivo cumprir e fazer cumprir o orçamento previamente estabelecido. Na obra, são comuns os casos de desperdício de material de a execução de tarefas de forma pouco inteligente, que demandam mais tempo e materiais. Com isso, o orçamento fica prejudicado e o lucro da construção e da empresa cai bastante.

Sendo assim, o acompanhamento de obra é imprescindível para garantir uma boa qualidade da obra. Entretanto, para que ele seja eficiente, é necessário seguir alguns passos, critérios e fundamentos. Ao longo deste texto apresentamos as principais condicionantes que levam ao acompanhamento ineficaz. Evite-os e você garantirá maior qualidade da sua edificação.

Gostou deste texto que fizemos sobre evitar acompanhamento ineficaz da? Então conheça os principais aplicativos para facilitar a sua obra.

Fale com um dos nossos consultores para conher melhor sobre o nosso sistema, clicando aqui.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu