Diferença entre estimativa e orçamento de obras

Powered by Rock Convert

Quando o assunto é estimativa e orçamento de obras, é comum que muitas pessoas pensem que os termos são equivalentes. No entanto, é essencial ter em mente que a estimativa se trata de uma previsão (um possível valor) do quanto será preciso investir na obra específica, enquanto o orçamento trata-se, de fato, do valor que terá de ser investido na construção do prédio residencial ou comercial. Isto é, “estimativa” e “orçamento” têm significados diferentes e é importante que você saiba o que significa cada um desses termos.

Quer saber quais são as principais diferenças entre Estimativa de Custos e Orçamento de uma Obra? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você!

Veja abaixo:

• O que é Estimativa de custos e para que serve?

A estimativa, como dito anteriormente, é uma previsão de quanto deverá custar a sua obra. Essa “previsão” é feita com base em projetos anteriores realizados pela empresa, bem como informações mais atuais. Com esse cálculo, é possível analisar a viabilidade econômica da obra e a sua rentabilidade. Nesse sentido, no entanto, vale ressaltar que se trata apenas de uma estimativa e que o valor final do projeto, na maioria dos casos, ultrapassa a estimativa.

Elaborada antes que o projeto em questão deseja definido, a estimativa de custo é importante para que você analise se será possível realizar a obra, ou não, de acordo com a previsão do valor que ele deve custar. Isto é, a estimativa serve de base para a tomada de decisões e para saber se a obra se encaixa com o seu orçamento atual, com o papel de informar ao investidor se o seu projeto é possível ou não. Essa previsão de cálculo, por sua vez, deve ser atualizada conforme o andamento do projeto.

• O que é Orçamento e para que serve?

Powered by Rock Convert

Por sua vez, o Orçamento de obras trata-se de uma etapa mais avançada em comparação com a estimativa de custos. Basicamente, serve para que você tenha não apenas a “previsão” do quanto esse projeto vai custar ao seu bolso, mas também todos os detalhes de custos de materiais e equipamentos que serão precisos para a sua obra. O orçamento só é realizado quando o projeto já está definido e sua elaboração é realizada pela empresa responsável quanto a execução da obra.

Para realizar o orçamento, a construtora leva em consideração todos os aspectos que envolvem a obra específica, como:

– O valor da mão de obra (remuneração paga aos engenheiros, arquitetos, pedreiros etc.);
– O valor de cada material utilizado no projeto (cimento, argamassa, tijolos, pisos etc.);
– O valor de cada equipamento, que neste caso é cobrado segundo o preço do aluguel desses equipamentos e nível de desgaste durante a obra;
– O preço dos serviços da construtora.

Em qualquer tipo de projeto, é primordial que você peça um orçamento detalhado, com todos os custos discriminados, para saber de que forma cada centavo que você investiu na obra está sendo aplicado.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras? Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Fale com um especialista Orcafascio

😁 Gostou? Deixe seus comentários.