BLOG

A importância do relatório fotográfico de obras na construção civil

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Relatórios fotográficos: entenda a importância dentro de uma obra.

O acompanhamento de uma obra é uma das principais etapas da construção civil. Isto porque é ela quem mostrará como está o andamento do empreendimento, o que precisa ser feito, a evolução em comparação a determinados períodos – principalmente aqueles que demandam de prazo –, além de ser um importante relatório de anotações para consultas futuras.

E, dentro do acompanhamento da obra está um elemento essencial para qualquer engenheiro, arquiteto, construtora ou incorporadora: o relatório fotográfico. Este tipo de serviço é primordial na construção civil principalmente quando está atrelada a vistorias, mas também tem sua relevância para quem está à frente do empreendimento.

O que é um relatório fotográfico?

Como o próprio nome nos indica, é um processo onde o responsável pela obra – seja um gerente administrativo, engenheiro ou outro profissional habilitado – irá produzir uma série de imagens que mostrarão, com imagens, os detalhes e especificações da totalidade da obra, como seu andamento em relação ao prazo, se há discrepâncias conforme o projeto original e quando houver a vistoria de órgãos responsável pela fiscalização de obras, principalmente se nos referirmos às obras públicas que demandam de processos licitatórios.

Ele é um documento organizado, com anotações junto as fotos, podendo ser feita a qualquer altura da obra, do começo ao fim. Por exemplo, se há a necessidade de uma mudança, o responsável pelo empreendimento irá recorrer ao relatório fotográfico, que constará as informações necessárias para a alteração do projeto.

Facilita, também, na ‘prestação de contas’ do serviço já executado – com programas e aplicativos que já fazem isso de maneira autônoma, é possível receber e enviar o relatório fotográfico apenas com um smartphone conectado à internet, permitindo que este documento ganhe cada vez mais espaço nos canteiros de obras.

Relatório fotográfico tem grande relevância

Alguns trabalhadores da construção civil acreditam que o relatório fotográfico pode ser apenas um complemento, mas o que muitos não sabem é que ele possui extrema importância na execução de uma obra. Isto se deve principalmente devido aos laudos que serão gerados quando há a vistoria realizada por um órgão específico no empreendimento.O documento serve como suporte para que a fiscalização seja feita de forma efetiva, pois trará as imagens que descrevem a situação atual da obra e as informações textuais que explicarão como está o processo.São várias constatações que podem ser feitas através do relatório fotográfico e que são de grande relevância. Uma delas, que pode passar despercebido no momento de tirar as imagens, é se os operários estão ou não utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); se o local está organizado quando precisa apenas do acabamento; onde serão dispostos elementos internos e que fazem parte da estrutura do imóvel; entre outros fatores que só trazem mais importância para o relatório fotográfico e deixam a obra em conformidade com o que fora estabelecido no projeto.

Como fazer um relatório fotográfico?

Com a tecnologia dos dias atuais é possível realizar inúmeras ações apenas com um smartphone. Por isso, os responsáveis pelas obras vêm utilizando, cada vez mais, aplicativos integrados que contribuem para que o relatório fotográfico de uma obra seja feito de forma eficiente, rápida e tudo com apenas uns toques na palma da mão.

Alguns aplicativos e programas trazem inúmeras funcionalidades, permitindo fazer as anotações no próprio celular, sem a necessidade de ficar imprimindo e utilizando do papel e caneta para fazer o documento.

Contudo, é recomendável que o responsável pela obra faça a impressão das imagens, com anotações feitas à mão ou no próprio celular/computador, pois poderá ser exigido quando realizada a vistoria ou solicitado pelo dono do empreendimento.

Nas informações deverão constar a data, o local em que as fotos foram tiradas, o que deverá ser (ou foi) executado, e diversas disposições, cada uma de acordo com a obra a ser realizada. Para facilitar, uma cópia deverá estar sempre presente junto ao responsável da obra, permitindo que o processo ganhe em tempo.

Relatório fotográfico como portfólio

A importância destes documentos também vem crescendo como portfólio dos profissionais que realizam este tipo de trabalho, mostrando o passo a passo de como as obras sob sua coordenação são alinhadas.

Por exemplo: um engenheiro faz todo o acompanhamento da obra através de relatórios fotográficos e guarda em pastas específicas. Se liberado pela empresa detentora do projeto, ele poderá utilizar esse material para divulgar para outras empresas que queiram contratar seu serviço ou que ainda não conhecem o profissional.

O relatório fotográfico traz respaldo no momento de servir como portfólio do responsável pela obra, pois quando encaminhado para serviços de vistoria, não poderá ser adulterado, mostrando que o empreendimento segue as normas técnicas estabelecidas para a construção civil.

Por isso, cada vez mais profissionais, sejam engenheiros, arquitetos ou técnicos em edificações vem transformando o relatório fotográfico em poderoso aliado no momento de divulgar seu trabalho e se destacar no competitivo mercado da construção civil.

Faça o seu relatório fotográfico

Conhecendo a importância deste documento e sabendo que poderá ser feito a qualquer altura da obra – da fundação ao acabamento – você já estará apto a trazer este elemento para a sua obra e alinhar tudo da melhor maneira.

Caso tenha dúvidas acerca do assunto, busque profissionais ou até empresas especializadas que irão contribuir para que seu relatório fotográfico seja feito de acordo com o padrão de outras obras. E, claro: se preciso, invista em um bom smartphone que tire fotos com boas resoluções, possua compatibilidade com aplicativos de relatórios fotográficos e contribua para o desenvolvimento da obra.

Para alinhar todos os gastos com materiais e profissionais, conheça o software de engenharia para orçamentos da OrçaFascio, com mais de 56 mil composições, fazendo com que orçar fique oito vezes mais rápido, preciso e confiável. Com um portfólio de clientes que incluem órgãos como Exército e Aeronáutica, além da Polícia e Receita Federal, sua obra fica mais barata e eficiente em todas as etapas – na contratação de profissionais, compra de equipamentos e materiais, facilitando que as indicações do seu relatório fotográfico sejam resolvidas de forma prática e eficiente.

Conheça e comprove: orçar é com a OrçaFascio.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação