Gestão orçamentária: mau planejamento causa desvio de 22% de receitas

Powered by Rock Convert

Uso de tecnologias como o software do OrçaFascio elimina desperdício de recursos por promover uma gestão orçamentária assertiva da empresa

Um dos grandes percalços da construção civil é obter uma gestão orçamentária eficaz e adequada contra os desvios.

Um dos grandes percalços da construção civil é obter uma gestão orçamentária eficaz e adequada contra os desvios.  Uma pesquisa da empresa de auditoria Deloitte aponta desvio médio de 22% entre as receitas atuais e as previsões. O índice é alto. Os dados são de 2014, mas, porém, são pontuais. Os números apontam que a maior parte das empresas não utiliza ferramentas eficazes para gerir orçamentos.

Desse modo, um dado chama a atenção no levantamento: 71% de parte dos entrevistados utilizam somente planilhas. Vale ressaltar que o estudo foi realizado com 71 organizações do setor de construção civil, com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados na gestão orçamentária.

É importante destacar que as empresas que utilizam o software OrçaFascio têm mais chance de eliminar os desvios, pois contam com uma plataforma 8x mais rápida, quando em comparação a outras plataformas do mercado.

Gestão orçamentária pelo OrçaFascio

Com o OrçaFascio, o seu time obtém a gestão orçamentária adequada, sem chance para complicações futuras e desperdícios. Confira aqui a opinião do engenheiro Li Chog Castro, que usa e aprova os serviços do OrçaFascio.

Outros dados da pesquisa

De acordo o levantamento, 38% dos profissionais concordam que há divergências entre previsões e as metas da empresa, contra 32% que discordam dessa sentença. Além disso, 36% dos gestores creem que falta pouca sinergia na elaboração e produção da gestão orçamentária. Mas, outra questão chama atenção: cerca de 46% não concorda com essa premissa.

A pesquisa também mostra que 41% dos executivos priorizam trabalhar as questões pontuais, ao invés de focar em ações preventivas. Por isso, 51% das pessoas entrevistadas agem diante das problemáticas apenas quando surgem os desafios. Outro dado também é significativo, somente 30% dos entrevistados se dedicam a uma lista de eventualidades para solucionar possíveis problemáticas no orçamento.

Gestão orçamentária contém problemas do dia a dia

Uma das conclusões diante das informações coletadas da pesquisa de Gestão Orçamentária, é que as empresas dão importância em conter os problemas do dia-a-dia e, simplesmente, “apagam o fogo”, deixando de lado o planejamento e a prevenção de riscos futuros.   E não custa lembrar que as medidas preventivas são as opções mais adequadas para conquistar resultados positivos no empreendimento.

Para evitar erros

A gestão orçamentária adequada em um empreendimento é fruto de um orçamento produzido de acordo com as demandas da obra e com todo o suporte para as equipes. E a tecnologia, obviamente, ajuda nesse desafio, ou seja, o OrçaFascio garante:

Powered by Rock Convert
  • Eficácia na elaboração do seu orçamento 8x mais rápida;
  • Tabelas e recursos fáceis de usar;
  • Módulos para criar um cronograma da obra, além de opções para compras e medições;
  • Recursos para visualização das ações feitas, como o tipo de material e outros dados da rotina;
  • Opção para reaproveitar dados já inseridos ou orçamentos feitos anteriormente;

Esses pontos citados anteriormente, basicamente, já facilitam quanto à redução de desvios no empreendimento e ajudam as empresas a saírem dessas estatísticas apontadas na pesquisa.

Outros diferenciais do OrçaFascio

Além de todas as vantagens mencionadas acima, saiba que a plataforma possibilita muitos benefícios que devem ser considerados, tais como:

  • Realizar um orçamento alinhado às regulamentações federais, como do Tribunal de Contas da União (TCU). É um ponto-chave para participar de licitações; (PODEMOS OFERECER O E-BOOK NESTE PONTO – CAPTURA DE E-MAILS)
  • Software com 17 bases de composição, que acessa tabelas base de referência (SINAPI, SICRO e SBC), sem custo adicional;
  • E para agregar ainda mais, voilà: um diário de obras, para você saber e acompanhar tudo o que está sendo feito no empreendimento.

Para suportar todas essas informações, será preciso contar com tecnologia, certo? Quanto a isso, não se preocupe, o OrçaFascio oferece recursos tecnológicos que possibilitam agilidade, salvar e elaborar com segurança todos os dados para a sua gestão orçamentária.

DICA: Conheça o OrçaBIM

Quer saber mais sobre as demais vantagens que o OrçaFascio oferece para a sua obra? Então, confira aqui um artigo sobre o plugin OrçaBIM.A ferramenta é uma melhoria na usabilidade do BIM (Building Information of Modelation, Modelagem da Informação da Constução em português), um API de integração com o Autodesk Revit, criado pelo OrçaFascio, muito fácil de usar, como se fosse nativo do Revit.

Uma das vantagens do módulo é a replicação de cada modificação feita na plataforma em todas as áreas do empreendimento. Isso é possível porque os dados são armazenados em nuvem, de forma automatizada.

As atualizações do software são realizadas com frequência, assim como as todas as mudanças realizadas mês a mês das Tabelas de Referência, como a SINAP, automaticamente, sem custos adicionais ao usuário.

Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento de obras independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias