O que devo saber sobre a minha equipe de construção civil?

Equipe Construção civil

Powered by Rock Convert

Conhecer e gerir uma equipe de construção civil pode ser o diferencial na sua obra.

Uma obra passa por vários processos: do projeto a conclusão, etapas precisam ser cumpridas de acordo com o cronograma do empreendimento. Há, no meio de toda a construção, um elemento fundamental no sucesso (ou fracasso) do projeto: a equipe de construção civil. Formado por diversos trabalhadores, como o mestre-obras e os famosos ‘pedreiros’, este time será escalado por você para concluir o seu empreendimento. Por isso é preciso ficar atento a alguns detalhes sobre a equipe, além de conhecer sua divisão.

– A hierarquia no canteiro de obras
Como em outros segmentos, a equipe de construção civil também tem sua hierarquia estabelecida. No topo está o mestre-de- obras, ou encarregado geral, que irá fazer toda a organização no canteiro de obras, além de ser responsável pelo material e gestão de pessoas. Ele recebe o projeto do engenheiro (que está ainda mais acima na hierarquia) e executa a obra.

Na sequência vêm os encarregados: eles podem ser divididos em pedreiros, eletricistas, bombeiros, pintores, carpinteiros, entre outras funções específicas. Por fim, vêm os famosos ajudantes, como os serventes de pedreiros, que ainda não tem a capacidade técnica de atuar no ramo dos encarregados.

– Os engenheiros responsáveis

Assim como a parte prática da execução de uma obra, liderado pelo mestre-de- obras, o projeto de engenharia também segue um sistema hierárquico. No topo está o gerente de contrato, que fará a intermediação do cliente com toda a cadeia de trabalhadores envolvidos no empreendimento. Na sequência há diferentes tipos de engenheiros, mas os mais comuns são o administrativo, de produção, segurança, suprimentos e planejamento. Cada um terá uma equipe específica.

O mestre-de-obras se portará ao engenheiro da produção; técnicos ao responsável pela segurança e planejamento; auxiliares ao administrativo; compradores e almoxarifado se reportam ao engenheiro de suprimentos. Todo esse processo permitirá que não haja nenhuma lacuna na obra, garantindo todos os aspectos.

– O papel da liderança é fundamental
Conhecendo a hierarquia da sua equipe de construção civil, é importante frisar pontos decisivos para sua obra. O papel de líder que você exercerá, devido ao empreendimento ser seu, é importante, mas deve ser dosado. A comunicação será seu principal recurso e por isso é necessário que a linguagem empregada alcance toda a equipe. Motive os funcionários para que possam crescer em produtividade, mas apontar os equívocos também faz parte do processo.

– Conheça cada membro
Conhecer toda a equipe credenciará a uma obra dinâmica. Do servente de pedreiro ao gerente de contrato, saber as qualidades e potencialidades de cada é uma característica de bons empreendimentos. Entender as funções individuais, bem como os recursos a serem utilizados por eles, unirá agilidade à produtividade. Se possível, chame cada um pelo seu nome, mostrando que todos são importantes durante o processo.

– Trabalho pelo mesmo objetivo
Em qualquer área humana o trabalho coletivo é fundamental para que o processo se desenvolva. Na equipe de construção civil não é diferente: todos precisam estar alinhados com a obra, desenvolvendo o projeto como está na planta. Caso alguém destoe da linha estabelecida previamente, é importante tomar medidas para que os outros também não sejam desvirtuados. Por isso é necessário de empatia, paciência e rigidez para resolver conflitos e problemas que venham a desestruturar a equipe.

– A rotatividade é constante
Determinadas obras demandam de muitas pessoas, então é possível que a equipe perca membros durante a execução do projeto, e que novos trabalhadores sejam integrados. Este processo é normal, mas é bom ficar atento: muita rotatividade atrasa a obra e traz custos desnecessários. Para isso você deverá estabelecer regras e apresentar ao responsável direto, seja o gerente, engenheiro ou mestre-de- obras, que o orçamento cobrirá apenas o que foi designado no projeto.

Powered by Rock Convert

– Opiniões serão dadas
Uma diversidade de trabalhadores, com diversos perfis, apresentará um leque de opiniões, algumas contraditórias e conflitantes. Gerir essas indicações, escutando a todos e empregando boas ideias na execução do empreendimento permite uma obra melhor. A experiência destes profissionais mostrará novos horizontes, contudo é bom entender do assunto antes de colocar uma ideia em prática.

– Fique atento às exigências
A equipe precisará de várias coisas para executar a obra, mas muitas precisam ser dimensionadas no momento da contratação dos profissionais. Por exemplo, se o mestre-de-obras cobrar por metro quadrado, é importante saber o que será contemplado, como o acabamento neste espaço. Na frente, com o andamento das obras, você não precisará se preocupar com este detalhe.

– Incentivos podem render bons frutos
Estabelecer metas e dar uma bonificação para a equipe pode ser o diferencial do seu empreendimento. Somos motivados quando reconhecem nossos serviços, e na construção civil não é diferente. Por isso, estabeleça uma série de objetivos a serem cumpridos e apresente as ‘premiações’ que poderão ser entregues. Assim, você ganhará em agilidade e qualidade, o que redunda em economia e valorização do imóvel.

– Reuniões para alinhar os objetivos
Todos os processos acima descritos precisam ser colocados rotineiramente na mesa e expostos a sua equipe. Tudo para aparar as arestas e indicar onde precisa de mais atenção. É o momento ideal para conhecer mais sobre os trabalhadores, receber o feedback de como as coisas estão andando e mostrar que você se importa com seu empreendimento.

– Profissionais como todos
Nenhuma dica listada aqui funcionará se você não compreender o papel humano da equipe. Muitos têm famílias, as condições e salário talvez não sejam os melhores. Valorize o profissional, sobretudo o ser humano que está na sua frente. Esta prática mostra a toda a equipe que o relacionamento contratador-contratante é apenas na esfera comercial.

Isto poderá ser uma ótima vantagem no futuro: com o respeito e admiração da equipe de construção civil trará inúmeras possibilidades e informações preciosas sobre as suas especialidades – principalmente quando você precisa realizar alguma manutenção futura.

Conclusão
Conhecer a equipe é mais que apenas liderar: é perceber todos os elementos, do início ao fim. É conversar, ouvir e aplicar ideias positivas. É incentivar, mas também ser justo quando necessário. É dedicar um tempo para tomar um café com eles durante os minutos de descanso. Conhecendo a equipe desta maneira, tenha certeza que sua obra será executada não apenas pelo trabalho, mas por você.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras? Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Fale com um especialista Orcafascio

😁 Gostou? Deixe seus comentários.