Erros mais comuns na elaboração do orçamento de obras.

erros no orçamento de obras
Powered by Rock Convert

O orçamento é um dos trabalhos mais difíceis e detalhistas na construção. É também um dos mais importantes. Geralmente, os lucros são ganhos ou perdidos com base na precisão do seu orçamento e na proximidade com os custos finais do projeto.

Então, quão preciso é o seu orçamento? De acordo com uma pesquisa recente, mostra que quase um terço das empresas de construção fazem menos lucro do que o esperado com base em seus orçamentos.

As chances são de que um orçamento ruim em um projeto que perde dinheiro não vai colocá-lo fora do negócio. Juntar alguns projetos não rentáveis ​​e você pode acabar fechando as portas para sempre. Um quarto de todos os entrevistados indicou que seriam necessárias apenas duas ou três orçamentos ruins para arruinar seus negócios.

Para resolver esse problema, o OrçaFascio. Uma solução prática, rápida e confiável para elaboração de orçamentos de obras, poderás criar orçamentos mais precisos, saiba como aqui.

Os erros mais comuns na elaboração do orçamento de obras

Obter orçamentos precisos não é tarefa fácil e um bom avaliador vale seu peso em ouro porém há muitas variáveis ​​que devem ser consideradas para fornecer orçamentos precisos em todos os projetos. Tudo, desde a fixação de custos precisos de mão-de-obra e materiais e a compreensão da produtividade dos trabalhadores até a obtenção de medições precisas de decolagem e a inclusão de itens como contingências de risco e sobrecarga devem ser quase perfeitos.

Um ou dois erros, podem eliminar completamente seu orçamento e resultar em um lance ruim, que você perderá porque é muito alto ou vencerá porque é tão baixo que você não terá lucro. Convidamos-te a ler nosso outro artigo sobre os erros mais comuns na construção civil e como evitá-los.

Não conduzindo uma visita ao local da obra

A maioria das oportunidades de licitação oferece aos possíveis licitantes uma chance de participar de uma reunião pré-licitação e visitar o canteiro de obras. Muitas vezes, estas são obrigatórias, a fim de apresentar um lance e com um bom motivo. Nenhum local de trabalho é idêntico e condições locais desconhecidas podem causar problemas inesperados e caros quando a construção é iniciada.

Ao conduzir uma visita ao local, você precisará fazer medições, inspecionar a topografia e tirar amostras do solo se isso ainda não tiver sido feito. Você também quer analisar o acesso rodoviário e o tráfego para o local, determinar quanto espaço há para a preparação, entrega e armazenamento de equipamentos e materiais e quais proteções ambientais serão necessárias durante a construção.

Certifique-se de que quaisquer subcontratantes cujo trabalho possa ser afetado pela condição do local também façam uma visita. Isso permite que eles avaliem o local por conta própria e considere os custos adicionais que as condições existentes do local podem apresentar em seus orçamentos.

Encargos sociais no orçamento.

Os custos trabalhistas são provavelmente o item mais difícil de determinar com precisão quando se trata do seu orçamento. Na pesquisa, os donos de empresas de construção dizem que “os custos de mão de obra são os mais difíceis de estimar e são classificados como o custo de projeto mais caro.” Há várias variáveis ​​em jogo quando se trata de estimar custos trabalhistas, incluindo o número de trabalhadores disponíveis para o projeto, seu nível de experiência, taxa de remuneração e produtividade.

Um bom e experiente pode ter um salário mais alto, mas é mais produtivo e pode fazer mais em menos tempo do que um trabalhador com menos experiência que ganha um salário mais baixo. Concentre-se em determinar quantas horas de trabalho são necessárias para realizar uma tarefa para usar como guia ao estimar custos de mão de obra.

Não se esqueça de determinar se os salários prevalecentes são exigidos no projeto, o que pode ou não ser diferente do que você normalmente paga a cada trabalhador. Sempre mantenha registros dos custos de trabalho, especialmente custos de mão-de-obra, pois você pode usar esses dados históricos para obter orçamentos mais precisos em projetos futuros.

Não avaliar riscos e criar contingências

Todo projeto de construção vem com riscos. A conclusão de uma avaliação de risco deve fazer parte de seu processo de elaboração do orçamento. Por um lado, ajuda na sua tomada de decisão. Um bom avaliador pode identificar um projeto que é muito arriscado e passar a enviar um lance. Também ajuda a determinar quanto estimar contingências.

Powered by Rock Convert

Deixar de avaliar riscos e criar contingências para seu orçamento será prejudicial quando as coisas derem errado. Quanto maior o risco, mais tempo você deve gastar para determinar maneiras de mitigá-los e como isso pode afetar seus custos. Você provavelmente não será capaz de recuperar as perdas que ocorrem se um problema imprevisto surgir uma vez que a construção está em andamento.

Não avaliar os orçamentos de subcontratados

Se você é um empreiteiro geral, é provável que tenha que terceirizar parte do trabalho para negociar com prestadores de serviço. Não se esqueça de rever cuidadosamente os orçamentos e propostas de lances. Certifique-se de que eles entendam exatamente quais aspectos dos projetos você deseja que eles ofereçam e concluam. Isso evitará a duplicação de trabalho em seus orçamentos que estão sendo cobertas por você ou por outro subcontratado.

Custos de Materiais e Suprimentos 

Os materiais e suprimentos de construção são outro grande custo para os projetos de construção e têm alta classificação por serem difíceis de estimar com precisão. Os preços dos materiais podem variar drasticamente desde o momento em que você inicia uma estimativa até o momento em que a construção começa. A demanda por materiais é alta e a incerteza sobre as tarifas e seu impacto nos preços estão tornando ainda mais difícil obter estimativas corretas.

Estabelecer relações com os fabricantes e fornecedores de produtos de construção tem suas vantagens. Não só eles podem ajudá-lo a fixar preços precisos enquanto você reúne suas estimativas, mas eles também podem direcioná-lo para materiais alternativos que possam ser mais adequados para o seu projeto.

Bloquear os preços de seus materiais é crucial, mas não se esqueça de fornecer quantidades para seus fornecedores. Isso permite que eles garantam que possam atender seu pedido e entregá-lo no prazo. Atrasos caros causados ​​por trabalhadores que não possuem os materiais de que necessitam são embaraçosos e prejudicam sua lucratividade.

Processo de Orçamento na Metodologia BIM

Building Information Modeling (BIM), também conhecido como “modelagem de informações para construção”, é a representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação durante seu ciclo de vida.

BIM é um recurso que gera toda a informação sobre uma construção levando em conta a geometria do edifício, as relações espaciais, a informação geográfica e as quantidades e propriedades dos componentes utilizados. Define desde a concepção inicial até a sua demolição.

Quando pensamos em BIM, muitas vezes pensamos em melhor coordenação de design e no processo de construção. Mas o valor real pode vir após a entrega, quando o proprietário ou o administrador da instalação recebe todas as informações do mesmo na íntegra.

Ainda mais, o BIM fornece um sistema de informações inter-relacionadas. Por exemplo, os objetos do modelo estão vinculados às informações fornecidas, incluindo manuais, especificações, dados detalhadas do orçamento, fotografias e detalhes da garantia.

Isso permite que o proprietário ou administrador da instalação gerencie com eficiência e precisão a propriedade. Já que 75% do custo de uma instalação é incorrido após a entrega. Na metodologia BIM o orçamento é parte do processo e facilita ainda mais o cálculo.

O Orçafascio disponibiliza um Plugin de interação com o Revit, uma das maiores ferramentas da atualidade quando se trata do fluxo de trabalhos BIM, o OrçaBIM, este plugin garante total interoperabilidade com o software possibilitando a elaboração de um orçamento a partir do projeto, de forma muito prática e simplificada, trabalhando no que conhecemos como o 5D das etapas de processos BIM.


O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

OrçaBIM compre agora.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe muito mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu