A inovação da impressora 3D na construção civil.

impressora 3d

Powered by Rock Convert

Nosso mundo está cada vez mais tecnológico. A tecnologia está presente em todos os segmentos da nossa sociedade, como no lazer, na produção de alimentos, no gerenciamento das nossas cidades e, como não poderia ser diferente, na construção civil. Entre as inúmeras novidades que surgiram ao longo dos últimos anos nesse sentido, temos a Impressora 3D na construção civil.

Mas afinal, o que é impressora 3D e como ela pode ajudar e como já está sendo uma ferramenta para otimizar a construção civil? Com o intuito de responder a este ponto, fizemos este breve artigo especialmente para você. Iniciaremos falando sobre o que se trata a impressora 3D e como ela pode ser utilizada na construção civil. Em seguida, falaremos sobre o cenário atual desta ferramenta no ramo.

Por fim, destacaremos se vale a pena investir em impressora 3D. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é a impressora 3D?

A impressa 3D consiste numa ferramenta que cria ou imprime objetos em três dimensões (largura, altura e comprimento). Por sua vez, estes objetos são construídos em várias camadas, formando, ao final, o objeto em questão. Para ficar mais fácil, imagine um balcão que tenha sido cortado em várias camadas horizontais. A impressora 3D lê esta informação e consegue produzir outros balcões usando as camadas, posicionando-as de forma correta.

De forma técnica, esse procedimento também é conhecido como “manufatura aditiva”, ou “fabricação aditiva”, pois dá a ideia de multiplicação dos objetos. Para que isso seja possível, é necessário obter ou criar o modelo 3D, que nada mais é do que o arquivo digital para ser enviado para a impressora 3D. Estes modelos são criados por diversos softwares de modelagem, que variam de acordo com o seu objetivo na impressão.

Além disso, é possível utilizar uma série de scanners 3D, embora esta opção ainda esteja em estágio muito inicial. Por outro lado, tem surgido uma série de aplicativos que permitem a criação de modelos 3D de uma série de objetos a partir de fotos tiradas com o smartphone. Entre os aplicativos que realizam essa função, destaca-se o 123d Catch Autodesk.

Dessa maneira, tanto com o scanner como com o software designado, é permitida a criação de um arquivo 3D, que deve conter informações relevantes sobre o objeto, a fim de tornar possível a sua execução em uma impressora 3D. Os arquivos 3D ficam em formato STL. Por sua vez, este tipo de arquivo é lido pela impressora 3D, que divide o modelo em camadas horizontais. Em seguida, imprime as camadas e forma o objeto.

Por fim, sobre o funcionamento da Impressora 3D, vale destacar que a sua funcionalidade se dá de forma complexa. Isso ocorre porque há uma grande diversidade de tecnologias referentes à impressão 3D no mercado atual. Isto é, várias marcas de impressoras, vários softwares e vários aplicativos que permitem diferentes experiências com a impressão 3D.

Contudo, é importante que você saiba que apesar das diferenças, as tecnologias funcionam seguindo o mesmo princípio, isto é, a criação de um objeto a partir da união de várias camadas. Este processo é feito respeito o material indicado para a fabricação do material, além das dicas e instruções alimentas pelo software que conduz o processo da impressora. Entre os principais tipos de impressoras 3D, destacamos a impressora industrial e para ser utilizada em casa.

Como ela pode ser utilizada na construção civil?

Em primeiro lugar, é importante que a impressora escolhida seja a industrial, pois ela tem mais capacidade de produzir os objetos necessários para construir uma edificação. Em segundo lugar, vale destacar que a casa não é impressa de uma vez, mas sim objeto por objeto e, posteriormente, ela é montada, unindo as peças que foram impressas pela impressora 3D. Mais ou menos como em um jogo de quebra cabeça 3D ou lego.

Powered by Rock Convert

Desse modo, e por precisar de extrema precisão para unir os elementos, é necessário que o projeto 3D de cada objeto seja muito bem pensado, a fim de encaixar bem as peças ao final do processo, gerando um imóvel de qualidade. Entre os elementos que podem ser construídos para a construção civil na impressora 3D, temos uma infinidade de opções, como móveis, alvenarias, pisos, telhas, entre outros.

Portanto, vale que o projeto seja criativo e muito bem elaborado, a fim de gerar o melhor resultado de forma econômica e prática.

Qual é o cenário da impressora 3D na construção civil atualmente?

Assim como ocorre com qualquer tecnologia nova, a impressora 3D ainda é vista como uma tecnologia distante e viável apenas em países da Europa, Ásia e América do Norte. Todavia, ignora-se que os avanços tecnológicos estão se popularizando e se tornando globais cada vez mais rápido. Apesar de poucas construtoras utilizarem a tecnologia em larga escala no país, seu uso tem se difundido muito rapidamente.

Isso é comum, uma vez que o processo, apesar de ser rápido, tem que ser feito cumprindo algumas etapas. A primeira é o entendimento da tecnologia, depois aprender a utilizá-la de forma eficiente. Por fim, temos a utilização do processo para fins comerciais de forma sustentável e econômica.

Vale a pena investir em impressora 3D?

Sim, vale a pena investir em impressora 3D na atual conjectura da construção civil. Embora ainda não seja utilizada para todos os processos em larga escala, tudo indica que esse é o caminho natural para a construção. Desse modo, investindo em impressão 3D (cursos e equipamentos), você estará se preparando para o futuro do setor.

Além dos equipamentos físicos, é necessário que você invista em capital humano, seja treinando seus profissionais, seja contratando alguns para fazer o uso correto das máquinas. Também é importante incluir o cálculo das licenças dos softwares para fazer os objetos em 3D, necessários para construir o imóvel.

Assim sendo, a impressora 3D é a ferramenta do futuro para a construção civil. E quando falamos em futuro, falamos de um futuro que já começou. Quanto antes você entender como funciona e como utilizar esta ferramenta, maior será a vantagem da sua construtora em relação ás demais do mercado. E você, o que está esperando para investir em impressora 3D na construção civil?

Gostou do texto? Então conheça aplicativos você pode utilizar para facilitar a construção de um empreendimento!


O plugin do OrçaBIM já está disponível para compra somente no site www.orcafascio.com para todos os mais de 60 Mil clientes que já usam o sistema de orçamento de obras Orçafascio.

OrçaBIM compre agora.

Baixe e instale o agora o plugin para obter também as vantagens que só o OrçaBIM pode oferecer e ganhe mais tempo para focar em novas conquistas profissionais.