Vantagens das estruturas de concreto armado.

Planejamento de obras
Vantagens das estruturas de concreto armado.
Powered by Rock Convert

O concreto é união de misturas heterogêneas (cimento, água, areia e brita) transformada em uma massa homogênea onde são aplicados alongamentos dessa mistura para materialização em uma aderência firme e sólida. Temos dentre as opções de concreto, o concreto armado que difere pela presença de uma estrutura de aço em seu interior e aumenta a resistência do material construído.

O concreto comum não possui capacidade de resistência a pontos de tração, que o concreto armado possui pela presença do aço. A identificação da necessidade de utilização desse tipo de concreto se dá por especialistas com conhecimento em engenharia e por calculistas que determinarão o quanto o concreto é resistente, os espaços que se dará entre as barras, o tamanho da bitola do aço, e indicarão as dimensões de todos os materiais que farão parte da execução do projeto. Para que se consiga adquirir uma mistura de qualidade é preciso que algumas observações sejam feitas com relação às operações básicas no momento da produção do concreto e, posteriormente, no processo de execução da obra.

DOSAGEM: É importante que os produtos utilizados na produção do concreto armado, tenha as dosagens necessárias e equilibradas para que o produto em sua finalidade cumpra com as funções desejadas.

MISTURA: Todos os produtos necessários para o feitio do concreto devem ser misturados de forma a ficar uma massa homogênea.

TRANSPORTE: Após a produção do concreto ele deverá ser transportado até o local onde acontecerá a reforma ou construção.

LANÇAMENTO: O material será depositado no local a ser trabalhado, junto do aço para a adquirir resistência e sua estrutura passa para o processo de secagem após 3 horas de sua colocação.

ADENSAMENTO: Deve-se espalhar o cimento na extensão trabalhada e emparelhar de acordo com a necessidade retilínea procurando retira o ar presente na mistura para que não interfira no processo de resistência.

CURA: É o processo que mantém o concreto úmido, ou seja, que não permite que ele perca água de forma rápida e que pode ser realizado tanto com vapor, como também química ou com uso de materiais impermeabilizantes que dificultarão a saída de água do concreto.

ESPECIFICAÇÕES:

As armaduras do concreto podem ser montadas de duas formas diferentes: pode ser montada previamente ou de forma protendida que é quando o aço recebe um estiramento para ser utilizado.
A armadura é ativa nesse processo pois no momento em que começarem as tensões ela vai estar reagindo comprimindo o concreto que estiver ao seu redor. Posteriormente, pode ser usado em construções civis, edificações, obras de saneamento, barragens, pontes, viadutos, enfim, em todos os tipos de obras, mas, para tanto, basta que se saiba qual o tipo de concreto utilizar, se o protendido ou o pré tracionado.

As construções civis são regidas por normativas e, no Brasil temos a ABNT NBR 6118 que tratam sobe a qualidade de produções em projetos e estruturas de concreto. Dentre essas padronizações, muitas outras foram estabelecidas em normativas para que os canteiros de obras sejam ambientes seguros aos profissionais e para que se atenda a necessidade do cliente consumidor de receber um produto de qualidade e por profissionais especialistas no setor.

Um dos processos inevitáveis do concreto armado é a fissuração e é necessário que se acompanhe para que essas fissuras permaneçam dentro dos limites estabelecidos pelas normas técnicas. Outro efeito inevitável é o processo de oxidação do aço, embora sejam tomadas todas as precauções necessárias para ser uma obra segura, a oxidação pode acontecer de forma lenta e essa eventualidade é observada nas normas técnicas, que propõe parâmetros que estabelecem uma construção aceitável.

VANTAGENS DO CONCRETO ARMADO

Como um material que vem se disseminando em construções do mundo inteiro, o concreto armado possui em suas especificações várias vantagens, que ocasionam o uso cada dia mais intenso nas construtoras das mais variadas regiões do país.

Powered by Rock Convert

1- ECONOMIA: Os materiais utilizados no processo de produção do concreto armado são encontrados com facilidade e, não bastasse à acessibilidade os custos benefícios se fazem significativos nos processos de produção.

2- CONSERVAÇÃO: Por trabalhar com materiais que, em sua produção final será firme e resistente, a durabilidade do concreto se dá de forma mais intensificada o que proporciona um maior tempo de conservação.

3- ADAPTABILIDADE: É um material adaptável às diversas utilizações da arquitetura.

4- RAPIDEZ DE CONSTRUÇÃO: A realização dos procedimentos, desde o momento da mistura até o recobrimento, é rápida, o que faz com que a obra tenha agilidade em sua conclusão.

5- SEGURANÇA CONTRA FOGO: Quando preparo da armadura seja feito com a qualidade e padronização sugeridas, o material em sua produção final é mais resistente ao fogo.

6- IMPERMEABILIDADE: Quando utilizados os componentes certos e nas quantidades certas, o material é impermeável em seu processo finalizado.

7- RESISTÊNCIA CHOQUES E VIBRAÇÕES: Tudo é uma variável de como o material é empregado no procedimento, as estruturas de concreto se tornam mais resistentes aos diferentes tipos de eventualidades.

Alguns concretos como os que são utilizados para pisos industriais apresentam como vantagens a alta refletilidade e permite um acabamento ótimo. Já os concretos compactados a rolo, possuem baixo custo e são de aplicação fácil o que agiliza o procedimento, além de proporcionarem menos espessura para os processos de pavimentação. Sobre o concreto projetado, tem como característica uma consistência seca e endurecimento mais rápido, o que possibilita uma maior otimização do tempo de construção.

Em concretos com módulo de elasticidade, que são empregados em edifícios de grandes alturas, as vantagens estão nos sistemas construtivos que acontecem de forma mais moderna e são de fácil previsão de deformidades. No entanto, há o concreto que é utilizado em concretagens em dias quentes, que são os concretos com temperatura controlada. É um material com temperatura baixa que evita fissuras decorrentes de temperaturas elevadas, gerando uma maior resistência à compressão e permite que blocos sejam concretados sem muitas preocupações.

Como em todas as atividades que possuem necessidade de qualificação, aconselha-se que a contratação de uma construtora fidedigna, que preze por um serviço de qualidade e o entregue conforme acordado com cliente.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras? Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Fale com um especialista Orcafascio

😁 Gostou? Deixe seus comentários.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu