Inteligência Artificial (AI): Como ela pode te ajudar no processo de orçamento de obra?

Powered by Rock Convert

A inteligência artificial (A.I. artificial intelligence), junto ao termo Machine Learning (máquina aprende), tem ganhado grande relevância e grandes proporções no mundo todo. A novidade vem sendo anunciada como uma salvação econômica e acusada de precursora da desintegração social humana, entretanto, ainda faltam muitas avaliações claras sobre o real potencial que o avanço da inteligência artificial pode gerar, bem como desafios que precisam ser enfrentados para garantir que um dia possamos usufruir dos benefícios deste inevitável caminho que a tecnologia está nos levando, ao invés de sofrer com ele.

Basicamente a inteligência artificial foi criada para trabalhar similarmente à inteligência humana, porém indo muito além da programação de ordens específicas, a maquina toma decisões baseadas em um sistema de aprendizagem e obviamente usando sempre a razão, o que é a grande diferença da consciência humana.

Algo tão complicado assim é fruto de estudos de algumas décadas, credita-se ao professor John McCarthy o uso do termo pela primeira vez em 1956, em uma conferência de especialistas em Darmouth Colege, chamada “O Eros Eletrónico”, que definiu como “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes”. 

Podemos, a grosso modo simplificar que a inteligência artificial é a capacidade da máquina pensar como nós seres humanos, perceber aprender, tomar decisões com autonomia e de forma racional.

E poder integrar esta tecnologia no dia a dia de trabalho de qualquer pessoa, seria considerar um avanço exponencial de ganho de tempo e lucratividade, uma nova forma de pensar e interagir com dados, sem ter que se preocupar com o erro, que é uma das maiores preocupações no caso de quem trabalha com orçamento de obras, trabalho esse que as vezes onera muito tempo e atenção aos mínimos detalhes. 

Como a Inteligência Artificial está ajudando no OrçaFascio?

O OrçaFascio, como o maior software de orçamento de obras do Brasil, foi pioneiro na implementação da inteligência artificial em sua solução, e vem trazendo de forma muito inovadora e eficiente para seus clientes, algumas das facilidades que a tecnologia de A.I. oferece.

Com um compromisso de integrar a tecnologia e otimização do tempo na engenharia de custos, a startup criou um departamento de inteligência artificial em seu setor de desenvolvimento, e no dia 13 de Agosto de 2019 nasceu Lucy, a inteligência artificial do Orçafascio, Lucy veio com a missão de ajudar o usuário a ganhar muito mais tempo na elaboração do trabalho do orçamento de obras, e tem obtido resultados positivos com a inovação, agora apresentando ferramentas dentro do sistema com metodologias de machine learning, ou seja, como falado acima, a partir de agora o software aprende com o usuário.

O detalhe mais interessante desta nova função, é que agora o software passa a aprender com as substituições, ou seja, quando se faz a substituição de um item por exemplo, no próximo orçamento o sistema já sabe que item foi substituído por qual, e já te oferece opções de escolhas automáticas.

Vamos citar um exemplo:

Suponhamos que você substituiu um insumo “servente” da base ORSE por uma composição “servente com encargos complementares” da base SINAPI, automaticamente o sistema aprende isso e cria um ranking de substituições já te indicando quais substituições fazer.

Powered by Rock Convert

Como na imagem 1 abaixo:

imagem 1
imagem 1

Em seguida abre uma caixa de diálogo para confirmação.

imagem 2
Imagem 2

Outra vantagem é que nesta tela, só teremos itens que precisam ser substituídos, logo, quando se escolhe que seu orçamento tem base padrão “SINAPI” ele só vai pedir para substituir insumos que não forem desta base escolhida como padrão.

Presume-se então que se torna muito mais inteligente fazer as substituições na tela de compatibilização ao invés de fazê-la na tela de insumos, tornando o processo muito mais eficiente.

Veja como acessar a tela de compatibilização na imagem 3 :

imagem 3
Imagem 3

Outra opção é a do botão na parte inferior da tela, que substitui todos os itens pré selecionados, trazendo otimização para a compatibilização do seu orçamento de forma automática.

imagem 4
imagem 4

Em breve teremos mais artigos relacionados às funcionalidades dessa nova ferramenta que o Orçafascio disponibiliza, para te ajudar a ganhar muito mais tempo e focar em novas conquistas profissionais.


O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

OrçaBIM compre agora.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.



Related Post