BLOG

Conheça as ferramentas mais modernas da construção civil!

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Impressora 3D, drones e sistemas de informações são algumas das inovações mais modernas na construção civil

O futuro é agora. Ao menos para a construção civil. Com aposta em tecnologia e aparatos modernos, esta área de empreendimentos imobiliários vem se adaptando a novas estruturas, permitindo que os processos sejam mais eficazes e velozes. A última década trouxe equipamentos que mostram uma gama de possibilidades nunca antes vista: desde o cimento, passando pela informática e terminando em tecnologias que parecem ter saído dos filmes de ficção científica. Confira os principais destaques.

Cimento biológico

Sim, isto mesmo que você leu: há um cimento com estrutura biológica sendo utilizada nas mais modernas construções pelo mundo. Através de uma pesquisa de cientistas holandeses, foi encontrada uma bactéria em lagos congelada russos que pode absorver o cálcio presente no concreto e, com isso, até fechar rachaduras que possam vir a surgir com o tempo.

O avanço não termina por aí: no final de 2016 foi a vez de cientistas catalães, na Espanha, utilizarem da técnica desenvolvida, para criar uma eficiência de crescimento orgânico muito maior em edifícios verdes em países com clima tropical. Ele ajuda a manter uma temperatura agradável dentro dos ambientes com as chamadas "paredes vivas", além de absorver a radiação solar.

Por mais que, em ambos os casos, o estudo e o aprimoramento sejam necessários para a consolidação do cimento biológico, esta é uma das mais modernas ferramentas que a construção civil tem disponível e pode representar avanços significativos na climatização interna e na manutenção, evitando as rachaduras.

Painéis pré-moldados

Uma das tecnologias e inovações que mais estão presentes no mercado, os painéis pré-moldados são uma forma diferente, dinâmica e ágil de se fazer paredes e lajes. Eles apresentam resistência e durabilidade muito acima das superestruturas de concreto comuns na construção civil nacional.

Nos últimos anos, tecnologias permitiram que este tipo de ferramenta se tornasse uma das principais responsáveis pela agilidade nas construções. Elas já chegam prontas no canteiro, eliminando em muito os resíduos. Imóveis com pré-moldados podem ser construídos em algumas semanas, enquanto outros empreendimentos levam meses.

Painéis fotovoltaicos

O aproveitamento de energia na construção civil também passa pela forma de alimentação elétrica do imóvel. Antes, o modelo tradicional era a captação do sistema de distribuição de energia – ou, como muitos conhecem, os contadores. Não que estes tenham caído em desuso; contudo, uma nova tecnologia na construção civil veio para simplificar o processo: os painéis fotovoltaicos.

Em muitas casas, é possível ver estruturas de silício e metais semicondutores, que captam a energia solar e distribuem para toda a residência. Em projetos arquitetônicos que implementam esta ferramenta moderna, é possível conseguir gerar eletricidade excedente consumida pela casa. Isso pode gerar os ‘créditos de energia’, estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que abatem os gastos com eletricidade nos meses posteriores, utilizando o excedente que foi redistribuído no período anterior.

Impressoras 3D

Não só na construção, mas em vários setores. As impressoras 3D são uma das tecnologias mais importantes desenvolvidas pelo homem nos últimos anos e podem reduzir muito os custos da construção civil, além de contribuir para a agilidade da obra. Empresas de construção sustentável vêm investindo cada vez mais nas formas em três dimensões, permitindo que menos resíduos sejam acumulados nas obras.

Também há o fator de segurança: com materiais prontos, leves e pré-fabricados, fica mais fácil realizar as ações na construção civil. Estudos apontam que a economia no setor pode chegar a mais de 700% - e, com o avanço tecnológico das impressoras 3D, a tendência é que os valores sejam ainda menores.

Drones

Antigamente, estruturas como andaimes, escadas e cordas precisavam ser utilizadas para fazer as inspeções nas partes altas dos empreendimentos. Isso, felizmente para a segurança de milhares de profissionais, está sendo substituída por outra tecnologia que revolucionou a construção civil: os drones.

Através do mapeamento aéreo é possível transmitir todos os relatórios para engenheiros e arquitetos, dando um panorama geral não apenas do empreendimento, mas de todo o canteiro de obras, permitindo uma gestão de materiais, espaço e profissionais muito acima da praticada antes desta tecnologia entrar no mercado.

Sistemas de informações integrados

Imagina ter todos os detalhes em uma única base de dados? Pois os sistemas modernos de informações integradas são os "queridinhos" dos gestores da construção civil – popularmente eles estão inseridos no que conhecemos como "Internet das Coisas". Os sistemas permitem uma série de ações: cálculos sobre a área através da informação dos drones; controle e rastreamento de estoque a partir do código de barras dos produtos; e compilação de todos os números que se apresentam nos canteiros de obras.

Estes softwares integrados reduzem o tempo de execução da obra, protegem os materiais encontrados no estoque e mostram detalhes técnicos a serem executados na obra – tudo de forma dinâmica e com acesso remoto.

Jatos de cimento

O reboque ganhou novos contornos com máquinas desenvolvidas na Europa. Com redução de custos em material e pessoal, além da economia de tempo, os jatos de cimento rebocam paredes em minutos – enquanto, na década passada, pedreiros perdiam horas no trabalho.

Impermeabilizantes

Outra tecnologia que ajuda na manutenção de estruturas. Estas máquinas permitem que reparos sejam feitos em esquadrias, calhas, lajes e paredes, utilizando dos recursos necessários para cada situação. Estes impermeabilizantes modernos são compostos de argamassa, selante ou cristais (sendo vendidas enquanto ainda estão líquidas).

Sensores

Que tal aumentar (e muito) a produtividade dos funcionários que estão trabalhando nas obras? Pois isso já é realidade com os sensores portáteis. Eles enviam uma série de dados para o sistema de informação integrado, como cansaço e temperatura corporal. Também indicam a posição do trabalhador dentro do canteiro, aumentando sua segurança.

Concreto permeável

Este tipo de pavimentação é uma tecnologia que aumenta o tamanho dos grãos de rocha e areia, possibilitando melhor o escoamento da água das chuvas. Isso representa uma inovação que se faz cada vez mais presente em locais com fortes tendências a alagamentos, além de evitar acidentes com o "piso molhado".

Novos materiais

A construção civil continuará avançando tecnologicamente a medida que novos materiais sejam descobertos. Um deles já está sendo testado e pode representar um salto, principalmente para as grandes estruturas: o grafeno. Com cerca de 5% da densidade do aço, ele pode ser dez vezes mais resistente. Com tantas tecnologias e o que ainda há por vir, a construção civil vai ganhando em agilidade, economia e segurança, tornando-se um dos principais segmentos comerciais que investem em inovação e modernidade.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação