BLOG

Como elaborar relatório de medição de obras?

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Veja como fazer e acompanhar um relatório de medição de obras.

Quem está no ramo da construção civil sabe a importância de dar a devida atenção a todas etapas do empreendimento. Isto contribui para que nada saia fora do planejamento, evitando gastos com excedentes – sejam materiais ou mão de obra – além de não ter atrasos, por isso a importância do relatório de medição de obras.

Para que tudo isso funcione de forma orgânica e de acordo com o planejado, é necessário ter um recurso específico para a construção civil: o relatório de medição de obras. Ele contribuirá, passo a passo, para que tudo ocorra da melhor forma possível. Assim, a OrçaFascio, software de engenharia para orçamentos oito vezes mais rápidos e eficientes, traz como elaborar o relatório de medição de obras.

Sobre o relatório

É importante pontuar o que é um relatório de medição de obra antes de avançarmos para a sua elaboração. Em linhas gerais, este tipo de recurso é o que dará a visão espacial para o engenheiro, arquiteto, técnico em edificação ou outro profissional responsável pela obra, apontando o que está no planejamento e já foi executado. Isso compete tanto na questão de estrutura como nos indicadores de gastos, presentes no orçamento. O relatório mostra a importância do assunto na construção civil, permitindo uma série de benefícios para o responsável pelo empreendimento.Ele é dividido, categoria por categoria, para que toda a obra seja analisada através do relatório de medição da obra. Desta forma, facilita o processo de compra de materiais de acordo com a planilha orçamentária, pois terá toda a discriminação dos produtos em sua base.

Com os recursos disponíveis é possível economizar na execução da obra, sem imprevistos; agilizar os processos, de acordo com aquilo que já foi e precisa ser executado; além de mostrar ao profissional responsável, de forma periódica (geralmente mensal), como está a obra como um todo, permitindo gerar novas perspectivas para o futuro do empreendimento.

Como realizar um relatório de medição de obras

Conhecendo mais sobre o assunto, passamos para a fase de elaboração do relatório de medição de obras. Antes mesmo de chegarmos até ele, a utilização de um software para orçamentos, como da OrçaFascio, contribui para que o processo seja ainda mais ágil, devido as composições e precificação a partir do estado e região do empreendimento.

Como o relatório de medição de obras necessita de constante atualização – e isso significa a compra de novos materiais – é primordial que o responsável pela obra tenha este recurso para orçar de maneira mais prática.Efetivamente, há inúmeros programas e recursos que fazem o relatório de medição de obras de forma autônoma, contribuindo junto aos profissionais da construção civil – como o próprio software da OrçaFascio.

O relatório precisará ser preenchido com alguns campos para ser efetivamente eficiente: o primeiro são as etapas da obra, apontando qual deve ser executada de acordo com o cronograma (por exemplo, começar com o pavimento ou fundações), e os valores a serem executados em cada etapa. Também precisarão ter informações como quais itens estão presentes no contrato e os valores totais de todos os recursos empregados – que pode ser feito com o software da OrçaFascio.

Desta forma, o relatório contará com os prazos determinados durante a obra, os itens a serem utilizados (dependendo da modalidade, inclui-se os profissionais), os gastos parciais e totais, o que já foi executado e precisará ser. Tudo de maneira muito simples até para quem não tem familiaridade com o ramo de construção civil.

O usuário só necessitará das informações e, preferencialmente de maneira mensal, atualizar os dados conforme a porcentagem executada, o material utilizado e os valores despendidos. A atualização recorrente do relatório é necessária para que não haja imprevistos e erros no momento da execução.

Entre os critérios de medição estão todos os recursos a serem empreendidos. Isto inclui o pavimento, medindo o que precisará de concreto, por exemplo, e incluindo no relatório; as fundações e estruturas que, da mesma forma, precisam ser, de forma quantitativa, discriminadas no documento; a alvenaria, com os cálculos realizados acerca da quantidade de material para elaborar toda a obra; além do telhado, portas, janelas e o próprio acabamento, cada um de acordo com a sua etapa e presentes, com todas as informações disponíveis, dentro do relatório. Assim, nenhum dado pode ficar de fora, pois gerará prejuízos futuros.

As medições de obra são ainda mais importantes quando nos referimos a contratos públicos – ou, popularmente conhecidos, licitações.Nelas, o relatório será a base para apresentar o que foi executado e o que ainda precisa ser, permitindo que a empresa vencedora da licitação do empreendimento público possa apresentar se tudo está conforme o que é apresentado no cronograma.

Para realizar um relatório de medição de obras no setor público, as características precisam ser ainda mais minuciosas, pois qualquer erro pode incorrer em problemas com a administração estatal. Por isso, todo detalhe e acompanhamento mensal da obra se fazem necessárias para o relatório.

Uma importante ferramenta

O relatório de medição de obras é uma importante ferramenta para qualquer tipo de empreendimento. Ela dá mais segura na execução de contratos, mostrando o quanto da obra já avançou, quais recursos foram utilizados e aqueles que precisam ser contratados, além de vários indicadores que podem mostrar a produtividade da sua equipe de trabalho.

Podem contar, também, com registros fotográficos, dando mais credibilidade as informações, principalmente no momento de prestar contas – com o cliente ou o setor público. Desta forma, utilizar do relatório de medição de obras é a garantia da eficiência da obra, pois sem ela fica quase impossível mensurar o que foi executado.

Com o software de engenharia da OrçaFascio é possível, além de inúmeras funções no momento de fazer seu orçamento, ter a medição de obras com base nos seus orçamentos e cronogramas, comparando o que foi orçado com o que foi realizado.Seus recursos oferecem a planilha de medição, relatório de medição da obra e por empreiteiro, cada uma de acordo com o plano contratado.

Experimente o software de engenharia e comprove: realizar orçamento, medições de obras e inúmeras funções torna-se muito mais fácil, rápido e prático, permitindo que nada saia do previsto – e do planejamento do seu empreendimento.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação