BLOG

Comprar casa pronta ou construir?

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Confira nossas dicas para saber se é melhor construir ou comprar uma residência pronta.

O sonho da casa própria é o objetivo de milhares de brasileiros. Ter um lugar para chamar de seu, com a decoração e disposição de móveis de acordo com o gosto do proprietário, vem se tornando cada vez mais real para inúmeras pessoas e famílias em todo o país. Contudo, junto ao sonho do próprio lar, vem o questionamento: edificar a própria casa ou comprar uma pronta? Bem, ambos os casos devem ser analisados com cuidado, pois são inúmeros fatores a serem levados em conta. Não apenas em questão de valores, mas uma residência com o perfil do morador é uma questão fundamental.

Para isso é preciso entender as vantagens de construir uma casa ‘do zero’ e a viabilidade de comprar algo que já foi construído. Se você está em dúvidas sobre qual escolher, a OrçaFascio, software de engenharia especializada em orçamentos, traz um comparativo entre ambas as situações para você analisar qual está mais de acordo com seu perfil. Com nossas dicas é possível realizar o sonho da casa própria da melhor maneira possível, levando em conta todos os fatores – do custo, a localização, entre outras características.

1. Custos: construir ou comprar pronto?

O principal comparativo que devemos levar em consideração são os custos de ambas as situações. Neste ponto, construir uma casa pode ser muito mais barato que comprar um imóvel pronto. Isto porque você consegue ter uma visão de ponta a ponta sobre todos os gastos que precisará despender para a execução da obra – do terreno ao acabamento. Outra vantagem de construir em relação ao imóvel já construído é o orçamento: com softwares como da OrçaFascio, é possível encontrar os materiais mais baratos e reduzir ao máximo o custo com mão-de-obra sem perder a qualidade do empreendimento.

Há ainda as vantagens de expansão futura de acordo com o projeto arquitetônico, reduzindo os gastos no momento de ampliar a sua casa. Isto porque um imóvel já pronto tem uma planta específica que pode deixar os valores mais elevados se, por exemplo, você resolver fazer uma cozinha integrada, mas que a planta do empreendimento não compete com a ideia do proprietário. Sim, há economia em comprar imóveis já prontos, mas a tendência é que você pague pelo valor de mercado do que já foi erguido – diferente de um projeto e orçamento bem delimitados que podem reduzir em até 25% o valor total da obra.

2. Necessidade de mudança

Aqui temos duas situações: se você precisa encontrar uma residência para morar em pouco tempo e sair do aluguel, a casa construída é muito mais vantajosa. Por outro lado, se há tempo para esperar, analisar e realizar a mudança em meses, construir pode ser a melhor opção. No ponto da construção também é possível fazer um planejamento delimitado de tudo que você necessitará para colocar no seu novo lar, de acordo com o projeto. Já nas casas prontas é possível reduzir gastos extras com alugueis e financiar o imóvel com menos prazos, quitando e tornando a casa efetivamente sua.

3. Instalações e expansão

Seja um empreendimento do zero ou uma residência já construída, os ajustes, manutenções e obras corriqueiras com as instalações e expansões acontecerão, ora ou outra. Mas, se formos levar em consideração que imóveis prontos podem ter defasagem de instalações, como muitos que precisariam quebrar paredes para instalar, por exemplo, um sistema a gás. Do outro lado, uma casa a ser erguida terá instalações novas e demorará muito mais a necessitar de manutenção. Sem contar na expansão: como dito no primeiro tópico, casas com seu toque tendem a ser mais fáceis de expandir e mudar que empreendimentos já construídos.

4. Opções de imóveis

O destaque positivo das casas já construídas fica por conta de que apresentam muito mais opções que os empreendimentos do zero. Isto porque o ramo imobiliário é dinâmico, se andar pelas ruas da sua cidade, você perceberá poucos terrenos a serem comprados em relação aos que já tem imóveis construídos. Esta vantagem fica evidente quando você elenca a localização como prioridade: é possível achar o local ideal sem sair de casa, apenas com buscas na internet. Para quem deseja construir, o principal benefício é o de otimizar os espaços disponíveis.

5. Imóveis modernos

Para encerrar, mas tão importante quanto o preço, é a capacidade de modernizar o imóvel de acordo com há de melhor disponível no mercado. E isso inclui questões sustentáveis, como instalação de painéis solares e reutilização da água, gerando menos gastos e contribuindo para o planeta. Neste quesito, construir é mais fácil que comprar pronto, pois você poderá, literalmente, equipar a casa da melhor maneira possível.

Atualmente são inúmeras ferramentas modernas e personalizações, sem contar no estilo arquitetônico do seu gosto, que maximizam o espaço em que você vive e se adapta ao número de pessoas que moram na residência, otimizando o ambiente interno e externo do empreendimento. É possível encontrar modelos de casas já construídas que atendam esses requisitos, mas nenhum deles poderá ser pensado desde o começo e necessitará de obras que, ao invés de gerarem benefícios e economia, podem trazer mais custos.

Conclusão: construir x imóvel pronto

Como apresentado aqui, comprar um imóvel oferece vantagens para quem não precisa de muita coisa e tem pressa para se mudar. Já para aqueles que querem construir, os custos e capacidade de deixar a casa com o seu toque são fatores preponderantes. Para essa decisão é necessário paciência e conhecimento de que você estará escolhendo pelo seu lar – e arrependimentos posteriores podem causar transtornos que seriam resolvidos com um exame de consciência sobre a melhor maneira de investir num imóvel – seja pronto ou do zero.

Em ambos os casos, ao construir ou reformar, consulte a OrçaFascio, software de engenharia que conta com mais de 56 mil composições e que transforma o orçamento da sua obra oito vezes mais rápido, de forma confiável e precisa. Com um portfólio de clientes como o Exército Brasileiro, Aeronáutica, Receita Federal, Universidade de Brasília, entre outros, orçar a sua obra te ajuda a economizar tempo e dinheiro – seja ao construir ou reformar, do imóvel novo ao já construído, a OrçaFascio é o software feito sob medida para você.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação