Engenharia de custo, tudo o que você precisa saber

Engenharia de custo

Engenharia de custos é um ramo da engenharia que se preocupa com o custo de uma obra ou serviço, elabora orçamentos de obras e realiza um acompanhamento antes, durante e após o planejamento do projeto. Junto com as outras vertentes da engenharia, avalia a viabilidade do empreendimento, faz seu diagnóstico e prognóstico, realiza uma análise e uma síntese das necessidades do projeto, visando sempre otimizar o tempo e os gastos da construtora.

Engenharia de custos é basicamente uma engenharia de orçamentação. É a responsável por definir o melhor caminho a ser seguido para que o projeto seja realizado como o planejado. A qualidade de seu orçamento está diretamente ligada à qualidade de seu projeto, e um bom projeto requer um bom planejamento orçamentário.

Esse é um segmento já enraizado e de extrema importância dentro da construção civil, mas que ainda está crescendo no Brasil. Segundo dados publicados pelo Jornal O Dia, 22% das reclamações na área da habitação na Secretaria Nacional do país, em 2013, foram referentes ao não cumprimento de contrato por parte das construtoras, atraso no prazo de entrega. Apesar de estarem desacreditadas quanto ao tempo de entrega de empreendimentos imobiliários, as pessoas ainda estão dispostas a comprar. Diante da necessidade de manter esse alinhamento entre construtora e cliente, o papel do engenheiro de custos é justamente acompanhar e gerenciar toda a obra, assegurando o cumprimento de prazos e a economia no canteiro de obras ao decorrer do projeto.

Cabe aos profissionais dessa área fazer o levantamento de custos para executar o projeto em cada etapa da obra, como, por exemplo, o que será gasto com os empregados (salário, benefícios, encargos sociais), com materiais, equipamentos, transporte, seguros e taxas. Eles são responsáveis pela elaboração, validação, planejamento de custos e orçamentos do empreendimento, e também pelo fluxo do caixa. A engenharia de custos tem sido cada vez mais percebida como parte essencial da engenharia civil devido à sua importância em cada fase do ciclo de vida de um projeto. Uma gestão inteligente torna o projeto um projeto de qualidade: mais eficiente, econômico e isento de imprevistos como o desperdício de materiais.

O seu engenheiro de custos vai participar e acompanhar a construção como responsável por analisar o desempenho e os resultados da obra em andamento, visitá-la, monitorar desvios e acompanhar a condução dos valores estimados no orçamento de obra. É seu papel estar sempre atento para achar soluções rápidas para evitar o atraso no canteiro de obras e manter a economia. Em conjunto com os demais profissionais da equipe, ele é determinante em todas as etapas ao decorrer da obra, sempre focado em maximizar resultados, diminuir e evitar atrasos, e garantir a qualidade da construção. É importante que ele seja um bom gestor e se comunique com os outros profissionais para encontrar as soluções mais apropriadas para a empresa.

Ao fazer uso da engenharia de custos e de um profissional da área, todos os envolvidos saem ganhando: construtora, clientes e empregados. O engenheiro de custo será um membro valioso na sua empresa, pois os valores estimados para um projeto, não vão ser o mesmo para o orçamento de obra seguinte, cada um deve ser analisado de forma individual. Ele sempre tratará das responsabilidades orçamentistas e estar de olho no planejamento orçamentário, no fluxo de caixa e no cronograma, para que, junto com os demais profissionais, a construtora possa garantir a entrega das chaves no prazo prometido e com o menor gasto possível. Será ele quem converterá os orçamentos bem-feitos em gastos bem realizados e também quem será capaz de otimizar sua obra em todos os aspectos.

Powered by Rock Convert

A OrçaFascio compreende tarefa cuidadosa e minuciosa que é elaborar um orçamento, por isso oferece um software para engenharia de custos, o qual ajuda o cliente a orçar seu projeto. O sistema que eles oferecem é simples, rápido e preciso, conta com cronograma, medição da obra, relatórios e cópias, além de poder trabalhar com vários usuários online e usar a tabela SINAPI, que é onde o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil determina normas e fundamentos para construção de orçamentos de engenharia, contratados e efetivados com dinheiro proveniente da União. Além de seguir as regras estabelecidas para elaboração de orçamento de obras e serviços de engenharia pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Com seu software para orçamentos de obra oito vezes mais rápido do que os outros, a empresa busca torná-lo um grande ERP (Enterprise Resource Planning) para construtoras, que, traduzido do inglês, significa planejamento de recursos empresariais. Ou seja, o objetivo deles é se tornar o principal nome quando falarem em engenharia de custos, em qual a forma mais fácil de planejar e ter economia no canteiro de obras. O software deles atende tudo o que um ERP para a construção civil precisa: é 100% mobile, isto é, pode ser acessado de qualquer lugar; é específico para construção civil; cruza informações de várias áreas diferentes da construtora; reduz os custos para o cliente; é integrado com o BIM (Building Information Modeling), que faz o inventário e histórico completo da obra, controla todas as etapas da construção de um projeto; oferece suporte; gera relatórios úteis; tem um módulo de compras e um de contratos.

Com um software de gestão empresarial desse porte, a OrçaFascio é capaz de identificar problemas, aperfeiçoar processos de trabalho e elaborar planejamentos de curto a longo prazo mais realistas e com mais chances de prosperar para sua empresa. Ele integrará os departamentos comercial, financeiro, administrativo, entre outros de sua construtora em uma mesma plataforma, resolvendo o problema de comunicação que há entre as diferentes equipes e reduzindo custos. Ele irá facilitar para o gestor manter-se atualizado perante a equipe, realizar avaliações de desempenho e agrupar resultados por área. Um ERP especializado desse evolui junto com as necessidades da construtora, de modo a suprir as demandas de seu mercado.

Para você que busca eficiência na hora de planejar sua obra, o OrçaFascio é o lugar certo! Acesse o site para mais informações e realizar seu orçamento.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras? Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Fale com um especialista Orcafascio

😁 Gostou? Deixe seus comentários.

Related Post