Gestão de fornecedores: a importância da coleta de registros e documentos para uma boa parceria na obra.

GESTÃO DE MATERIAS
Powered by Rock Convert

Para manter uma obra no prazo, além de entregar um edifício ou espaço de qualidade, é necessário contar com bons fornecedores, tanto no que diz respeito à qualidade do material, quanto no prazo da entrega dos produtos. Se os materiais não forem bons, a qualidade da obra tende a cair, tanto esteticamente quanto em sua vida útil. Se os materiais não forem entregues no prazo, a obra tende a atrasar e ficar mais cara.

Desse modo, é importante falar sobre a gestão de fornecedores e tudo sobre o que é importante sobre ela, desde a sua conceituação até dicas de como implantá-la. Desse modo, fizemos este artigo especialmente para você, a fim de deixá-lo por dentro do assunto e auxiliá-lo na elaboração de uma gestão de fornecedores de obra mais eficiente para o seu canteiro. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é gestão de fornecedores e a qual a sua importância?

Gestão de fornecedores é o procedimento que analisa e controla as atividades operacionais que estão relacionadas a empresa e os fornecedores. Dessa forma, a gestão de fornecedores na obra tem como objetivo quantificar, analisar e controlar a chegada de materiais inerentes a construção, como areia, cimento, pedra brita, porcelanato, etc.

Toda obra precisa de fornecedores. Todavia, apesar disso, nem sempre são tomadas medidas para a criação de uma gestão de fornecedores, o que prejudica o prazo de entrega da obra. Por exemplo, se determinado responsável por uma obra não controla a quantidade de areia em estoque, precisará pedi-la com urgência quando ela acabar.

Quando isso acontecer, demorará algum tempo para que o material chegue na obra e durante todo esse tempo não será possível fazer o concreto. Essa falha ocasionará um efeito cascada, atrasando vários processos dentro da obra, o que pode prejudicar a qualidade da edificação, além a imagem da empresa no mercado.

Dessa maneira, a gestão de fornecedores tem como objetivo otimizar a evolução da obra, permitindo que a construção continue durante todas as suas etapas, adquirindo matérias primas na medida certa tanto para não faltar, quanto para não sobrar e acabar estragando. Com isso, a empresa ganha em qualidade construtiva, boa reputação no mercado por entregar obras no prazo, além de gerar economia.

A economia se deve tanto ao fato de atrasos causarem mais gastos (pagamento de funcionários, entre outras variáveis) quando por apresentar um cálculo mais preciso sobre os insumos necessários para a conclusão da obra, aumentando a eficiência do planejamento e a previsibilidade dos gastos.

Como escolher os melhores fornecedores?

O primeiro ponto a ser levantado para se fazer uma boa gestão de fornecedores é a escolha dos melhores fornecedores do mercado. Isto é, empresas sérias, que entregam matérias primas de qualidade e em um tempo hábil, permitindo que a obra siga o seu cronograma, entregando a obra no prazo, além de garantir a qualidade do empreendimento.

Desse modo, para escolher os melhores fornecedores, é importante que você analisa as opções existentes no mercado. Há várias maneiras de fazer isso, desde uma consulta com outros profissionais no ramo da construção civil, até a verificação de selos de qualidade, etc. Além disso, vale a pena continuar avaliando os fornecedores após a sua contratação inicial, analisando se a qualidade e pontualidade estão sendo mantidos.

Como avaliar os fornecedores?

O processo de avaliação de fornecedores é um processo ligado diretamente a gestão de fornecedores. Se não houver gestão, ou se ela não for eficiente, certamente a avaliação dos fornecedores será prejudicada. Desse modo, o primeiro passo é elaborar um planejamento de gestão de fornecedores, de forma organizada e minuciosa, a fim de tornar a avaliação de cada material, assim como dos fornecedores, mais adequada.

Powered by Rock Convert

Posteriormente, é importante avaliar a qualidade do material cada vez que for pedida uma remessa do produto para a obra. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a verificação do prazo. Muitos fornecedores, apesar de ofertarem um material de qualidade, pecam na pontualidade na entrega. Conforme adiantamos anteriormente, este atraso pode ser muito prejudicial para a obra, levando a atrasos, aumento de gastos e diminuição na qualidade construtiva da edificação.

Qual a importância de coletar registros e documentos para uma boa parceria na obra?

A organização é um dos elementos chaves de uma boa gestão de fornecedores. Se você não coleta os registros e documentos, como ter uma boa relação com seus fornecedores se você não armazena as informações da relação, assim como tem a análise da qualidade serviço ofertado prejudicada? Desse modo, é importante saber coletar os registros e documentos para analisar a qualidade do serviço e criar uma boa relação entre as empresas fornecedores.

O primeiro passo é padronizar os registros e documentação, e fazê-los sem falta durante cada etapa. Por exemplo, se chegar areia na obra, não deixa para fazer o registro posteriormente, mas faça na hora, mesmo que a obra esteja movimentada e você esteja com pouco tempo. Realizar as etapas de forma adequada no tempo certo é fundamental para manter uma boa relação no médio e longo prazo.

Além disso, um software apropriado para a gestão de fornecedores pode ser fundamental para facilitar o processo e torna-lo mais eficaz.

Como o OrçaFascio pode auxiliar você com a gestão de fornecedores?

O software para orçamento de obras ORÇAFASCIO também conta com o módulo COMPRAS agora você pode ter o controle dos materiais que entram e saem do seu canteiro de obra na palma da sua mão. Reduza o custo com papéis e evite o desabastecimento do seu canteiro de obra, ganhe tempo e organização ao fazer seus pedidos de materiais do seu canteiro de obra. O Orçafascio pensou em uma função que facilita o seu processo de pedidos de materiais, utilizando o seu celular, tablete ou computador.

Agora conte com o app COMPRAS do OrçaFacio, e faça todas as suas atividades totalmente off-line.

Integre todos os setores envolvidos no processo de compras da sua obra, Canteiro, Responsável Técnico, Setor de Compras e Financeiro.
Administre seus pedidos por obras, compare os preços dos seus fornecedores no sistema e decida onde adquirir seu material.
Compare o pedido do canteiro com a curva abc de insumos do seu orçamentos

Sendo assim, a gestão de fornecedores é fundamental para realizar uma boa obra, tanto no que diz respeito à qualidade construtiva, quanto a economia de materiais e velocidade na entrega da obra. Desse modo, este elemento é muito importante durante a execução de uma construção. Que tal começar a rever e implantar uma gestão de fornecedores eficiente agora mesmo?


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou deste artigo que preparamos para você sobre gestão de fornecedores? Então entre em contato. e adquira já seu módulo COMPRAS.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu