BLOG

Qual a diferença entre trinca e fissura

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Qual a diferença entre trinca e fissura?

Há quem acredite que trinca e fissura tratam-se da mesma coisa quando aparecem em uma estrutura de concreto, como se fossem simples rachaduras que podem ser facilmente resolvidas. O detalhe é que a própria rachadura envolve uma situação diferenciada que também merece atenção.

Ou seja, trinca, fissura e rachadura são três problemas diferentes que podem vir a atingir as paredes de uma casa ou apartamento. Enquanto alguns desses problemas são de menor gravidade outros exigem atenção imediata por parte do proprietário, como é o caso de trincas e rachaduras.

Entenda agora quais as diferenças entre trinca e fissura, suas causas e consequências em uma estrutura de concreto e quais situações exigem maior atenção – e muitas vezes solução imediata – por parte do proprietário:

O que é uma trinca?

A trinca é considerada mais perigosa do que a fissura. Sua gravidade inclusive está próxima a de uma rachadura. Trata-se de uma abertura profunda e acentuada que não atinge apenas a tinta das paredes, a massa corrida ou os azulejos. Geralmente há separação em duas partes e sua espessura é de 1 a 3 milímetros.É mais perigosa que a fissura não apenas pelo fato de ser maior, mas sim por poder afetar as estruturas da construção.

O ideal é se manter atento, pois é fácil confundir uma fissura com uma trinca, ainda assim qualquer alteração nas paredes exige atenção por parte do proprietário de uma residência. Para se determinar que o problema se trata de uma trinca são necessários aparelhos especializados.

O que é uma fissura?

A fissura envolve uma abertura superficial na parede. Pode atingir apenas a pintura, a massa corrida ou os azulejos. É estreita e alongada e não gera grande preocupação. Sua espessura atinge no máximo 1 milímetro.

O mais comum é que fissuras envolvam problemas com a tinta utilizada para pintar as paredes ou com a massa corrida. Apesar de não ser perigosa, ela exige que o proprietário do imóvel preste atenção na evolução da fissura, pois se continuar a se expandir ela pode evoluir para uma fenda ou rachadura.

Causas mais comuns para o aparecimento de fissuras e trincasVárias são as causas que podem estar relacionadas com o aparecimento de fissuras e trincas em uma estrutura de concreto, ainda assim as mais comuns são:

Retração

A retração se encontra dentre as causas mais comuns das fissuras e pode ocorrer no concreto, na argamassa ou na tinta das paredes. Tem a ver com excesso de água ou cimento e – no caso da tintura – outros problemas, como tinta que está muito velha ou até mesmo estragada.

Para evitar o problema é preciso dosar a quantidade de água e cimento utilizada na construção e finalização das paredes da casa. O mesmo é valido para pinturas nas paredes, já que a fissura pode aparecer apenas na tintura.

Problemas na acomodação do solo

Antes de se realizar a construção de uma residência ou qualquer outra edificação é necessário realizar a acomodação do solo, que pode ser feita em maior ou menor grau.

Dependendo de como essa acomodação foi realizada pode haver deslocamento de terra e assim uma parte da construção fica mais baixa que a outra. As fendas nesse caso podem ser perigosas – e se tornarem trincas e rachaduras muito rapidamente – e comprometerem as estruturas da casa.

Para prevenir o problema o ideal é realizar a compactação correta do solo e realizar uma sondagem do terreno, para analisar se o mesmo permite a construção de uma casa ou edifício sem riscos de que se movimente e cause trincas ou fissuras no imóvel.

Dilatação

É algo comum de se acontecer quando a construção é exposta ao sol, há dilatação de algumas partes da casa que pode ser maior do que outras e assim resultar em pequenas fissuras que podem inclusive desaparecer assim que o imóvel deixa de ser atingido pelos raios solares e então ocorre a retração.

Para evitar o problema o ideal é utilizar a chamada junta de dilatação na laje da construção. Agora quando a construção já está pronta e está comprovado que as fissuras são causadas por dilatação o melhor é refazer toda a parte da argamassa e da tintura, impedindo assim o aparecimento das fissuras.

Infiltração

Vazamentos ou problemas de impermeabilização podem fazer com que a água da chuva entre no concreto. Inicialmente apenas as paredes são afetadas, sendo observado o aparecimento de fissuras e até mesmo de mofo.

É considerado um problema grave, pois com o tempo a água passa a corroer as estruturas de ferro do imóvel e dá início ao aparecimento de trincas e rachaduras. Se o problema não é resolvido, as estruturas podem ficar expostas e sua corrosão se tornar ainda mais acelerada, comprometendo as paredes afetadas da residência e até mesmo suas estruturas base.

Infiltrações exigem providências rápidas para realizar reparo na parte do imóvel que foi afetada e impedir que a água da chuva continue entrando no interior das paredes.

Vibrações e Trepidações

Casas ou edifícios que estão constantemente expostos a vibrações ou trepidações também podem enfrentar problemas com fissuras ou rachaduras. Elevadores, proximidade de obras, trafego intenso de veículo ou até mesmo residir próximo a locais de passagem de metrôs podem ser os causadores das trincas e fissuras nas paredes do imóvel.

Principais consequências de trincas e fissuras

Trincas e fissuras exigem atenção por parte do proprietário de uma residência, pois podem evoluir para uma situação mais complicada. As fissuras, apesar de não serem consideradas graves, podem evoluir para fendas ou rachaduras, sendo o primeiro sinal de um problema mais grave com as paredes da casa.

Por outro lado, as trincas exigem atenção imediata, pois podem afetar as estruturas da casa e resultar na queda de uma parede ou outra parte importante da construção que pode vir a comprometer o imóvel como um todo.

Identificou alguma fissura ou trinca em sua residência? Não deixe de chamar um profissional para verificar se não há nenhum problema mais sério afetando as estruturas e as paredes da casa ou edifício.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação