BLOG

NBRs da construção civil: conheça as principais normas do setor

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Com certeza você já ouviu falar nas NBRs da construção civil, não é mesmo? Para facilitar o entendimento sobre esse tema tão importante para a indústria da construção, reunimos as principais normas, que você precisa conhecer, neste artigo.

Mas, antes de abordamos sobre cada uma das normas brasileiras (NBRs da construção civil), precisamos falar sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um organismo da iniciativa privada, sem fins lucrativos, fundado em 1940.

O principal objetivo da ABNT no país é padronizar técnicas produtivas de vários setores, inclusive da construção civil. É importante ressaltar que este conjunto de normas não é exigido por lei e essa é a diferença entre as normas técnicas brasileiras e as normas regulamentadoras (NR).

Sua intenção das NBRs é fornecer orientações para que não ocorram erros e para tanto, propõe pontos avaliativos entre as etapas pelas quais o projeto transcorre padronizando as produções.

O que são as NBRs da construção civil?

Ao todo, foram publicadas 881 Normas Brasileiras aprovadas pela ABNT para a Construção Civil. Além disso, novas regras são postas em discussão e aprovadas todos os anos, atendendo à demanda de normas por parte da sociedade e do setor.

As normas publicadas pela ABNT, as NBRs são regras que servem para garantir a qualidade e a padronização dos processos e técnicas. No caso da construção civil, auxilia para que os profissionais e empresas do ramo possam garantir a qualidade das obras, além de segurança jurídica.

A seguir, você confere as NBRs da construção civil mais relevantes, divididas entre os diversos setores e especialidades da construção civil.

NBR 6118 | Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento

A NBR 6118 é um documento de 225 páginas que elabora detalhadamente sobre as exigências que as construções de grande ou pequeno porte devem cumprir para atender aos requisitos básicos exigíveis para projetos de estrutura de concreto simples, armado e protendido.

A associação brasileira de normas técnicas não inclui os demais tipos de concreto, como concreto leve, pesado e especiais, que tem seus detalhamentos em regulamentos específicos.

Esta é uma das NBRs da construção civil é mais relevantes, pois estabelece os parâmetros gerais e específicos para os projetos de concreto como um todo. Isto é, inclui os requisitos gerais de qualidade das estruturas, diretrizes e critérios de durabilidade do concreto, além de fornecer parâmetros de segurança e efeitos sobre os materiais, entre outros.

NBR 7190 | Projeto de Estruturas de Madeira

NBR da construção civil para estrutura em madeiras: 7190
Homem verificando estrutura de madeira

As obras que tem a estrutura de madeira como base do projeto, ou que empregam madeira na execução da obra, encontram na NBR 7190 as condições gerais de execução e controle destas estruturas, como pontes, coberturas e pisos de madeira, entre outras.

A NBR 7190 também trata das condições básicas de segurança do uso do material, dos limites da aplicação de esforço e da deformação, das propriedades da madeira e das disposições construtivas, entre outros parâmetros necessários para projetos de estruturas de madeira.

NBR 7199 | Projeto, Execução e Aplicações dos Vidros

Esta norma datava de 1989, e passou por uma série de atualizações em julho de 2016, quando teve a clareza do texto ampliada para evitar dúvidas de interpretação, principalmente em relação à indicação dos vidros para cada aplicação. Além disso, a NBR foi atualizada para se adequar às normas internacionais, principalmente em relação à utilização de vidros de segurança (temperado, laminado e aramado).

O documento de 57 páginas estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil. Ou seja, trata de normatizar a aplicação correta para cada tipo de vidro, a utilização em coberturas, portas e divisórias, segurança em relação às aplicações e espessuras, entre outros assuntos.

NBR 7480 | Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado – Especificação

Esta norma técnica veio para estabelecer os requisitos exigidos para fabricação, encomenda e fornecimento de barras e fios de aço voltados a armaduras para estruturas de concreto armado, guiando desde as características geométricas ideais para barras lisas, nervuradas e fios até os requisitos de propriedades mecânicas de tração e dobramento, passando pela soldabilidade dos materiais.

O documento também trata das condições de recebimento do aço, da inspeção dos materiais e da verificação da qualidade destes, ao mesmo tempo em que estabelece os parâmetros de rejeição ou aceitação das barras e fios de aço, assegurando a confiabilidade geral da parte estrutural do concreto armado.

NBR 12721 | Avaliação de Custos de Construção para Incorporação e Outras Disposições para Condomínios Edifícios – Procedimento

NBR da construção civil para avaliação de custos de construção: 12721
Homem visualizando plantas de projetos

A NBR 12721 estabelece o procedimento técnico para avaliação de custos unitários, cálculo do rateio de construção, critérios gerais de cálculo de área, coleta de preços, entre outros. Ou seja, é essencial para todos os profissionais que elaboram orçamentos de incorporação.

A norma tem um foco claro na regulamentação de regras que conduzam à definição do objeto de transação, fazendo uma comparação entre o preço da transação e o montante de recursos investido na construção. Isso permite que sejam estabelecidos coeficientes de proporcionalidade para o custo de todas as áreas relacionadas a cada imóvel, incluindo estacionamento, áreas de uso comum, entre outras.
Esta NBR também estabelece os critérios para a obtenção do Registro da Incorporação (RI), e cria a padronização de todas as características construtivas inclusas em cada unidade que será entregue ao consumidor.

NBR 13818 | Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação e Métodos de Ensaio

Por fim, falaremos sobre a NBR 13818, uma importante norma que trata de fixar todas as características exigíveis para todas as etapas que influenciam na qualidade das placas cerâmicas de revestimento, incluindo fabricação, marcação, declarações em catálogos, recebimento, inspeção e aceitação destes materiais.

Os objetivos principais dessa NBR da construção civil dizem respeito à construção de um padrão de qualidade e segurança baseados em metodologias de comunicabilidade de características dos produtos por parte dos fabricantes e fornecedores de placas e revestimentos cerâmicos, além de estabelecer como os compradores devem inspecionar e utilizar os materiais. Pretende-se, desta forma, criar um ambiente em que a máxima qualidade das placas cerâmicas para revestimento esteja mantida por toda a cadeia produtiva, induzindo um aumento na qualidade dos materiais.

A grande lista de NBRs da construção civil

Como mencionamos anteriormente, a indústria da construção conta com mais de 800 normas técnicas. Desta forma, os profissionais do setor devem se atentar para as normatizações que orientam suas atividades, de acordo com suas respectivas funções.

Ou seja, as NBRs da construção civil devem ser consultadas e estudadas por todos os profissionais do setor em suas respectivas especialidades, de modo a garantir a qualidade e a segurança de todas as obras.

Outro ponto importante a ressaltar é que todas as normas são extremamente importantes e que tem especificidades que devem ser observadas para salvaguardar a obra de problemas técnicos e judiciais. Dessa forma, não há norma mais ou menos importante. Isto, é todas possuem mesmo grau de importância.

Além disso, o cumprimento das normas técnicas da construção civil também permite aumentar a produtividade e reduzir os custos de cada projeto e obra pelo Brasil, possibilitando um aumento da competitividade e um melhor aproveitamento dos recursos. E no final, todos fatores garantem a entrega de um ótimo produto para o consumidor.

Agora, que você já sabe conhece alguma das NBRs da Construção Civil, aproveite e conheça outras normas técnicas e também regulamentadoras importantes para construção civil, baixando gratuitamente o Guia das Normas da Construção Civil.

Compartilhe essa publicação