BLOG

Importância da escolha dos materiais na construção civil

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Sabe aquele prédio de não sei quantos andares e tão bonito que é capaz de chamar a atenção a quilômetros de distância: com vidraça, piso em porcelanato, teto em madeira, entre outros materiais? Então, quem vê assim pensa que a sua construção foi simples. Ledo engano. Para construir um prédio, como o citado, é preciso de muita expertise e, claro, de competências capazes de fazer o responsável pela obra tomar, digamos, as melhores decisões.

Entre elas, podemos destacar a questão da escolha dos materiais para a construção civil. Quem não tem familiaridade com as obras, acredita, muitas vezes, que é simplesmente chegar até o fornecedor e comprar o material necessário. Porém, devemos dizer que é bem mais do que isso e envolve a consideração de elementos cruciais para o bom desenvolvimento da construção e sua posterior entrega.

É claro que, infelizmente, nem todas as construtoras e equiparados levam isso em consideração, colocando qualquer tipo de produto na obra: sem mensurar seu valor, origem e efeito estético, por exemplo. Bom, se este for o seu caso, fique conosco e saiba, a seguir, a importância da escolha dos materiais na construção civil.

Vamos lá?

Os materiais de construção e a relação custo-benefício

Como se sabe, o material de construção é responsável por uma grande parte do custo de uma obra, portanto a sua escolha é de grande importância para o controle do orçamento disponível.

Mas não pense que esse é o fator mais importante na escolha do material de construção. Além de levar isso em consideração, o que é pertinente, afinal sem o controle dos gastos a obra pode ficar parada diante de uma possível emergência, é preciso ter ciência de que de nada adianta economizar se você vai comprar produtos de baixa qualidade.

Se você já ouviu a expressão de que o "barato pode sair caro", então você sabe do que estamos falando. É importante economizar, mas sem a perda da qualidade do material. Do contrário, você poderá frustar não só a qualidade do projeto, como também a expectativa dos futuros adquirentes.

Já imaginou, por exemplo, você entregar o projeto completo e, passado alguns meses, infiltrações e rachaduras começarem a aparecer? Além de isso manchar a reputação de sua empresa, poderá lhe render processos judiciais, dando-lhe dores de cabeça.

Portanto, quando se tratar da compra de materiais de construção, pense na economia, ou seja, pesquise os materiais que a obra necessita para a sua execução levando em consideração os melhores valores, mas, jamais, deixe de considerar o fator qualidade nesse processo.

Para lhe ajudar nisso, você pode contar com o software OrçaFascio, o melhor do mercado para quem trabalha no ramo de engenharia civil. Ele possibilita que você faça o orçamento da obra 8 vezes mais rápido e de forma confiável e segura, permitindo que você consiga encontrar, de certo modo, materiais de construção de qualidade a um baixo custo de maneira ágil.

Os materiais de construção sustentáveis: uma oportunidade para fazer o correto

O meio ambiente nunca foi tão valorizado e debatido como nos dias atuais. Se você fizer uma rápida pesquisa nos mecanismos de buscas, como o Google, vai perceber facilmente que este é o tema do momento. As pessoas e as empresas estão valorizando cada vez mais as políticas sustentáveis e muitas vezes só fecham negócios com quem pauta suas ações nesse sentido.

O que queremos dizer com isso? Além de você considerar o fator econômico e o elemento qualidade, porque não levar em conta a questão ambiental, ou seja, praticar o ecologicamente correto?

Além de contribuir para o meio ambiente, você estará atuando em benefício das futuras gerações. Sem mencionar que operar nesse sentido colabora para a construção de uma imagem positiva perante a sociedade e de seus públicos estratégicos, ou seja, de seus clientes, fornecedores, governo, entre outros.

Alguns materiais, inclusive, têm custos bem menores quando comparados aos convencionais, como o tijolo ecológico.

Para garantir uma obra sustentável, econômica e capaz de agradar a todos — sociedade, consumidores, acionistas etc.— , é importante seguir as orientações do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável sobre a compra de materiais sustentáveis. Abaixo, apontamos as principais:

  • Veja os critérios utilizados para definir o material como sustentável;
  • Verifique se a empresa se encontra em listas que denunciam a prática de atos escravagistas;
  • Analise se o fornecedor possui licença ambiental.

Os materiais de construção e sua durabilidade e características particulares

Um outro elemento importante a levar em conta na escolha dos materiais na construção civil diz respeito à durabilidade e às características particulares dos referidos objetos.Além de você considerar a relação custo-benefício, avaliando a qualidade do produto e considerando a economia, como já tratamos, e a questão ambiental, levar este elemento em conta pode garantir a sua obra estabilidade e resistência a agentes químicos, físicos e biológicos, como umidade, luz, calor, sais, micro-organismo etc. E aí, você leva isso em conta?

Quando não se avalia, nesse sentido, os materiais de construção, a obra, após entregue, pode perder a sua durabilidade, comprometendo a sua estrutura/estabilidade. Assim, para garantir uma construção segura, confiável e capaz de vencer os agentes dos quais relatamos, considere avaliar as particularidades do material de construção.

A escolha dos materiais de construção no efeito estético da obra

Um outro aspecto a considerar e que mostra, de certo modo, a importância dos materiais de construção, é a questão do efeito estético que eles exercem sobre uma obra.

Em outras palavras, quando não se escolhe de forma adequada o material de construção, a beleza da obra pode ir pelo ralo, causando um efeito estético negativo.Antes de comprar o material, é necessário elaborar um projeto de construção civil — maquete, imagens etc. —, especificando os materiais que vão ser utilizados, como, por exemplo, azulejo (e sua cor), tipo de teto, se em madeira, gesso ou laje, cores que serão aplicadas à estrutura interna da construção, enfim, tudo que diga ao acabamento, pois assim os clientes ou futuros moradores poderão apreciar a estética da obra antes mesmo de ela estar devidamente pronta.

E aí, conseguiu perceber que escolher adequadamente os materiais de construção pode fazer toda a diferença para a obra, assim como também para a sua imagem? Esperamos que sim! Então, já que você está aqui, aproveite e escolha agora o melhor plano da OrçaFascio para a sua empresa.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação