As principais etapas de um projeto de construção civil.

gestão na obra.

A gestão de um projeto de construção civil, é fundamental para o andamento da obra, é muito importante que seu projeto siga um cronograma detalhado e com o máximo de informação possível para que tudo saia de acordo com o planejado.

É por isso que há cursos e etapas para garantir que os gerentes de projeto saibam tudo o que precisam fazer para concluir um projeto bem-sucedido. Aqui listamos 10 etapas para você gerenciar seu projeto de construção.

1 – O orçamento da obra

O primeiro passo na gestão de um projeto é elaborar um orçamento.

O Orçamento é a ferramenta mais importante da gestão, através da qual a associação prevê receitas e antecipa despesas. Sem uma visão detalhada sobre receitas e despesas, sua empresa pode enfrentar um grande problema durante a execução do projeto.

Ao fazer um orçamento de obra completo, você precisa investigar o local, comparar os preços dos materiais, as vias de acesso e mais outros detalhes importantes, pois esses fatores quando não são bem planejados podem trazer despesas extras, prejudicando assim seu orçamento.

Para ajudá-lo, nós escrevemos um artigo detalhando os erros mais comuns no orçamento de obra, com ele você poderá evitar cometê-los. Há inúmeras soluções no mercado que te auxiliam neste problema porém deixaremos uma super dica pra você aqui.

O Orçafascio é um software especializado em orçamento de obras, desenvolvido para extrair o máximo de agilidade e assertividade para quem busca fazer um orçamento bem detalhado e dentro de todos os padrões do TCU.

2 – Desenvolva um roteiro do projeto

O segundo passo na gestão de um projeto de construção é desenvolver um roteiro de projeto. Um mal-entendido comum sobre o roteiro de um projeto é que ele é um plano definitivo de como o projeto será iniciado. 

No entanto, é uma visão geral para entender melhor o que precisa acontecer para criar um cronograma verdadeiro. Também é uma boa maneira de determinar quais devem ser as métricas de desempenho. É assim que o gerente de projeto pode determinar se um projeto está dentro ou fora do cronograma.

3 – Defina funções e responsabilidades

O terceiro passo na gestão de um projeto de construção é definir completamente os papéis e responsabilidades das partes interessadas e outros. Isso pode ser usado para determinar quem realmente precisará aprovar o quê. 

Dentro de projetos de construção, há partes interessadas que podem não ser fundamentais na aprovação de uma peça específica e é por isso que não devem ser responsáveis ​​por ela. E há outros que devem aprovar todas as partes do plano. Uma vez definidos os papéis e responsabilidades, é mais fácil colocar um plano em movimento.

4 – Reúna as partes interessadas

Este é um passo importante na gestão de um projeto de construção. Esta reunião é onde o plano começa a se unir. Também é um ótimo lugar para garantir que todos os envolvidos entendam o que é exigido deles, o que está por vir e responder a quaisquer perguntas. 

Esta reunião é sobre formação de equipes, tanto quanto sobre a criação da organização. Assegura que quaisquer subgrupos necessários sejam criados e construa uma visão coerente do projeto. 

5 – Defina o esboço e as linhas de base

O próximo passo no gerenciamento de um projeto de construção é colocar o escopo e as linhas de base na escrita. O escopo deve ser definido para garantir que todos que trabalham no projeto saibam o que devem fazer. Definir um escopo específico também limita a quantidade de escorregamento de escopo em um projeto. 

Powered by Rock Convert

Garantir que o escopo seja por escrito torna uma obrigação contratual de todos os lados e mais fácil de ser referenciada. Linhas de base, produtos e outras partes que facilitam a determinação de como medir o sucesso no projeto.

6 – Agende

Este próximo passo é geralmente onde um projeto começa a tomar forma. Desenvolver o cronograma e fazer com que todos concordem com ele é uma das etapas mais importantes na gestão de um projeto de construção. 

Para criar um cronograma, o gerente de projeto deve identificar todas as partes e etapas necessárias. Uma vez identificados, eles podem trabalhar no desenvolvimento do cronograma em torno dos passos, escopo e funções necessários. Quando o cronograma é criado, ele só precisa ser enviado para aprovação e entendimento.

7 – Desenvolva processos de modificação

Os gerentes de projeto não devem ignorar, o processo de modificação é incrivelmente importante na construção. As coisas acontecem, mudanças devem ser feitas e, na construção, podem significar centenas ou milhares de dólares. 

O processo de modificação ajuda os portas-chaves a saber para onde enviar pedidos de alteração e o tempo de resposta apropriado. Isso evita que as pessoas percam pedidos de alteração. Como tal, estabelecer um processo para modificações e solicitações de mudança antecipadamente beneficia o projeto. Cria uma cadeia de comando, um processo de revisão e um processo de aprovação antes de serem necessários.

8 – Desenvolva e implemente o processo de qualidade

Provavelmente, um dos elementos mais importantes do gerenciamento de projetos é o controle de qualidade e o plano de garantia de qualidade. Ter um plano de controle de qualidade e garantia de qualidade que comece desde o início do projeto é melhor em geral. 

Além de garantir a qualidade do trabalho e a qualidade do material, evita o retrabalho de última hora da inspeção final. Projetos que passam por inspeções mais frequentes exigem menos retrabalho, pois sabem que as correções são relativamente rápidas ou baratas. Pare os erros antes que eles aconteçam.

9 – Desenvolva um plano de comunicação

Um plano de comunicação é uma etapa impactante no gerenciamento de um projeto de construção. O plano de comunicação detalha quem é o ponto de contato adequado em qualquer situação. 

Isso garante que os principais titulares não sejam contatados em pequenos itens e que os titulares de chaves entrem em contato com a pessoa correta se tiverem dúvidas. Um plano de comunicação bem definido também ajuda a definir a estrutura para escalonamento de problemas. Quando algo precisa ser escalado, todos saberão a quem escalar e quando for apropriado.

10 – Construa

Uma vez iniciada a construção, o papel do gerente de projeto muda ligeiramente. Eles ainda são responsáveis ​​pela gestão do projeto de construção, mas agora eles estão olhando para o progresso usando os principais indicadores estabelecidos anteriormente. 

Manter-se a par do desempenho do projeto, indicadores-chave e comunicação torna mais fácil impedir que um projeto falhe. Aqui também é importante garantir que as programações de pagamento estejam configuradas e funcionando corretamente. 

A etapa final do gerenciamento de um projeto de construção é garantir que os requisitos dos proprietários sejam atendidos quando eles se apropriarem.


O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

OrçaBIM compre agora.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.



Related Post