Dicas de como fidelizar clientes e manter a credibilidade da sua construtora.

dicas para fidelizar clientes

Powered by Rock Convert

Para obter um crescimento sustentável para a sua construtora, é importante ficar atendo a uma série de fatores. Capital de giro, reputação da empresa e ações de marketing são algumas delas. Todavia, um importante aspecto costuma ser deixado de mão, mas é igualmente importante: a fidelização dos clientes. Você sabe do que se trata, como fidelizar clientes e manter a credibilidade da sua construtora?

Caso tenha dúvidas sobre o tema, ou queira aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, sugerimos que leia este artigo até o final. Aqui abordaremos sobre as principais informações sobre fidelização que você precisa conhecer. Além disso, falaremos sobre as principais dicas para fidelizar clientes para construtoras. Continue lendo e confira!

Entenda o que é fidelização

Apesar de ser um elemento extremamente importante no mundo dos negócios e vendas, muitos empreendedores não sabem o que significa a fidelização do cliente, ou, quando conhecem, entendem vagamente do que se trata o tema e o que deve ser feito para que ela seja colocada em pratica de forma eficiente.

Desse modo, fidelização consiste em uma série de práticas adotadas pela empresa para que o cliente retorne ao longo do tempo para comprar produtos com o mesmo empreendimento. Com isso, a empresa ganha clientes de médio e longo prazo e consegue crescer de forma sustentável.

As práticas unem vários setores da empresa, desde o atendimento ao cliente quanto a qualidade do produto e serviços de marketing. O ideal é deixar o cliente satisfeito com todas as etapas do produto, ligando a sua empresa a um bom serviço.

Além de muito provavelmente voltar mais vezes para a sua construtora, seja para comprar imóveis para investir, seja para indicar imóveis para parentes e amigos, o cliente fidelizado se torna um divulgador do negócio. Com isso, cria-se clientes exponencialmente, sem nenhum custo adicional.

Saiba por que fidelizar clientes para construtoras é importante

Fidelizar clientes é importante pois cria uma base de clientes para a sua construtora. Todo segmento do mercado apresenta seus próprios consumidores em potencial. Se você não consegue manter clientes após a primeira compra, provavelmente um dia o ciclo se fechará. E quando o ciclo se fecha, você tem muitas dificuldades em conseguir clientes.

Caso você permita que isso ocorra, restarão apenas duas alternativas: mudar o público-alvo ou fechar as portas. Dessa maneira, a fim de permitir o crescimento sustentável e consolidação da construtora no mercado local, é fundamental que você adote as medidas necessárias para fidelizar os clientes, conforme destacaremos a seguir.

Projeto do empreendimento

O primeiro passo para construir um empreendimento também é o primeiro elemento que você deve levar em consideração para fidelizar o cliente. O projeto deve ser pensado exclusivamente para agradar ao cliente (sendo respeitadas, obviamente, as legislações).

Desse modo, você deve ter um amplo conhecimento sobre o seu público-alvo. Isto é, o que eles desejam e o que esperam de um determinado imóvel? Qual o tempo de espera que eles estão dispostos a esperar para receber o imóvel? Tendo estas respostas encaminhadas, você terá muito mais chance de fidelizar o cliente.

Powered by Rock Convert

Por fim, no que diz respeito a esta questão, é importante que o projeto seja de qualidade, tanto no que diz respeito à qualidade dos materiais, quanto as soluções apresentadas pelo empreendimento em relação a iluminação e ventilação dos imóveis, assim como áreas de lazer e de uso compartilhado — quando existirem estes espaços.

Execução do empreendimento

Tão importante quanto o projeto é a execução do empreendimento. Muitas vezes o projeto é feito de forma muito bem pensada, com boas soluções. Contudo, a execução do projeto acaba por não seguir o que foi pensado, prejudicando a qualidade do empreendimento. Outro erro comum é a troca de materiais, que acabam por diminuir a qualidade do imóvel e comprometê-lo esteticamente e estruturalmente.

É importante, portanto, que sejam contratando profissionais com experiência e competência para fazer a execução de forma correta, assim como a gestão da construção. Engenheiros, mestre de obras, arquitetos e demais profissionais da construção civil devem entrar nessa etapa, a fim de entregar o melhor produto possível para os clientes.

Entrega da obra

Outro ponto importante é a entrega da obra. Mesmo que o projeto seja bom e a execução do empreendimento seja feita de forma correta, é importante atentar quanto a entrega da obra e tudo que está incluindo nessa etapa. A obra precisa estar bem-acabada e o prazo precisa ser respeito. Caso contrário, mesmo cumprindo todas as outras etapas de forma satisfatória, o cliente pode ficar contrariado com o imóvel por conta desse detalhe.

Acompanhamento após a entrega

Entreguei o imóvel, e agora? Já estou livre das minhas obrigações com o cliente para fidelizá-lo? Não! Após a entrega da obra, é importante que você continue acompanhando o cliente, a fim de sanar dúvidas e resolver possíveis problemas que venham a acontecer depois da entrega da obra. O cliente se sente acolhido e muito provavelmente contará com o serviço da construtora em outras oportunidades.

Conheça a ligação entre fidelizar clientes e manter a credibilidade da sua construtora

Manter a credibilidade de uma empresa não é uma tarefa tão simples. É necessário nunca relaxar em vários sentidos, especialmente no controle de qualidade. Em uma construtora, esses cuidados devem ser maiores, uma vez que a construção civil apresenta uma série de surpresas e situações inesperadas, o que pode atrasar obras e nem sempre o cliente entenderá a situação.

Clientes insatisfeitos, além de não fazerem mais negócio com a empresa em questão, tendem a espalhar a má experiência com todos os amigos e familiares. Isso mina a credibilidade da empresa no médio e longo prazo. Quanto maior a quantidade desses clientes, maior será o seu problema.

Já quando ocorre o contrário, isto é. clientes satisfeitos e, portanto, fidelizados, a credibilidade de construtora se mantém em alta. Desse modo, a empresa torna-se estável e o seu crescimento sustentável no médio e longo prazo.

Sendo assim, fidelizar clientes é um elemento muito importante para você deixar de priorizar na sua construtora. Ao longo do texto, apresentamos as principais dicas que você deve seguir para cumprir essa etapa com eficiência. Entretanto, destacamos que este é um processo sem fim. Ou seja, é necessário constante melhorias e ajustes para que ele continue dando resultados. E você, o que está esperando para fidelizar clientes e manter a credibilidade da sua construtora?


O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

OrçaBIM compre agora.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.

Related Post