7 passos simples, para evitar a perda de licitações.

Licitações de obrasOrçamento de Obras
licitação
Powered by Rock Convert

As licitações de obras públicas consistem em um nicho de mercado muito importante para as empresas de construção civil. Há vários tipos de obras que podem ser realizadas via licitação pública, como prédios públicos, estradas, obras de saneamento, avenidas e muitas outras. Mas para concorrer a elas é necessário que a sua empresa cumpra alguns pré-requisitos.

Mas que pré-requisitos são esses? O que fazer para cumpri-los? Para responder esta e outras questões, listamos neste artigo os 7 passos simples que você deve seguir para não perder oportunidade de participar de licitações com a sua empresa de construção. Continue lendo este artigo e prepare a sua empresa para participar de mais licitações e, consequentemente, vencer mais licitações.

1. Fique atento quanto às oportunidades

O primeiro passo para não perder a oportunidade de participar de licitações é saber quais são as oportunidades disponíveis para sua cidade, Estado, região e mesmo no país. Desse modo, é importante que você acompanhe os canais de divulgação das licitações, como os portais de compras do governo.

No passo seguinte, é importante deixar claro qual o ramo da sua empresa e como ela pretende atuar no processo licitatório. Mas mesmo para participar de um edital, é necessário avaliar se a sua empresa tem a capacidade de cumprir as exigências do contrato. Portanto, é necessário que sejam avaliados alguns critérios, como:

  • Exigências do edital;
  • Capacidade produtiva;
  • Panorama econômico
  • Situação interna da empresa.

2. Esteja preparado para participar das licitações

Estar preparado para participar das licitações consiste em não fazer nada na base do improviso. Ou seja, realizar e executar determinado planejamento para concorrer de forma competitiva em uma licitação. Desse modo, recomenda-se que a sua empresa tenha conhecimento jurídico para ampliar as chances de ganhar a licitação.

Contudo, vale frisar que isso não garante que a sua empresa ganhará licitações, mas, como destacamos anteriormente, aumenta as chances. Ou seja, sua empresa ganha diferencial competitivo em relação às outras empresas. O investimento em capacitação de profissionais é muito importante, pois aumenta as chances da sua empresa se destacar em relação aos concorrentes.

3. Conheça a lei de licitações

Sun Tzu foi um importante estrategista militar chinês. Suas regras para vencer uma guerra são ensinadas nas academias militares do mundo todo até os dias de hoje. Uma de suas lições mais importantes é sobre a necessidade de conhecer a si mesmo, assim como o objetivo a ser enfrentado.

Desse modo, não basta que você adeque a sua empresa às exigências legais e tenha total domínio sobre a capacidade técnica e os processos, mas é de igual importância o conhecimento da sua empresa sobre o processo de licitação. A lei de licitações está para ser renovada. Portanto, acompanhe as novidades sobre o PL 1292/95.

4. Monte uma equipe capacitada

Montar uma equipe capacitada é ideal para qualquer negócio, em qualquer setor. E não poderia ser diferente em relação a construção civil e para participar de processos de licitação. Dessa maneira, é importante que você saiba que é necessário contar com uma equipe capacitada tanto para os processos construtivos, quanto para o setor administrativo e jurídico.

Conforme destacamos anteriormente, é necessário conhecer bem a legislação pertinente aos processos de licitação. Além disso, é necessário que a equipe conte com especialistas no ramo, a fim de otimizar o entendimento do que é pedido e do que é necessário para participar e aumentar as chances de vencer a licitação.

5. Conheça as regras do edital como a palma da sua mão

Além de conhecer a lei de licitações, é necessário conhecer as regras do edital. Apesar deles seguirem um padrão, há informações únicas em cada edital e o conhecimento e estudo deles se forma minuciosa será a diferença entre as empresas que não conseguem nem mesmo participar do processo licitatório e aquelas que participam e vencem.

Powered by Rock Convert

Além de fazer a leitura atenta e completa do edital, é necessário ter na equipe da sua empresa, profissionais que sejam especialistas neste tipo de contratação, a fim de aumentar as suas chances de obter sucesso no negócio.

6. Estude a concorrência e o mercado

Outro ponto muito importante para quem deseja participar de um processo licitatório com competividade e, eventualmente, vencer alguns destes processos, é o estudo de mercado e da concorrência. Dessa maneira, você pode conhecer os pontos fortes de cada um dos seus concorrentes, assim como explorar os pontos fracos apresentados por cada um deles, o que coloca a sua empresa em vantagem competitiva.

Esse estudo de mercado pode ser feito de diversas formas, mas a chave para que ela seja feita é o interesse é a utilização de todos os meios legais para tal. Visitar o site das empresas e saber quais são as obras que ela costuma realizar, por exemplo, é uma opção muito interessante.

7. Acompanhe os resultados dos processos

Por fim, é necessário acompanhar os processos para saber se a sua empresa está avançando nas etapas do edital de licitação. Além disso, este procedimento serve para avaliar quais foram os acertos da sua empresa em determinado processo de licitação. Dessa maneira, você pode avaliar quais foram os acertos e erros cometidos, a fim de manter os pontos positivos para os processos seguintes, assim como atenuar os pontos fracos.

Orçamento de obras

Como dica adicional, podemos falar de um elemento que é importante não apenas se a sua empresa estiver participando de um processo de licitação, mas em qualquer obra que for realizada por ela. Com a o planejamento e execução responsável do orçamento, sua empresa tem maiores lucros, assim como alcança estabilidade e sustentabilidade financeira.  

Assim sendo, participar de licitações exige certo padrão para a sua empresa. Se você não apresentar elementos fundamentais para concorrer a uma licitação, sua empresa perderá grandes oportunidades. É necessário, portanto, estar a par das exigências, assim como das ações necessárias para cumpri-las. Siga as dicas listadas ao longo do texto e prepare a sua empresa para ganhar cada vez mais licitações.

OrçaFascio o Software para licitações.

O OrçaFascio foi desenvolvido para seguir rigorosamente todos os padrões e normas do TCU (tribunal de contas da união), com uma detalhada assertividade e precisão nos cálculos, é considerado por especialistas um dos melhores softwares para concorrer à licitações públicas.

O sistema conta com 17 bases de composição, incluindo SINAPI, SICRO e SBC, todas atualizadas de forma automática e sem custo adicional para o usuário.

O OrçaFascio possui um total de 6 módulos, dentre os quais 3 fazem a parte de Orçamento e 3 Fazem a parte de acompanhamento de Obras.


O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

OrçaBIM compre agora.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe muito mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu