Aproveitamento da água da chuva nas construções

A água é um dos bens mais preciosos para a sociedade, sendo de vital importância para a sobrevivência humana, bem como para a realização de tarefas no dia a dia. No entanto, vale salientar que a água apropriada para o consumo humano não é um bem durável.

É possível afirmar que a superfície do planeta é composta por cerca de 70% de água. Essa água conta com um ciclo natural bem determinado, que se inicia com a sua evaporação e segue para a constituição de nuvens que, posteriormente, efetuam o seu retorno para a terra por meio das chuvas.

No entanto, de toda água que existe em nosso planeta, 97,5% dela é encontrada nos oceanos e dos 2,5% que restam, 1,5% está nas regiões polares, restando assim apenas 1% de água viável para o consumo da população.

Por essa razão, evitar o desperdício é um elemento fundamental no nosso cotidiano. Além disso, tão importante quanto evitar o desperdício é a adoção de maneiras práticas para o aproveitamento da água das chuvas.

Existem vários exemplos de como a água da chuva pode ser devidamente aproveitada. No caso dos prédios e das casas, a água oriunda da chuva pode ser utilizada para a irrigação de plantas e jardins, lavagem de pisos, carros, banho, entre outras ações.

Entre as vantagens existentes no aproveitamento da água pluvial convém citar o aspecto ecológico, pois esse procedimento auxilia a evitar o desperdício. Outra vantagem é a questão econômica visto que, ao encontrar maneiras para aproveitar a água da chuva, a redução do gasto se torna evidente.

A utilização das cisternas

Quando o assunto é aproveitar a água da chuva, um dos meios mais eficientes e seguros é o uso de elementos conhecidos como cisternas, que também podem ser chamadas de algibes. Hoje em dia, por exemplo, em que a arquitetura e o urbanismo cada vez mais adotam o conceito sustentável para a construção de prédios e casas, as cisternas são elementos essenciais na realização de tais projetos.

As cisternas, de uma maneira geral, podem ser de alvenaria ou, em alguns casos, de material plástico.
Para que as cisternas realmente sejam eficientes, é recomendado que elas permaneçam enterradas e que também contenham filtros, pois assim é possível manter o controle de qualidade da água que ali é armazenada, evitando a incidência de fungos e algas.

O funcionamento de uma cisterna é bastante simples e dinâmico. No procedimento, a água da chuva é conduzida pelas calhas até a um filtro. Esse filtro efetuará a eliminação de impurezas, tais como as folhas e também resquícios de galhos e poeira. Além disso, um freio d’água não permite que a chegada de água na cisterna possa suspender partículas sólidas localizadas em seu fundo.

Os benefícios da utilização de cisternas são vários, um deles é a sua versatilidade, ou seja, as cisternas podem ser construídas tanto em áreas urbanas quanto nas zonas rurais. Além disso, elas são viáveis tanto para casas quanto para prédios.

A utilização das cisternas também corresponde a uma ação ecologicamente econômica, correta e sustentável, uma vez que evita o desperdício aproveitando a água da chuva.
Além disso, o sistema de aproveitamento de água com cisternas evita a ocorrência de enchentes, pois armazena a água destinada para ir a rios e lagos, reduzindo assim o grande volume nos esgotos.

Em locais com regiões caracterizadas pelas secas constantes, por exemplo, a utilização de cisternas é uma excelente forra de armazenamento.

O aproveitamento da água na chuva em casas

Powered by Rock Convert

De acordo com pesquisas efetuadas pela ONU, a utilização de 100 litros de água por dia já compreende uma quantidade suficiente para a higiene de uma pessoa. No entanto, já está constatado que, nos centros urbanos, o consumo de água por pessoa é muito grande e, por consequência, o impacto na natureza e na nossa vida diária já demonstra preocupação.

Porém, ao aproveitar de maneira correta a água de chuva, é possível até 50% na conta de água no final do mês. Ou seja, a instalação de métodos de coleta de água em uma casa representa um investimento que compensa a relação entre custo e benefício.

A utilização da água da chuva consiste na utilização de uma cisterna. Nesse caso, para a construção e instalação de uma cisterna em uma casa, é válido levar em consideração questões como o dimensionamento adequado e o tipo de cisterna.

Ao serem devidamente observados esses detalhes, o processo de aproveitamento de água de chuva, além de realizar o controle e o gerenciamento de enchentes, também disponibilizará água que poderá ser utilizada para a limpeza de calçadas, de veículos, irrigação de plantas, entre outras atividades.

A instalação de um projeto que visa o aproveitamento de água das chuvas é um investimento que traz vários benefícios econômicos, pois além de resultar em uma redução na conta da água, valoriza ainda mais o imóvel. Além disso, o custo do sistema de aproveitamento de água da chuva dependerá do projeto, levando em consideração o tipo de material a ser utilizado, entre outras exigências.

Atualmente, um sistema de aproveitamento de água pluvial em uma residência retorna o seu valor em pouco tempo, pois gera uma redução de 50% no gasto habitual de uma casa.

O aproveitamento da água da chuva em prédios

No caso dos prédios, onde há uma maior incidência de pessoas que utilizam água, a adoção de sistemas que visam evitar o desperdício é uma solução inteligente, sustentável e econômica. Além disso, já existe um projeto de lei que torna obrigatória que novas construções contenham sistemas de reaproveitamento de água pluvial.

Para obter uma melhor relação entre custo e benefício, por exemplo, é possível utilizar a própria estrutura do prédio para a instalação do sistema de reaproveitamento.

Além disso, o custo de instalação de uma cisterna depende do seu volume de armazenamento. Vale salientar que atualmente é possível contar com as minicisternas.

Portanto, diante de tantas vantagens e também por causa do impacto positivo que isso gera ao meio ambiente, o aproveitamento da água das chuvas é, no atual contexto, uma solução mais do que necessária.

Ainda não usa o Orcafascio.com para elaborar orçamentos de suas obras? Solicite uma demonstração GRÁTIS e ganhe 7 dias para testar.

Fale com um especialista Orcafascio

😁 Gostou? Deixe seus comentários.