BLOG

Guia prático de como se destacar no processo de licitações públicas

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Veja como sua empresa pode sair à frente quando o assunto é licitação.

As licitações que envolvem obras públicas no Brasil geram mais de meio trilhão de reais por ano. Esse alto valor é divido entre inúmeras empresas do setor privado que concorrem, dia após dia, nos inúmeros contratos disponibilizados pela União, Estados e Municípios, cada um de acordo com as regras estabelecidas pela lei.

Contudo, vencer uma licitação não é um processo fácil, especialmente no setor de construção civil: apesar de algumas obras não terem nenhuma empresa disposta a executar, outras contam com dezenas de empreendedores que buscam entrar nesse ramo. Para facilitar a vida daqueles que querem ingressar no setor de licitações, a OrçaFascio traz um guia prático de como se destacar nos contratos públicos.

Tenha todas as informações sobre a obra

O primeiro passo é conhecer amplamente sobre o empreendimento, abrangendo todos os detalhes e se destacando no momento de apresentar a proposta. Por isso, ao entrar na disputa por uma licitação, conheça minuciosamente o edital e tudo o que é requerido pelo setor público para a execução do empreendimento.

Muitos buscam encaixar as informações presentes no edital a maneira que sua empresa trabalha e esse é o erro que pode ser fatal antes mesmo de entrar como concorrente. Como o edital contém uma série de informações técnicas e clausulas especificas, não há como fugir desse cenário.

Portanto, tenha uma equipe preparada para fazer a análise de toda a licitação, pois isso indicará se há viabilidade da sua empresa entrar no leilão.Por mais que a ideia seja contratar o menor preço, se não há requisitos suficientes para atender todos os processos, da elaboração a entrega, com cuidado aos prazos, não há como alguém vencer uma licitação.

Assim, conhecer o edital e estar preparado para todas as características presentes no documento te deixará a frente de inúmeros outros concorrentes. Conhecendo (literalmente) tudo sobre a obra, passamos para o próximo passo.

Sua empresa precisa estar regularizada

É importante que toda a documentação da empresa que busca vencer uma licitação esteja em dia e de acordo com o requisitado pelo poder público. Toda a parte burocrática, como cadastros e regularizações precisam estar em dia, evitando que, mesmo vencendo a licitação, a empresa não possa executar os serviços por um mero detalhe burocrático.

Também é preciso estar atento aos procedimentos que apontarão se a empresa tem os requisitos necessários para entregar a obra de acordo com o edital e isso geralmente é visto através de documentos, como relatórios entregues a administração pública.

Estar cadastrado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), que conta com seis níveis, é a porta de entrada para quem busca concorrer em licitações de todo o Brasil – principalmente nas tomadas online.

É importante a empresa estar regularizada no sistema, pois uma vez preenchendo os dados pedidos, será possível participar de processos sem a necessidade de atualização da documentação a cada nova proposta – desde que as informações sejam sempre atuais e de acordo com o perfil da empresa. Para quem busca o destaque nessa área, o SICAF é um dos primeiros passos para entender como funciona o amplo ‘mercado’ de obras públicas brasileiras.

Procure profissionais com experiência no setor

Se há uma dica primordial para quem busca se destacar nas licitações públicas é contratar, antes de tudo, uma assessoria jurídica especializada no assunto, que irá encaminhar o que é necessário para a empresa vencer as licitações, mas, sobretudo poder ao menos participar e começar a encaminhar suas propostas.

A assessoria irá treinar e habilitar profissionais da própria empresa de construção civil para que lidem com os processos licitatórios – e é preciso de pessoas específicas quando o assunto é concorrer por contratos públicos. Assim, quem tem a ajuda de profissionais habilitados e voltados ao processo de licitação consegue se destacar acima dos demais concorrentes.

Saiba o que o governo exige

Vencer uma licitação é ter um contrato com alguém que não irá ‘amaciar’ para o seu lado: o poder público. A administração estatal não é subserviente com erros no edital e atrasos nas entregas, podendo gerar multas e sanções, criando uma má imagem para a empresa que não conhece as nuances exigidas pelo governo.

Aqui vemos a importância de ficar atento a todas as regras estipuladas, não apenas presentes no edital, mas também exigidas pelo poder público para que não haja contratempos futuros e a empresa se destaque ainda mais.

Conheça todos os tipos de licitação

São cerca de 600 mil licitações abertas, mensalmente, no Brasil. Para aqueles que buscam se destacar, conhecer cada modalidade e as diversas características dos contratos em todo o território nacional podem contribuir no momento de concorrer em uma licitação.

Isto porque as opções são amplas e várias organizações disponibilizam esses dados de acordo com o filtro desejado, permitindo selecionar apenas as obras públicas a serem executadas por determinado valor ou com específicos materiais. Por isso, faço o cadastro em pregões e acompanhe como está a concorrência de licitações em todo o território nacional, permitindo mais experiência e entendimento do assunto.

Com dedicação e paciência é possível vencer licitações

É preciso se dedicar, formar uma equipe especialista em licitações e tentar vencer inúmeros contratos, mas, sobretudo é necessária paciência, pois no começo pode ser difícil encontrar um edital que seja específico para a sua empresa.

Alguns setores da construção civil desistem fácil das licitações devido ao fato de não conseguirem vencê-las, mas isso se deve a pouca experiência ou falta de paciência para conseguir bons contratos. A dica é concentrar em poucas licitações, mas sem deixar de acompanhar as outras, que podem trazer informações preciosas.

E, para contribuir no sucesso de sua empresa em licitações públicas, busque utilizar de softwares como da OrçaFascio, elaborando orçamento oito vezes mais rápidos e eficientes. Orçar com a OrçaFascio permite que você demande muito menos tempo (e recursos) para fazer suas composições e planilhas para serem apresentadas na licitação pública.

Órgãos como Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, entre outros, já utilizam do software da OrçaFascio, mostrando o caminho a ser seguido. Com esse guia prático e um programa de orçamentos líder no mercado, você se destacará ainda mais nas licitações.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras?

Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Compartilhe essa publicação