5 livros de gestão orçamentária que você precisa ler.

Orçamento de Obras
5 livros de orçamento que você precisa ler
Powered by Rock Convert

O orçamento de obra é um dos elementos mais importantes de uma construção. Afinal, ele que define a viabilidade da obra e garante que o construtor não arque com prejuízos, avaliando as alternativas mais econômicas e seguras para a construção. Existem vários livros para auxiliar empresas e funcionários ligados à construção civil no que diz respeito a elaboração de orçamentos.

Entre os principais, destacamos aqui os 5 mais importantes que você deve ler, além de destacar inicialmente a importância da leitura destes livros e, por fim, a dica de outros elementos para auxiliar você na hora de elaborar o orçamento da construção. Continue lendo e saiba muito mais sobre o assunto!

A importância dos livros para o orçamento de obras

A escrita foi uma das maiores invenções da humanidade. Neles podemos aprender de forma quase integral e bastante completa sobre os mais variados assuntos, como o orçamento de obras. Vale destacar, no entanto, que a aplicação do conhecimento adquirido deve ser colocada em prática, de forma a tornar o ciclo do conhecimento ainda mais satisfatório.

Mas o que você encontrará nos livros de orçamento de obras? De forma geral, caminhos para solucionar orçamentos. Contudo, o conteúdo e metodologia para realizar um bom orçamento costuma variar de acordo com cada publicação. É importante, portanto, ler alguns livros para conhecer a metodologia que mais se adequa ao seu tipo de trabalho e a sua empresa, tornando o processo mais eficiente.

Os 5 livros sobre orçamentos de obras que você deve ler

Agora apresentaremos os 5 livros mais importantes sobre orçamento de obras, mostrando o que cada um deles tem de proveitoso para você e sua empresa.

1. Manual prático de administração de projetos, propostas e concorrências

Este livro, do autor José Manuel L. A. Bento, editado e publicado pela Editora Pini é voltado para profissionais ligados diretamente ou indiretamente na contratação de empresas. Desse modo, o livro se propõe a ser um manual prático para entendimento e elaboração de contratos.

O autor buscou tratar sobre propostas variadas contemplados projetos, prestação de serviços e concorrências, para citar um exemplo. Com isso, o livro utiliza diversos elementos, como contratos padrão, planilhas, desenhos e correspondências. Se você deseja se especializar sobre concorrências públicas ou privadas, este livro é obrigatório.

2. Como evitar prejuízos em obras de construção civil

Este livro é da autoria de Maçahico Tisaka, editado e publicado pela Editora Pini. O autor é muito conceituado sobre temas relativos à construção civil. Este livro foca nos fatores que geram o desequilíbrio do orçamento em um contrato de construção civil, que, consequentemente, geram grandes prejuízos — com destaque para casos em que são realizadas operações nos quantitativos de serviços ou projetos básicos de forma posterior.

A linguagem deste livro é muito clara e objetiva, e consiste em um verdadeiro instrumento para que contratados e contratantes identifiquem eventuais problemas e possíveis soluções de forma antecipada. Caso os problemas insistam em surgir, o autor ainda revela alternativas para se livrar deles da forma mais eficiente possível.

3. Guia prático de orçamento de obras – Do escalímetro ao BIM

Este livro é de autoria de Pedro Badra, editado e publicado pela Editora Pini. Discorre sobre fundamentos da prática do levantamento de custos, além do detalhe do orçamento de obras de construção civil. Portanto, mostra o alcance das ferramentas de orçamento com a utilização de mecanismos automatizados e informatizados.

O autor destaca que um bom orçamento está mais relacionado ao conhecimento tradicional de elementos da engenharia e arquitetura do que propriamente a utilização de sistemas de informática — que são importantes, mas consistem apenas em ferramentas para um fim, afinal, orçamentos para obras existiam bem antes dos computadores.

Powered by Rock Convert

4 Planejamento e custos de obras

Este livro é de autoria de Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelar, editado e publicado pela Editora Erica. Ele é mais introdutório do que os citados anteriormente, mas é igualmente importante. Entre os tópicos que o livro aborda, podemos destacar: técnicas de precificação, planilhas orçamentárias e a influência dos encargos sociais, modelos de estrutura, diagrama de causa-efeito e modelos de fluxogramas de processos, entre outros.

O livro é fundamental para quem deseja conhecer os conceitos mais importantes do orçamento antes de partir para assuntos mais robustos e técnicos.

5. Como preparar orçamentos de obras

Este livro é de autoria de Aldo Dórea Mattos, e conta com editoração e publicação pela Editora Pini. Consiste em um clássico da construção civil e é totalmente indispensável na sua biblioteca. Como o nome do livro sugere, o conteúdo aborda sobre como preparar um orçamento de obras do começo ao fim.

O livro aborda sobre cotação de insumos, levantamento de quantitativos, composição de custos unitários, custo indireto, curva ABC, entre outros. Além disso, explica de forma detalhada a técnica de fechamento do preço de venda e definição do BDI. De maneira geral, mistura teoria e prática de forma que um não se distancia do outro e torna o entendimento bem fácil.

Itens além dos livros que podem auxiliar você

Os livros são importantes, mas não são os únicos instrumentos que você deve utilizar para montar seu orçamento. Pelo contrário, para otimizar este importante elemento da construção, é necessário contar com bons softwares, que otimizam a execução do orçamento, além de automatizar a fabricação de uma série de relatórios e documentos, profissionalizando o orçamento.

Com isso, a obra se torna menos custosa e o empreendimento mais lucrativo, além de interferir positivamente em outras características importantes da obra, como segurança, qualidade, prazo de entrega e até mesmo na estética da edificação. Portanto, o orçamento não deve ser encarado como um mero capricho, mas como uma ferramenta importante para tornar a sua empresa diferenciada e mais competitiva.

Sendo assim, para adquirir maior conhecimento técnico e metodológico para elaborar bons orçamentos, é importante fazer a leitura dos melhores livros sobre o assunto que existem no mercado. Apontamos os 5 principais livros, mas você pode ler outros, se desejar (contudo, corre o risco do assunto se tornar repetitivo). O ideal é partir para a adoção de outras ferramentas para complementar o aprendizado, como as que listamos anteriormente.


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou do que leu? Então saiba quais são os erros mais comuns em orçamento de obras e como evitá-los!

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu