BLOG

Erros mais comuns na construção civil.

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Erros podem acontecer em qualquer negócio, e a indústria da construção não é exceção. Na verdade, pode haver muito mais erros nesse setor do que qualquer outro, simplesmente porque há detalhes mais complexos incluídos em cada projeto individual. 

Isto é mais provável porque nenhum projeto de construção é como qualquer outro, e existem algumas variáveis, para se ter em mente para cada um. Aqui listamos  9 erros de construção mais comuns que podem ser encontrados na sua obra.

1. Fraco acesso a componentes acima do teto.

O acesso deficiente geralmente resulta em pouca manutenção dos sistemas prediais. Equipamentos, válvulas, chaves de desconexão e amortecedores geralmente estão localizados acima de tetos em locais que não são acessíveis às operações de construção e à equipe de manutenção. 

A resolução desses problemas não apenas incentiva uma melhor manutenção dos sistemas prediais, mas também reduz o risco de ferimentos ao pessoal da instalação que tenta alcançar componentes em locais difíceis.

2. Espaço insuficiente para permitir espessura total do isolamento do duto.

Os espaços entre os componentes do duto e a tubulação adjacente, a estrutura do edifício ou outros componentes do duto são frequentemente insuficientes para a profundidade total necessária do isolamento do duto. 

O isolamento de dutos comprimidos não apenas contribui para um baixo desempenho de energia, mas também pode danificar os materiais de construção abaixo devido à condensação causada pelo valor reduzido do isolamento comprimido.

3. Orçamento de obra impreciso.

Sem um orçamento de obra preciso, o projeto fica comprometido. Despesas extras podem reduzir seu lucro e prejudicar os associados. Garanta o sucesso do seu projeto elaborando um orçamento completo e eficaz.

Atualmente temos ferramentas que podem te ajudar a elaborar um orçamento. Conheça o OrçaFascio, que é um sistema especializado para orçamento de obras via Web, significa que você não precisa instalar nada no seu dispositivo para utilizar, basta fazer seu cadastro e usar o navegador de internet, isso garante o uso do software de qualquer lugar, com flexibilidade de acesso e segurança das suas informações, pois somos criptografados de ponta a ponta.


Foi desenvolvido para seguir rigorosamente todos os padrões e normas do TCU (tribunal de contas da união), com uma detalhada assertividade e precisão nos cálculos, é considerado por especialistas um dos melhores softwares para concorrer à licitações públicas.


O sistema conta com 17 bases de composição, incluindo SINAPI, SICRO e SBC, todas atualizadas de forma automática e sem custo adicional para o usuário. Trabalhamos com licença de uso anual, sendo que o usuário terá suporte técnico on-line, suporte telefônico e treinamento, inteiramente gratuito inclusive no período de testes.


Você investe na anuidade de acordo com os módulos que atendam a sua necessidade.
O OrçaFascio possui um total de 6 módulos, dentre os quais 3 fazem a parte de Orçamento e 3 Fazem a parte de acompanhamento de Obras.

4. Usar modelos desatualizados.

Os desenhos e projetos de construção estão em constante mudança, e é por isso que é necessário que todos os envolvidos se certifiquem de estar sempre olhando para os mais atualizados. 

Qualquer pessoa que use plantas desatualizadas ou outras informações desatualizadas estará criando problemas que causarão atrasos no projeto. O trabalho pode realmente precisar ser removido e completamente refeito se isso acontecer Pense em quanto tempo e dinheiro poderá gastar.

5. Não ler o contrato.

Os empreiteiros estão tão ocupados lidando com um milhão de aspectos diferentes do trabalho que podem facilmente assinar algo sem lê-lo completamente ou compreender exatamente o que o formulário dizia.  Isso é feito o tempo todo e, enquanto na maioria das vezes, os resultados são bons, há momentos em que essa assinatura cria um problema. 

Afinal, ninguém vai querer descobrir que eles assinaram um pedido para o piso errado ou o azulejo errado, pois pode ser um erro caro que pode atrasar todo o projeto por semanas. A razão para isso é que eles precisarão pedir os materiais corretos e esperar que eles sejam entregues antes que possam continuar com o trabalho.

6. Não usar isolamento suficiente.

Embora existam padrões básicos para a quantidade de isolamento que deve ser usada em qualquer tipo de edifício, isso não significa que os empreiteiros devam instalar apenas essa quantidade. Afinal, a menor quantidade de isolamento necessário pode resultar em edifícios mais altos, mais frios e mais caros a longo prazo. É claro que a instalação de isolamento extra só ajudará se isso for feito corretamente, já que o valor real pode cair cinquenta por cento.

7. Dimensionando incorretamente o HVAC de um prédio.

Todo mundo sabe o quão importante é o calor e o ar-condicionado e, embora algumas pessoas possam pensar que podem economizar dinheiro instalando um sistema menor, isso simplesmente não é o caso. 

Esses sistemas menores de HVAC podem ser mais baratos inicialmente, mas, a longo prazo, vão custar mais ao proprietário do edifício. Esse custo adicional será na forma de contas de energia mais altas e no conforto de quem mora ou trabalha no espaço.

8. Fazendo tarefas de construção fora de ordem.

Alguns empreiteiros podem não pensar que é um problema ficar fora de ordem com suas tarefas e, embora isso seja verdade em algumas ocasiões, isso pode causar grandes problemas às vezes também. Imagine colocar tapume em uma casa antes de finalizar a fiação e as caixas elétricas. 

Enquanto um contator pode pensar que está tudo bem, e pode acabar sendo assim, imagine como eles se sentirão se encontrarem um problema elétrico que exija que o tapume seja removido para consertá-lo. Isso aumentará o tempo do trabalho e poderá exigir custos adicionais, especialmente se o revestimento estiver danificado, pois está sendo removido ou colocado de volta no lugar.

9. Não Instalando a cobertura de acordo com as direções.

Muitos empreiteiros pensam que podem simplesmente colocar o invólucro do edifício sem ler as instruções ou segui-las. No entanto, isso pode levar a um edifício cheio de mofo e bolor. Qualquer empreiteiro que tente isso descobrirá que seu nome será associado à construção de edifícios inferiores e eles começarão a receber menos empregos do que nunca.

Estes são os 9 erros de construção mais comuns, mas existem outros erros que são vistos ocasionalmente. Enquanto os empreiteiros tentam evitar os erros com a maior frequência possível, essa é uma indústria em que pode ser quase impossível fazê-lo.

O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.

Compartilhe essa publicação