Relatório Diário de Obra: entenda porque é necessário a obrigatoriedade.

Diário de obra

O Diário de obra é um documento cuja finalidade é relatar o controle de todas as atividades realizadas diariamente, seguindo uma ordem cronológica e garantindo assim o mais claro fluxo de informações da obra.

Na maioria dos contratos, há exigência deste documento como instrumento formal para registro de todas as atividades que aconteceram na obra durante sua execução. Quando no contrato se estabelece que o diário de obra é o documento oficial para o registro das atividades e ocorrências, é necessário anotar todas as variáveis que venham a incindir na execução da obra,ou seja, todas as interferências que aconteceram no dia.

A importância do diário de obra não está no documento em si, mas sim em sua aplicação.Se fazendo o uso do diário de obras de forma correta, as empresas podem obter dados importantes, que podem auxiliar em decisões gerenciais e ser usadas em caso de disputa contratual. O documento pode indiciar quais interferências impediram determinado serviço.

Ao adotar esse modelo documental, o engenheiro ou técnico responsável pelos serviços, fica resguardado de futuras situações, que poderão ser prejudiciais ao exercício profissional.

O Diário de Obra é obrigatório?

Como citamos acima o relatório diário de obra pode ser sim uma exigência expressa no contrato entre contratante e a prestadora de serviço.

Além disso, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) tornou obrigatório o uso do documento de diário de obra por meio da Resolução n° 1.024 de 21 de agosto de 2009 . Essa Resolução obriga o uso de um documento – chamado de Livro de Ordem – em todas as obras e serviços executados por profissionais do sistema Crea/Confea.

O que se registra no Diário de Obras?

É muito utilizado o modelo diário de obras em papel ou arquivo eletrônico (excel) para registrar todos os eventos significativos da obra e que tragam consequências representativas para o projeto. Basicamente é um livro com folhas numeradas (três vias – uma cópia na obra, outra cópia para o cliente/fiscalização e outra cópia para a construtora). A assinatura do diário pelo cliente atesta o acompanhamento da obra, o que caracteriza transparência nos serviços prestados.

Mas com o avanço da tecnologia e a procura de praticidade já existem no mercado soluções de plataformas que oferecem o serviço via web. Neste segmento o Software de Orçamento de obras OrçaFascio oferece um Módulo exclusivo dentro da sua plataforma para DIÁRIO DE OBRA. Que oferece uma gama de trabalhos dentro de todos os critérios estabelecidos para este documento de importante valor na obra.

E agora com uma novidade, tem a disposição o APP do DIÁRIO DE OBRA, que pode ser baixado gratuitamente no seu Android e em breve para IOS.

AGORA FICOU MAIS FÁCIL !

 ORÇAFASCIO CRIOU O APLICATIVO DIÁRIO DE OBRAS

O CONTROLE EM SUAS MÃOS!

Com o App de Diário de Obras do OrçaFascio é possível fazer o acompanhamento e registro dos acontecimentos de onde você estiver.

Para usar o aplicativo é necessário assinar o plano diário de obras do OrçaFascio ou estar no período de teste do módulo.

O que o App de Diário de Obras do OrçaFascio pode fazer por você?

★ Movimentação de materiais comprados

★ Registro de clima, mão de obra, equipamentos, atividades, ocorrências e observações

★ Cadastro de fiscais

★ Cadastro de obras

★Controle de material por serviço

★Controle de mão de obra

★Trabalha off-line (Sincronização dos dados ao se conectar à internet) 

★ Imagens para o relatório fotográficos com carimbo do tempo e geolocalização, até 100MB de armazenamento em nuvem

FAÇA AGORA DOWNLOAD DO MELHOR APLICATIVO DE DIÁRIO DE OBRAS DO PAÍS .

Related Post