📈 Relatório de Viabilidade do Orçamento

Relatório de Viabilidade do orçamento gerado

Relatório de viabilidade vem da curva ABC, que é um orçamento organizado de modo a destacar os itens – insumos, mão de obra e equipamentos – que mais pesam no custo total de uma obra ou de um serviço.

Assim, os elementos mais relevantes da tabela aparecem logo nas primeiras linhas, facilitando sua visualização e controle.

Para as construtoras, por exemplo, a Curva ABC pode ser uma aliada na administração de estoques.

Afinal, por meio dela é possível acompanhar a necessidade de aquisição de materiais ou matérias primas. O resultado final desse processo é a redução de custos.

Com isso, em sua avaliação de resultados, é possível perceber o giro de itens no estoque, a lucratividade e o faturamento da empresa.

Relatório de viabilidade: Parâmetros da Curva ABC

A análise ABC consiste na divisão de itens de estoque de acordo com três grupos.

Eles se organizam de acordo com o valor de demanda, quando são produtos acabados, e valor de consumo, quando os produtos fazem parte do processo produtivo.

Ou seja, quando se tratam de matérias primas ou insumos.

Tanto o valor de consumo quanto o de demanda são determinados a partir da multiplicação do preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda.

Como resultado, a Curva ABC será classificada em:

Classe A: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo alto;

Powered by Rock Convert

Classe B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário;

Classe C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo.

Nesta classificação ABC é possível notar que:

A curva A, devem ser agrupados poucos produtos, cerca de 20% do total do estoque. Porém, devem estar presentes aqui os produtos com maior valor para empresa, representando cerca de 80% do faturamento da mesma.

A curva B, agrupa uma quantidade média dos itens, cerca de 30% e esses também possui um valor de consumo mediano;

A curva C, por sua vez, agrupa grande parte dos produtos, cerca de 50% de todos eles porém, o valor deles para a empresa é baixo, representando cerca de 5% das receitas.

Muito simples de gerar seu relatório basta abrir seu orçamento e ir no menu superior RELATÓRIOS > CURVA ABC DE INSUMO OU CURVA ABC DE SERVIÇO.

Relatório de Viabilidade do orçamento

Relatório de Viabilidade do orçamento

Relatório de Viabilidade do orçamento gerado

Relatório de Viabilidade do orçamento gerado

Caso tenha qualquer dúvida, fale com um de nossos especialistas sobre o 📊 Relatório de Viabilidade do Orçamento iremos ficar felizes em poder ajudar.

Fale com um especialista Orcafascio

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras? Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

😁 Gostou? Deixe seus comentários.